
Guia de Viagem do Kosovo
Viajar no Kosovo – informação de viagem.
Tudo sobre visitar os melhores locais e destinos do Kosovo. Ideias de roteiros e itinerários com informação de alojamento, transporte, muitas galerias de fotografias, restaurantes, vídeos e mapas.
Organize as suas férias no Kosovo. Alguma pergunta ou opinião deixe um comentário no fim da página.
Nesta página você encontra:
- Turismo no Kosovo – Apresentação
- História, Geografia e Cultura
- Vídeo do Kosovo
- Resumo de viagem ao Kosovo
- Guia de Viagem: artigos para consultar
- Roteiros no Kosovo – 5 dias
- Locais UNESCO no Kosovo
- Kit de Viagem
Obrigado.
Turismo no Kosovo, Roteiros de Viagem

O Kosovo é um país fascinante para passar férias.
Fui brevemente ao Kosovo numa viagem de carro que fiz em 2008. Entrei no Kosovo vindo da Bósnia e Herzegóvina e saí pela Albânia.
Visitei a cidade de Peja, que tem um centro bonito e alguns edifícios históricos junto ao rio.
Como viajei no Kosovo poucos meses depois de este país ter declarado independência da Sérvia em 17 de Fevereiro 2008, fui muito bem recebido na fronteira pois os polícias ficaram muito contentes de o seu país ser visitado por turistas. Os kosovares em geral foram sempre muito simpáticos comigo.
Foi interessante ter constatado que o país começou a ter um grande investimento exterior, na construção de novas infraestruturas, principalmente dos emigrantes kosovares que vivem no estrangeiro, estando a maioria na Alemanha.
Apresentação da História, Geografia e Cultura:
A história do Kosovo está bastante marcada com a Guerra do Kosovo, a qual foi iniciada pelo ataque militar por parte da OTAN – Organização do Tratado do Atlântico Norte em 1998. Este território, localizado nos Balcãs ou como o nome indica, zona montanhosa e rodeada pelo Mar Adriático, é composto por imensos grupos étnicos (albaneses, sérvios, croatas, eslovénios, montenegrinos e macedónios), que constantemente entram em conflito pelas suas diferenças étnicas e religiosas, trazendo um ambiente tenso para o Kosovo. A crença religiosa neste país divide-se entre a Igreja Católica e a Católica Ortodoxa, que por vezes não promove uma co-existência entre os seus crentes, não melhorando o ambiente desde o momento que o Império Turco-Otomano conquistou este lugar, expulsando os romanos, trazendo consigo o islamismo. Quando os impérios Austro-Hungaro, Russo e Turco-Otomano caíram, e só após o término da I Guerra Mundial é que o Kosovo sente uma espécie de autonomia, na entrada no grupo de países pertencentes a Jugoslávia.
A geografia do Kosovo conta com área territorial de 10 887 Km2, que fica localizada no Sudeste da Europa, mais propriamente na Península dos Balcãs. Este país faz fronteira a Norte e a Este com a Sérvia, a Sul com a Macedónia, a Oeste com os Alpes albaneses e a Noroeste com o Montenegro. O cenário paisagístico aqui presente é composto, principalmente, por cadeias montanhosas, sendo também ilustrado por duas regiões planas, nomeadamente a bacia de Metohija, localizada na parte Ocidental do país, tal como com a planície do Kosovo, na parte Oriental. O ponto mais alto do país encontra-se no Monte Deravica, com 2 656 metros de altitude. Os principais rios do Kosovo são o Rio Drin Branco, o Rio Erenil, o Rio Sitnica, o Rio Morava do Sul e o Rio Ibar. O Parque Nacional das Montanhas de Sar tem cerca de 39 000 hectares, o único parque natural do Kosovo.
A cultura do Kosovo está afincadamente marcada pela relação hostil entre os albaneses e os sérvios, onde o sentimento nacionalista sérvio por parte fortalece-se após ter conquistado o país ao Império Otomano, fazendo com que a Albânia se tornasse independente. As actividades artísticas do Kosovo são muito diversificadas, mas acontece que ambas as tradições albanesas e sérvias ainda estão muito presentes no quotidiano deste povo. A música é caracterizada pelo uso da çiftelia, do bandolim, da mandola e da percussão. Existe o hábito de tocar bastante música clássica, pois encontra-se muito presente nos programas de ensino dos conservatórios de música e das mais variadas universidades. A língua aqui falada é o albanês gheg (albanesa kosovar), se bem que também se fala o albanes padrao, o sérvio, o turco. A populaçao é, maioritariamente, muçulmana, embora exista partes da mesma que seguem a Igreja Católica Romana e a Igreja Ortodoxa Servia.
O que visitei / Resumo da viagem ao Kosovo
Por ordem de visita.

Top 10 locais a visitar em Peja:
- Mesquita Bajrakli
- Patriarcado de Peja
- Igreja Ortodoxa da Decapitação de São João Baptista
- Mosteiro Decani
- Desfiladeiro de Rugova
- Museu Etnográfico (Konac)
- Bazaar de Peja
- Hamman de Peja
- Moinho de vento Haxhi Zeka
- Igreja de Santa Catarina
Roteiros no Kosovo
Algumas ideias de roteiros para você preparar as suas férias no Kosovo de maneira independente. Itinerários de turismo no Kosovo para 5 dias.
Dia 2 Vushtrri
Dia 3 Podujevo
Dia 4 Podujevo
Dia 5 Pristina
Dia 2 Ginjilane
Dia 3 Ginjilane
Dia 4 Ferijaz
Dia 5 Ferijaz
Dia 2 Peje
Dia 3 Peje
Dia 4 Mitrovice
Dia 5 Pristina
Locais inscritos na Lista do Património Mundial no Kosovo:
- O Kosovo não tem sítios UNESCO Património Mundial da Humanidade.