Viajar à Boleia no Mali

Viajar à Boleia no Mali,
Viajar à Boleia no Mali,

Como a maioria de nós sabe, viagens à boleia não são a forma mais segura para se viajar, mas sem dúvida que é a melhor maneira de entrar em contato com a população local a viver o seu dia-a-dia, ir para casa, viajar ou trabalhar.

O Mali parece bastante seguro em termos da aparência dos seus motoristas. No Mali, nem todos se podem dar ao luxo de ter um carro, por isso, excepto nas cidades grandes, todos os carros que passam nas estradas no resto do país serão ou de ONG’s ou de pessoas que estão trabalham naquele momento em que guiam.

Nas cidades, boleias de motocicleta são bastante fácil e as pessoas estão na boa com isso. Alguns podem pedir-lhe algum dinheiro, mas a maioria não quer nada.

Eu apanhei 4 vezes boleia de mota e não tive nenhum problema. Foram sempre muito simpáticos para mim.

Numa das boleias de moto passeio fui desde o centro de Mopti até à estação de autocarros de Sevaré a cerca de 10 km. Eu dei esse rapaz cerca de 2 euros ele agradeceu muito pela dinheiro e disse que era para a gasolina.

Fotografia no interior da pick-up que me deu boleia até Konna no mali.

De Sevaré acabei por não ter autocarro em direcção a Gao, por isso tinha que arranjar maneira de por-me à estrada, por isso acabei por fazer parar outra motocicleta que levou-me até fora da cidade numa viagem de cerca de 12 km onde depois apanhei uma outra boleia de um carro.

Esta próxima boleia valeu-me cerca de 40 km de viagem e tive que esperar cerca de 35 minutos debaixo de uma árvore porque o Sol estava muito forte. Uns senhores trabalhadores das estradas levaram-me todo o caminho até Konna onde eu poderia esperar por um autocarro que me levasse até Hombori – a minha próxima paragem e onde fiquei 2 noites.

Em Gao apanhei uma outra boleia de motocicleta desde a tumba de Askia até ao centro da cidade, cerca de 3 km. Estava uma grande tempestade de areia e chuva no momento, esta boleia soube mesmo bem. Eu dei algum dinheiro ao rapaz, mas ele recusou.

Procura um Hotel em Bamako? Hotéis em Bamako

Categorias Mali

João Leitão VIAGENS no Instagram

Instagram Joao Leitao