Cidade de Shigatse, Tibete

Cidade de Shigatse Tibete
Fotografia da Fortaleza de Shigatse no Tibete
Cidade de Shigatse Tibete
Shigatse no Tibete
Shigatse foi a primeira grande cidade tibetana que visitei.

Tive a sorte do meu guia ter dado a ideia de ficarmos aqui duas noite, prolongando assim o tempo que tínhamos para aproveitar e visitar tudo na cidade: a Fortaleza, o antigo bairro, o Mosteiro Tashilhunpo, a zona do mercado e bairro tibetano e o Palácio Dechen.

Apesar desta ser a segunda maior cidade do Tibete, há muito de tradicional para explorar, e além da cidade ter muitos edifícios de arquitectura tibetana, há ainda uma zona recuperada para preservar a cultura tibetana e arquitectura local. Há ainda duas zonas antigas, bairro típicos tibetanos, um perto da fortaleza e outro junto ao mercado.

Pequeno Guia da Cidade de Shigatse Tibete

Alojamento em Shigatse TibeteAlojamento em Shigatse: Fiquei alojado no Hotel Qomolangma Friendship perto do Palácio Dechen. Este hotel fica a uns 10 minutos do centro da cidade. O hotel parece um bocado velho por fora mas por dentro tudo está bem arranjado e com aspecto de novo. Os quartos muito confortáveis com casa-de-banho privativa e TV.
Restaurantes em Shigatse TibeteRestaurantes em Shigatse: Fui comer a um restaurante típico budista tibetano, com a particularidade de ser um restaurante 100% vegetariano. As empregadas foram muito simpáticas e percebi que não iram muitos turistas a este restaurante. Das 2 vezes que lá fui a restaurante só tinha monges budistas e algumas pessoas que percebi serem muito religiosas. Comi muito bem e saborosa culinária tibetana.
Mosteiro Tashilhunpo em Shigatse TibeteMosteiro Tashilhunpo: O Mosteiro Tashilhunpo é possivelmente o mais bonito mosteiro no Tibete. Este enorme complexo religioso foi fundado no ano de 1447 por Gendun Drup – e imagine-se só, ele foi o 1º Dalai Lama. Interessante não é? O interior dos templos é fenomenal com imensas esculturas e pinturas budistas tibetanas.
Mercado de ShigatseMercado de Shigatse: O mercado de Shigatse é fantástico. Misturando um pouco de tudo, a maioria do que se vende é coisas chinesas, mas há uma zona com objectos tradicionais tibetanos como vestes, incensos, colares e quadros decorativos budistas.
Cidade antiga Shigatse TibeteCidade Antiga junto ao Mercado: A cidade antiga tibetana junto ao mercado é composta de casas tibetanas com arquitectura tradicional e tudo pintado de branco com frisos decorados. Pelo que percebi nas bandeiras das casas, estas habitações serão na maioria habitadas por chineses e não tibetanos que habitam na outra zona antiga da cidade.
Cidade antiga Shigatse TibeteCidade Antiga junto à Fortaleza: A cidade antiga perto da fortaleza tem um aspecto mais tibetano. As ruelas com crianças a brincarem, tudo decorado à tibetana. Como esta parte antiga da cidade está na encosta, quanto mais se sobe mais se vê a cidade de cima, com vistas fantásticas.
Fortaleza de Shigatse TibeteFortaleza de Shigatse: A Fortaleza Samdrubtse Dzong foi toda reconstruída em 2005 através do modelo do forte que existia antigamente mas que tinha sido todo desmantelado em 1961 por ordem do Governo chinês. Agora é o lugar onde se vai fazer o Museu Nacional do Tibete. Apesar do castelo ter um aspecto tradicional e que segue o modelo do Palácio Potala em Lhasa, é na verdade um edifício novo e todo feito em betão.
Portas Tibetanas em Shigatse TibetePortas Tibetanas em Shigatse: A cidade de Shigatse tem imensas casas tradicionais tibetanas, e com imensas portas tibetanas todas pintadas com decorações muito bonitas. Fiz uma pequena galeria de fotografias com portas tibetanas que você pode visitar.
Paisagem em Shigatse TibetePaisagem em Shigatse: A paisagem que rodeia Shigatse é muito bonita e pode facilmente ser apreciada subindo ou o monte onde está a fortaleza ou no bairro antigo por baixo da mesma. Montanhas e muita verdura, e com grandes bairros de casas tradicionais.
Palácio Dechen em ShigatsePalácio Dechen em Shigatse: Este é suposto ser o palácio mais conhecido da região de Shigatse já que era o palácio de Verão dos Pachen Lamas. Os Panchen Lamas são os Lamas mais importantes depois do Dalai Lama, na linhagem Gelugpa do budismo tibetano.
Avenida Pedonal Shi-ger-zi Shigatse TibeteAvenida Pedonal Shi-ger-zi: Os edifícios desta zona pedonal foram todos recuperados em 2002. Com 286 metros de comprimento e 24 metros de largura esta avenida pretende recuperar e manter a tradição de decoração e arquitectura do Tibete Ocidental, conservando assim uma cultura própria desta zona da China.
Praça Principal de Shigatse TibetePraça Principal de Shigatse: A Praça Principal de Shigatse fica em frente do Mosteiro Tashilhunpo. Aqui nesta praça há um ecrã gigante que vai passando imagens do Tibete e outras de propaganda chinesa. Há ainda nesta praça algumas estátuas de peregrinos tibetanos a olharem para a frente de Tashilhunpo. Muito interessante é que há imensas pessoas a rezarem nesta praça, todas viradas para o grande mosteiro. Há ainda uma série de queimadores de incenso e ervas.

Vídeo de oração budista em tibetano no mercado de Shigatse

Imagem satélite de Shigatse no Tibete

Fotografias da cidade de Shigatse Tibete

Procura um Hotel em Lhasa? Hotéis em Lhasa

João Leitão VIAGENS no Instagram

Instagram Joao Leitao