Viajar no Afeganistão • Guia de Viagem

Mapa do Afeganistão no Mundo
Mapa do Afeganistão no Mundo

República Islâmica do Afeganistão

  • Capital: Cabul
  • Língua oficial: Dari e Pachto
  • Presidente: Ashraf Ghani
  • População 2009: 28.150.000 habitantes
  • Moeda: Afegani
  • Área Total: 652.090 km²
  • Fuso horário: UTC+4:30
  • Código telefónico internacional: +93
  • Clima: Montanhoso
  • Visto: É necessário visto para entrar no Afeganistão.
  • Fronteiras: Paquistão a sul e a leste, o Irão ao oeste, Turcomenistão, Uzbequistão e Tajiquistão a norte e a China a nordeste
Viajar no Afeganistão • Guia de Viagem 1

Locais a não perder: Mazar-e Sharif, Balkh, Bamiyan, Cabul, Minarete de Jam, Herat.

7 Coisas que gostei no Afeganistão

  1. Pessoas muito simpáticas e acolhedoras
  2. Paisagens desérticas deslumbrantes
  3. A aventura de ter viajado com o meu próprio carro
  4. O chá latte afegão
  5. A mercado de Balkh
  6. A Mesquita Azul em Mazar-e Sharif
  7. A Mesquita No Gunbad nos suburbios de Balkh

Afeganistão é um local fascinante mas perigoso para passar férias. O país tem um enorme potencial turístico pela sua impressionante Natureza, história e pessoas simpáticas e acolhedoras, mas, conflitos recentes impossibilitam a expansão do turismo em si. Só os mais aventureiros se dão ao luxo de visitar este país. O melhor para visitar o Afeganistão será a capital Cabul, o Vale de Bamiyan inserido na UNESCO em 2003, o Lago Band-e Amir, Balkh, Herat e Mazar-e Sharif.

Em 2001, os Talibãs declararam que os Budas cravados na pedra eram algo “anti-islâmico” e, com tiros de tanque e explosões de dinamite acabaram com as enormes estátuas de Buda. O Afeganistão é um destino que que sempre esteve na minha cabeça. Já tinha tentado entrar em 2004, e depois de ter pedido visto na embaixada em Almaty no Cazaquistão, descobri que a fronteira por onde queria passar estava fechada. Só depois descobri que podia ter entrado pelo Tajiquistão.

Acabei por visitar o Afeganistão em Junho de 2012. Aproveitei estar na região com um carro que tinha comprado na Hungria para participar no evento “Central Asia Rally” para fazer pequena visita ao Afeganistão.

Adorei a viagem e tudo se passou tranquilamente e sem problemas. O povo afegão é muito acolhedor e ficavam sempre muito contentes por ver alguém a “fazer turismo”. A minha viagem então foi desde a fronteira do Tajiquistão até à fronteira do Uzbequistão passando por Kunduz, Baghlan, Pol-e Khomri, Mazar-e Sharif e Balkh.

Turismo no Afeganistão

Quando viajar no Afeganistão

Para saber quando ir de férias ao Afeganistão você precisa de se informar um pouco melhor acerca das suas estações e melhor clima. A melhor altura para visitar o Afeganistão é durante o Outono, entre os meses de Setembro a Novembro.

O clima do Afeganistão é continental e tem como característica, variar imenso durante o dia. As temperaturas no Afeganistão variam entre os 0º C e os 38º C, embora já tenha sido registado, durante o Verão, 49ºC.

Em Cabul, que fica a uma altitude de 1 830 metros, apresenta Invernos muito frios e Verões amenos, enquanto que em Jalalab o clima apresenta-se mais sub-tropical e em Kandahar (cidade proibida para qualquer ocidental), encontramos um clima temperado.

A época mais chuvosa é entre os meses de Outubro e Abril, e existe alguma tendência na ocorrência de sismos. Existem também algumas tempestades de areia nas planícies áridas ou desérticas afegãs.

