O que levar na mala de viagem para Londres

O QUE LEVAR NA MALA LONDRES
O QUE LEVAR NA MALA LONDRES

Para quem está habituado a fazer e desfazer malas, já deverá ter um esquema que não falha. Primeiro, porque não vai com a mala demasiado cheia ou pesada e, segundo, porque não vai andar carregado com coisas que depois nem vai usar.

DICA IMPORTANTE: Compre o London Pass para ter descontos em monumentos, museus, utilização gratuita da rede de transportes públicos e evitar longas filas para comprar bilhetes – compre o London Pass aqui.

Como preparar a mala para ir a Londres

1- Low Cost? Atenção às medidas!

Bagagem de mao na Ryaniar
Bagagem de mão na Ryaniar

As medidas das cabines estão publicadas nos sites das companhias aéreas e convém seguir à risca. Mais pequena do que indicam é óptimo. Se for maior pode não conseguir embarcar com ela e mandam-na para o porão, cobrando-lhe um valor que poderá ser maior do que o que pagou pela própria viagem. E não pense que isso acontece assim tão raramente.

Medidas da bagagem de mão:

55cm X 40cm X 20cm (podem diferir de companhia para companhia área). Fora destas medidas as malas podem não caber dentro das cabines do avião – as portas por cima da sua cabeça, no lugar do avião, não fecham! Não devem ultrapassar, na maior parte dos casos, os 10kg no peso.

Outra coisa a ter em conta é que, nas companhias low cost, por norma só costumam deixar levar uma única mala. Por isso, se tem a máquina fotográfica numa mochila à parte, um computador, ou a carteira que as senhoras usam, etc. Tudo isso tem de ser enfiado dentro da mala de viagem.

Na Ryanair, por exemplo, é habitual obrigarem os passageiros a colocar as malas dentro de uma estrutura metálica. Se a mala entrar e sair sem problemas, pode respirar de alívio. Se não entrar sequer, vai ter problemas. Tente por isso pensar bem no que vai levar. Há ainda o problema que acontece com todos. Para lá vai sempre tudo organizado e para cá parece que a roupa cresceu e a mala não fecha!

» Veja também a página: Lista de companhias aéreas Low-Cost.

NOTA: se vai viajar por uma companhia low cost – que normalmente cobram o valor da mala no porão – habitue-se a levar apenas o que lhe permite a chamada bagagem de mão, que dá para levar na cabine do avião.

2- Leve só o essencial

O que levar na mala para Londres
O que levar na mala para Londres

Fazer uma mala para poucos dias tem os seus truques. Se alguns os conhecem bem, outros poderão ficar meio perdidos na altura de escolher o essência. Se pertence a este segundo grupo, vamos ajudá-lo:

Se viajar no Verão será sempre mais fácil fazer a mala. Umas t-shirts ocupam pouco espaço e mais uns calções e um casaco bastarão para quem vai por poucos dias. Para as mulheres os vestidos são a peça mais completa que existe e evitam que necessite de levar muita roupa.

No entanto, se for para Londres nos dias mais frios, tem de levar roupa mais quente e que, por natureza, ocupa mais espaço. Siga este truque: quando embarcar, leve vestidas as roupas mais espaçosas e deixe na mala as que não ocupam tanto espaço na bagagem.

3- Não faça amanhã a mala que pode fazer hoje!

Há quem só goste de fazer a mala no dia anterior ao da viagem, mas preparar uma mala mais pequena tem que ter os seus truques. Convém que ponha de lado a roupa que quer levar. Depois tente colocá-la toda na mala. Se vir que não consegue levar tudo, vá tirando o que está a mais. Se tiver mais tempo para fazer a mala, vai ter mais tempo para pensar no que é mesmo necessário. Também ajuda fazer uma lista e segui-la para não se esquecer do que é importante. Só tem de fazer a lista uma vez e fica para sempre, para todas as outras viagens.

4- Verifique o que pode levar consigo no avião

Medidas de segurança avião
Medidas de segurança avião

Pode dar algum trabalho, mas outro truque para levar só bagagem de mão é levar os produtos de higiene em embalagens pequenas- exceptuando a pasta dos dentes. Dá algum trabalho porque tem de colocar o seu champô em frascos pequenos, o creme do corpo, creme da cara etc. Mas também são apenas alguns minutos que lhe valem muito menos peso na mala. Aliás, com as regras de segurança implementadas depois dos ataques de Setembro de 2001 nos EUA, só pode levar até um litro de produtos líquidos ou viscosos em embalagem de até 100 mililitros.

Não podemos considerar um roubo, porque estas regras estão bem descritas nos sites de todas as companhias aéreas, mas se levar um frasco de mais de 100ml, por exemplo um perfume de 150ml (mesmo que o frasco esteja quase vazio), “perdeu”! Todos os frascos com líquidos devem ser colocados num saco plástico transparente para passarem a vistoria nos aeroportos. Se não tiver em casa o saco, peça um no aeroporto. Os aeroportos em Londres são muito rigorosos com estas medidas de segurança, que foram impostas após os atentados do 11 de Setembro. Escapam à regra os produtos comprados no aeroporto, nas lojas da zona de embarque.

NOTA: lâminas de barbear não podem ir na bagagem de mão. Como pode imaginar são consideradas armas, assim como tesouras ou corta-unhas. Nem as limas de unhas das senhoras escapam! Por isso, se não quiser ficar com esses produtos retidos no aeroporto, evite levá-los. Se querem mesmo fazer a barba em Londres mais vale comprarem lá uma lâmina descartável. As senhoras que fizerem questão de levar limas para as unhas, levem umas que são feitas de papelão que podem entrar no avião.

João Leitão VIAGENS no Instagram

Instagram Joao Leitao