Viajar em Espanha • Guia de Viagem

Mapa de Espanha no Mundo
Mapa de Espanha no Mundo

Reino de Espanha

  • Capital: Madrid
  • Língua oficial: Castelhano, catalão, valenciano, galego, basco e aranês
  • Rei: Felipe VI
  • Presidente do Governo: Pedro Sánchez
  • População 2008: 46.063.511 habitantes
  • Moeda: Euro
  • Área Total: 504.030 km²
  • Fuso horário: UTC+1 a +2
  • Código telefónico internacional: +34
  • Clima: Mediterrânico e Oceânico
  • Visto: Espaço Schengen
  • Fronteiras: Sul e a Leste pelo Mar Mediterrâneo e com o território britânico ultramarino de Gibraltar; a Norte pela França, Andorra e pelo Golfo da Biscaia e a Noroeste e Oeste pelo Oceano Atlântico e por Portugal
Viajar em Espanha • Guia de Viagem 1

Locais a não perder numas férias em Espanha: Madrid, Barcelona, Sevilha, Granada, Santander, Oviedo, Gijón, Bilbao, San Sebastián, Alcalá de Henares, Ávila, Cáceres, Córdoba, Cuenca, Ibiza, Salamanca, San Cristóbal de La Laguna, Santiago de Compostela, Segovia, Tarragona, Toledo


Quando viajar em Espanha


Para saber quando ir de férias em Espanha você precisa de se informar um pouco melhor acerca das suas estações e clima. A melhor altura para visitar Espanha depende das regiões escolhidas para o seu destino. Se for para Castela, Andaluzia, para a Costa do Mediterrâneo e para as Ilhas Baleares, será durante os meses da Primavera. Se fizer os Caminho de Santiago, Galiza ou se for para a Costa da Cantábrica, a melhor altura a visitar será durante o Verão. Se o seu objectivo é fazer férias nas montanhas e fazer desportos na neve, a melhor altura a ir, será naturalmente, durante o Inverno.

O clima de Espanha divide-se em três tipos de clima distintos, clima mediterrânico no Sul que tem Invernos pouco rigorosos e longos Verões, clima continental no centro do país, que tem grandes diferenças de temperatura entre o dia e a noite e clima oceânico-atlântico no Nordoeste, onde os Invernos são amenos e os Verões são quentes, mas agradáveis.

Espanha é um dos países na Europa com mais património para visitar e, realmente, tentar ver tudo o que há para visitar em Espanha numa só viagem é quase impossível devido à extensão do país e pela quantidade de cidades históricas que há dentro do seu território.

Tive já a oportunidade de visitar várias regiões de Espanha, mas quero um dia explorar este reino milenar de maneira mais exaustiva.

SEVILHA, ESPANHA
SEVILHA, ESPANHA

História de Espanha


A história de Espanha tem início na Antiguidade, quando foi ocupada pelos Celtas, Fenícios, Gregos e Cartagineses, sendo que foi conquistada pelo Império Romano em 49 a.C.. Quem marcou também a sua presença foram os Visigodos e os Mouros, que já dominavam o Norte de África e que expandiram o seu território com a Península Ibérica. Após muitos conflitos territoriais, a Espanha foi reunificada no século XV, que ficou marcada com o casamento dos reis católicos Isabel I de Castela e Fernando II de Aragão. Com os Descobrimentos este país experienciou momentos de grande prosperidade económica que, a seguir a Portugal, foi a maior potência do mundo. O responsável por este reconhecimento é dado a Cristóvão Colombo, que levou a Espanha para as Américas. Surgiram nesta época de expansão marítima, alguns desentendimentos com Portugal, deu-se a necessidade de assinar o Tratado de Tordesilhas em 1494. Assim, a Espanha e Portugal formam a União Ibérica, que se desfaz e separa os dois países em 1640.


Geografia de Espanha


A geografia de Espanha conta com a área territorial de 504 782 Km2, ficando situada no Sudoeste da Europa, ocupando grande parte do território da Península Ibérica. Considerado o 51º maior país do mundo, integra-se neste território também as Ilhas Baleares, localizadas no Mar Mediterrâneo e Canárias, no Oceano Atlântico, tal como Ceuta e Melilla, terras localizadas no Norte de África – Marrocos. A Espanha faz fronteira a Nordeste com a França e Andorra e a Oeste com Portugal. É um país que se encontra banhado a Norte, a Noroeste e a Sudoeste pelo Oceano Atlântico, tal como é a Leste e a Sul banhado pelo Mar Mediterrâneo. Este território é formado por comunidades autónomas, nomeadamente pela Andaluzia, Aragão, Principiado das Astúrias, Cantábria, Castela e Leão, Castela La Mancha, Catalunha, Extremadiura, Galiza, Madrid, Murcis, Navarra, Pais Basco, Rioja, Valencia, Ilhas Baleares e Ilhas Canarias. O cenário paisagístico é composto por um planalto, preenchido de cadeias montanhosas, sendo os principais rios, o Ebro, Gudalquivir e Guadiana.


Cultura de Espanha


A cultura de Espanha apesar de estar integrada na cultura europeia, é bastante influenciada pelos mais variados povos que por aqui passaram, nomeadamente, os celtas, visigodos, mouros, romanos, entre outros. É o segundo país que mais participa na lista de Património da Humanidade, da Unesco, contabilizando quarenta cidades em todo o país. É um país que vive a Tourada como nenhum outro no mundo, pois tem a tradição de organizar imensos espectáculos em “plazas de toros”, sendo as mais conhecidas a Plaza Monumental – Pamplona, a Plaza de la Maestranza – Sevilha e a Plaza de Valencia. Um hábito espanhol é a “siesta”, onde os habitantes descansam depois do almoço, momento em que as lojas se encontram fechadas. É por isso, que normalmente se janta relativamente tarde na Espanha, entre as 21 e as 22 horas. A gastronomia está muito ligada ao peixe e ao marisco, ingredientes principais da paella espanhola.


Turismo em Espanha



Transportes



Autocarro de Espanha até Andorra


Para ir desde Espanha até Andorra é muito simples basta apanhar o autocarro (ônibus) diário desde o Terminal T1 do aeroporto de Barcelona até à Estação central de autocarros em Andorra la Vella (chama-se Estació D’Autobuses Andorra).

Há autocarros estilo pequenas minivans que saem 4 vezes por dia de Barcelona até Andorra. Os horários diários de saída são: 10:30, 13:00, 15:00, 17:00 e 20:00. O bilhete custa 29 Euros viagem de ida. Os horários da viagem ao contrário, desde Andorra até Barcelona são: 05:00, 08:00, 10:00, 12:30, 15:00.

A empresa que faz o transporte entre estas duas cidade chama-se NOVATEL – Andorra by bus, e você pode consultar e reservar / comprar o seu bilhete online através do site oficial da empresa: Autocarro Barcelona Andorra – www.andorrabybus.com.

Também há o ônibus da empresa Alsina Graells que tem oito viagens por dia a partir de Barcelona. A viagem leva 4 horas e custa 23 Euros viagem de ida e 40 Euros viagem de ida-e-volta.

Mapa do percurso

Categorias Espanha