História do Afeganistão

Montanhas na estrada que liga Baghlan a Pul-e Khomri - Viagem no Afeganistão
Montanhas na estrada que liga Baghlan a Pul-e Khomri – Viagem no Afeganistão

história do Afeganistão tem início no século IV a.C., a qual conta que o Império Persa integrou este lugar no seu território. Mais tarde, foi conquistado por Alexandre, O Grande, o qual permitiu que a Grécia permanecesse aqui por mais de três séculos. Os árabes entram em cena, no ano 651, mas nunca conseguiram conquistar totalmente este país, sendo mais tarde (séculos XVI e XVII), dividido entre a Pérsia e a Mongólia. Foi no século XVIII, que Ahmahd Sha Durrani fundou o Reino dos Afegãos. O Afeganistão foi sempre palco de conflitos devido ao grande interesse de explorar os recursos deste lugar, dando lugar no século XIX a uma guerra entre a Inglaterra e a Rússia e, mais tarde entre a Inglaterra e o Afeganistão, tendo mantido-se no entanto, neutro durante a Segunda Guerra Mundial. Foi em 1973 que a monarquia caiu e foi instaurada a república e Mohamed Taraki (fundador do partido comunista), ocupou o cargo de presidente, assassinado dez anos depois.

Momentos Importantes na História do Afeganistão

  • Zaratrusta e a Religião do Fogo século VI AC
  • Budistas no Vale de Bamiyan até ao século X
  • Chegada do Islão no século VII
  • Invasões sucessivas por Darius da Pérsia, Alexandre o Grande, os Kushans, Sassanidas, Árabes, Mongóis, Timur, Babur, Ingleses e Russos
  • Guerras Afegãs século XIX: Britânicos, Afegãos e Russos
  • Invasão Soviética 1979
  • Guerra Civil anos 1990
  • Talibãs tomaram posse de Kandahar e Herat em 1994 e 1995
  • Ataque dos Estados Unidos e da Aliança do Norte Novembro 2001
  • Hamid Karzai Presidente do Afeganistão em 2002

Geografia do Afeganistão

geografia do Afeganistão conta com a área territorial de 652 090 Km2, localizado no Sudoeste Asiático. Uma vez que não tem saída para o mar o Afeganistão faz fronteira a Nordeste com a China, a Oeste com o Irão, a Leste e a Sul com o Paquistão e a Norte com o Tajiquistão, Turcomenistão e Uzbequistão. O cenário paisagístico aqui presente é principalmente composto por planaltos e montanhas, sendo percorrido de Leste a Oeste pela Cordilheira Hindu-Kush, a qual representa o ponto mais alto do país com 7 486 metros de altitude e, o ponto mais baixo, encontra-se no Rio Amu Dária, um dos principais rios. O Rio Cabul, o Rio Helmand e o Rio Hari Rud, têm bastante importância no quotidiano dos afegãos. A flora aqui presente é bastante idêntica à do deserto do Médio-Oriente, onde encontramos pinheiros, aveleiras ou fresnos e a fauna é composta por camelos e dromedários, ursos, lobos, pumas, entre outros.

Cultura do Afeganistão

cultura do Afeganistão está bastante marcada pelos conflitos políticos que ainda hoje insistem em não terminar. Na verdade, este país é bastante privilegiado pela paisagem onde se insere e quem tem coragem de o visitar vive momentos verdadeiramente incríveis. A população afegã, devido às guerras e à extrema pobreza, deixou de viver o dia-a-dia de maneira normal, mas ainda assim, é um povo lutador, tentando dar a volta a esta situação bastante complicada. É uma população que luta pela sobrevivência, pois vivem num dos países mais pobres do mundo, vivendo quase como na época medieval, embora sejam explorados imensos recursos minerais como o ouro, prata, ferro, cobre e gás natural e existir bastante riqueza. As montanhas são o principal cenário do Afeganistão, sendo a agricultura e a criação de gado as principais actividades deste povo, que se divide em duas maiorias: pertencentes ao grupo étnico iraniano – os afegãos – que comunicam em pashtu e os tadshicos, cuja língua é o dari.

Como ir ao Afeganistão

A maneira mais fácil de entrar será pela fronteira Oeste com o Irão, fazendo o percurso Mashhad até Herat. Até há um consulado em Mashhad que dá vistos baratos e em muito pouco tempo. Tenho um casal de amigos da República Checa que conseguiram entrar assim.

