Viagens de Grupo

O que fazer na Geórgia

Categorias Geórgia Etiquetas
O que fazer na Geórgia
O que fazer na Geórgia

Descobrir os mais famosos pontos turísticos da Geórgia é sempre fascinante. Não perca os melhores destinos que fizeram a sua reputação como país incontornável. A Geórgia fica situada no cruzamento da Ásia Ocidental e Europa Oriental, e é delimitada a oeste pelo Mar Negro, ao norte pela Rússia, a sul pela Turquia e Arménia, e ao sudeste com o Azerbaijão.

A Geórgia pode parecer um pouco sem jeito porque se encontra numa região do mundo um pouco difícil de aceder, mas a verdade é que o país recebe um número considerável de turistas anualmente. Os locais UNESCO na Geórgia são fascinantes e de grande interesse cultural e histórico.

Esta lista não se destina a ser exaustiva portanto apresento só alguns lugares para visitar a Geórgia, ficando assim com uma ideia geral do que o país tem para oferecer a nível turístico. Além destes lugares, pode ainda ver outros destinos diferentes que eu visitei, na minha página sobre passar férias na Geórgia.

Pontos turísticos da Geórgia

Tbilisi

Tbilisi do topo do castelo
Tbilisi do topo do castelo

Tbilisi é uma cidade surpreendente que possui o charme da velha Europa, mas com múltiplas influências orientais. Localizada nas margens do rio Koura e rodeada de montanhas, Tbilisi é cheia de contrastes com uma arquitetura que combina passado e modernidade. Entre edifícios medievais e aqueles que datam da União Soviética, misturados com construções futuristas como o Novo Teatro ou a Ponte da Paz.

Kutaisi

Kutaisi
Kutaisi

Apesar de ser a segunda maior cidade do país, Kutaisi tem o charme e uma atmosfera tranquila como uma pequena vila do interior. Construída ao redor do rio Rioni, Kutaisi é uma cidade um tanto boémia onde o charme do antigo ainda se sente. Com um ambiente de pequena cidade, Kutaisi tem uma atmosfera muito serena e não é raro os habitantes deixarem a porta da sua casa aberta.

Tushetia

Tushetia é uma região secreta localizada na extremidade nordeste da Geórgia, que pode ser alcançada por meio de uma das estradas mais perigosas do mundo. Esta terra remota que parece localizada no fim do mundo é, portanto, de difícil acesso, mesmo no Verão. No coração do Cáucaso, esta região montanhosa deve ser conquistada e fazer este percurso já é uma verdadeira aventura. Tentei ir até lá, mas a estrada estava cortada devido à neve.

Vardzia

Vardzia
Vardzia

No sul da Geórgia esconde-se um verdadeiro tesouro arquitetônico: a magnífica cidade troglodita de Vardzia. Testemunha da herança cultural georgiana do século 12, este local é uma verdadeira obra-prima arquitetônica. É no fundo de um magnífico cânion, aninhado em um penhasco com vista para o rio Kura, que esta incrível cidade se ergue.

Mosteiro David Gareja

Mosteiro David Gareja
Mosteiro David Gareja

Localizado entre o Azerbaijão e a Geórgia, o Mosteiro David Gareja é um dos locais históricos mais notáveis ??do país.. É um dos maiores mosteiros do país, construído no século 6 por um monge sírio chamado David. Situado em um vasto vale deserto no sopé de uma colina que forma a fronteira natural com o Azerbaijão, o cenário é simplesmente espetacular. Repare que o melhor deste local não é o mosteiro principal, mas sim as dezenas de capelas em grutas. Terá de seguir as trilhas e subir a montanha para conseguir visitar este lugar devidamente.

Batumi

Visitar Batumi Geórgia
Visitar Batumi Geórgia

Batumi é um popular porto e resort à beira-mar localizado nas margens do Mar Negro. Capital da República Autônoma de Ajara, é também a terceira maior cidade da Geórgia. Perto da fronteira com a Turquia, Batoumi é especialmente famosa por suas praias e sua atmosfera festiva durante o verão. Com o passar dos anos, a cidade se transformou na capital do entretenimento e atrai muitos turistas dos países vizinhos.

Kazbegi

Kazbegi
Kazbegi

Kazbegi, localizada a poucos quilómetros da fronteira com a Rússia, é um dos destinos mais populares da Geórgia. Em 2006, a cidade foi rebatizada de Stepantsminda, mas ainda é conhecida até hoje pelo antigo nome de Kazbegi. Localizada no norte do Cáucaso do Norte, esta vila fica no sopé do majestoso Monte Kazbeg. Este vulcão adormecido é o segundo pico mais alto da Geórgia, com pico de 5.047 metros acima do nível do mar. Este foi um dos locais que mais gostei de ter visitado no país.

Svaneti

Vista da aldeia de Ushguli nas montanhas da Geórgia
Vista da aldeia de Ushguli

Listada pela UNESCO como Património Mundial na Geórgia desde 1996, Svaneti é uma região montanhosa localizada no sul do Grande Cáucaso. Como Tushetia, é uma das regiões mais isoladas da Geórgia e consequentemente, do mundo. Entre os seus altos picos nevados, as suas aldeias medievais, e os seus vales alpinos, é um verdadeiro paraíso para os amantes de caminhadas. Muitas aldeias pitorescas podem ser exploradas como Mestia ou Ushguli que é a localidade mais alta da Europa. Estas duas aldeias estão na lista dos lugares mais lindos que já visitei.

Prove a comida georgiana

Prove a comida georgiana
Prove a comida georgiana

Situada no cruzamento da Europa com a Ásia, a culinária georgiana está repleta de sabores orientais e ocidentais. Apesar das influências de países vizinhos, a sua identidade culinária permanece intacta. Os pratos consistem em nozes, queijo, especiarias, frutas frescas, carnes, lacticínios e muitos dos pratos são vegetarianos. Khinkali é um dos pratos típicos da Geórgia.

Prove os vinhos georgianos

Prove os vinhos georgianos
Prove os vinhos georgianos

O vinho ocupa um lugar importante na cultura georgiana e muitos especialistas consideram a Geórgia o berço da viticultura. Abandonado na URSS, as tradições vitivinícolas ancestrais estão mais uma vez ligadas à identidade nacional do país. Existem mais de 500 variedades endémicas de uvas, e cada região produz seu próprio vinho.

Relaxe em banhos termais em Tbilisi

Banhos termais em Tbilisi
Banhos termais em Tbilisi

Os famosos banhos de Tbilisi estão localizados na cidade velha, no distrito de banhos chamado Abanotubani. Conhecidos desde a antiguidade, ainda hoje são muito procurados por locais e turistas. A sua visita é obrigatória de passagem pela capital da Geórgia.

Explore a Rota Militar da Geórgia

Rota Militar da Geórgia
Rota Militar da Geórgia

A Rota Militar da Geórgia é o nome histórico da estrada que liga a Geórgia à Rússia. Deve o seu nome às tropas russas que ocuparam o país e seguiram esta rota no século XIX. Uma verdadeira ponte entre a Europa e a Ásia, que atravessa as montanhas do Grande Cáucaso com locais magníficos que podem ser visitados ao longo do caminho. Eu já tive o prazer de conduzir nesta estrada por três vezes.

Instagram JoaoLeitaoViagens