Há ainda a hipótese de voar até Cabul. A companhia aérea Afegã é a :: AIR ARIANA AFGHAN AIRLINES – www.flyariana.com :: e voa para vários locais. Um bilhete de avião de Istambul até Cabul custa IDA 379 EUROS e ida e volta custa 555 EUROS. Há ainda Teerão até Cabul por 370 EUROS ida e volta. Cabul até Nova Deli na Índia custa 160 EUROS, bilhete só ida.

Há ainda uma outra hipótese que foi a que eu fiz, que guiei com o meu carro através da fronteira Panj no Tajiquistão, e passei por cidades como Kunduz, Baghlan, Pol-e Khomri, Aykan, Kholm, Mazar-e Sharif e Balkj. Acabei por sair do Afeganistão através da fronteira com o Uzbequistão em Hyratan.

Links úteis

  • Afeganistão no WIKIPEDIA: Afeganistão wiki
  • Informação geral sobre o Afeganistão ( Informações, Fotos, Os Povos do Afeganistão, Mapas, Orando pelo Afeganistão, Imagens Diversas, Links, Voce sabia? ) : Info Afeganistão
  • Fotos do Afeganistão, conjunto de fotos diversas do Afeganistão, muitas fotos são perturbantes pois mostram imensa guerra, mortes e miséria. Site em inglês. Baixe a página para todos os links: Fotos Guerra Afeganistão
  • BBC Brasil: Afeganistão Pós-Guerra. Artigo jornalistico sobre o Afeganistão num pós-guerra. Artigos como “Afeganistão é um verdadeiro museu de minas” – “Mulheres afegãs têm nova vida com fim do regime dos Talibãs / Talebãs” – “Peruanos ajudam recuperação da Ariana“: Afeganistão Pós-Guerra
  • Afeganistão Economia Perfil 2007: Afeganistão Economia
  • Fotografias do Afeganistão por Angelo Lucas: Fotos Afeganistão
  • Galeria de Fotos do Afeganistão: Galeria Afeganistão
  • Banco de Imagens do Afeganistão. Imensas fotos e imagens de artesanato e padrões, imagens de guerra, cidades, pessoas: Imagens Afeganistão
  • Kabul Caravan é um site em inglês muito completo de como viajar pelo Afeganistão. Imensos artigos e assuntos do país. Coisas essenciais a saber: historia e passado, básicos a saber, informação de segurança, perigos | Como chegar: rotas para chegar ao Afeganistão, companhias aéreas e detalhes informativos de como passar fronteiras | Guía do país: Onde ir, o que ver, monumentos, como chegar transportes, regiões | Pesquisas: livros, mapas, páginas de internet: Kabul Caravan | www.kabulcaravan.com
  • Afghanistan Travel Guide – WIKITRAVEL, guia de viagem para o Afeganistão em inglês. Este site pode ser alterado por toda a gente mediante uma inscrição: Guia Afeganistão
  • Site do Hotel Serena em Cabul. Hotel de luxo no centro de Cabul. Este hotel tem 177 quartos de luxo do melhor possível. Uma noite na Suite Presidencial – “Presidential Suite” custa +-1000 EUROS e no melhor quarto “Superior Room” custa +- 2400 EUROS, mas ainda há mais caro : Hotel Cabul
  • Afghanistan On-line é um site variado do Afeganistão. Aqui pode encontrar de tudo um pouco sobre o país e suas actualidades. Tudo aquilo que precisame e o que não precisamos de saber e ver sobre o país hehe. Jogos, Museus, Música, Notícias, etc, etc: Afghanistan Online

Visto para o Afeganistão

Eu fiz o visto do Afeganistão muito facilmente na cidade de Khurog, na Região Autónoma de Gorno-Badakhshan no Tajiquistão. Aqui pode-se fazer o visto numa 1 hora, muito simples e rápido se tudo for entregue na Segunda-feira de manhã. São necessárias 2 fotos, $51 dólares e preencher o formulário de pedido de visto. É necessário também não ter carimbos de Israel no passaporte.

Depois de pagar o visto e preencher os papéis, tem que ir ao banco no centro da cidade pagar o respectivo valor do visto e voltar com o recibo onde mais tarde receberá o seu visto para o Afeganistão. Se disser que precisa do visto no mesmo dia e que tem transporte para outra cidade, consegue o visto no mesmo dia, senão terá o visto em 3 dias úteis. Processo muito simples e fácil de conseguir visto.

Eu fiz ainda o roadpass, que é um documento necessário para viajar de carro pelo Afeganistão. Este documento custa $100 dólares e dá autorização de guiar por todo o país. Sem este papel não se pode guiar nem entrar com um carro no Afeganistão.

Exemplos de Roteiros no Afeganistão

Algumas ideias de roteiros para você preparar as suas férias no Afeganistão de maneira independente. Itinerários de turismo no Afeganistão seja de 6 dias, 1 semana ou até 10 dias.

  • 1 Semana no Afeganistão » Kunduz – Kholm – Mazar-e Sharif – Balkh
  • 1 Semana no Afeganistão » Cabul – Vale Panjshir – Salang Pass
  • 2 Semanas no Afeganistão » Cabul – Vale Panjshir – Salang Pass – Vale Bamiyan – Lago Band-e Amir
  • 3 Semanas no Afeganistão » Cabul – Vale Panjshir – Salang Pass – Vale Bamiyan – Lago Band-e Amir – Mazar-e Sharif – Mausoléu de Ali – Herat ( e posterior passagem para o Irão)
  • 4 Semanas / 1 mês no Afeganistão » Cabul – Vale Panjshir – Salang Pass – Vale Bamiyan – Lago Band-e Amir – Mazar-e Sharif – Mausoléu de Ali – Herat – Hindu Kush – Minarete de Jam – Khyber Pass ( e posterior possível passagem para o Paquistão )

6 Dias no Afeganistão

  • Dia 1 Kabul
  • Dia 2 Kabul – Bamiyan
  • Dia 3 Bamiyan
  • Dia 4 Bamiyan – Band e Amir
  • Dia 5 Bamiyan
  • Dia 6 Kabul

1 semana no Afeganistão

  • Dia 1 Kabul
  • Dia 2 Kabul – Herat
  • Dia 3 Herat
  • Dia 4 Herat – Kabul – Mazar
  • Dia 5 Samangan – Tashkurgan
  • Dia 6 Vale Panjshir
  • Dia 7 Panjshir – Kabul

10 Dias em Wakhan no Norte do Afeganistão

  • Dia 1 Ishkashim
  • Dia 2 Ishkashim – Keshnikhan
  • Dia 3 Keshnikhan – Khandud
  • Dia 4 Khandud – Goz Khan
  • Dia 5 Goz Khan – Sarhad
  • Dia 6 In Sarhad e Broghil
  • Dia 7 Sarhad – Kret
  • Dia 8 Kret
  • Dia 9 Kret – Qala e Panj
  • Dia 10 Qala e Panj – Ishkashim

Mapa do Afeganistão

Mapa do Afeganistao

Comprar cartão de telefone

Comprar um cartão de telefone no Afeganistão é muito fácil e prático. Basta ter um telemóvel desbloqueado e que aceite todo o tipo de cartões SIM, e comprar em qualquer cidade afegã. Eu de passagem pela cidade de Baghlan, fui à primeira loja de venda de telemóveis que encontrei. Ccomprei um SIM CARD da empresa Afghan Wireless que custou 150 afeganis e ainda duas recargas de 50 afeganis cada. Os senhores da loja de telemóveis foram muito simpáticos e apesar de ninguém falar inglês ou outro idioma, conseguimos comunicar. Estava um senhor a dançar na loja. Foi muito interessante.

Moeda do Afeganistão

O dinheiro do Afeganistão chama-se Afegani afegão. As notas do Afeganistão estão disponíveis em 10 afeganis, 20 afeganis, 50 afeganis, 100 afeganis, 500 afeganis, 1000 afeganis e 5000 afeganis.