Viagens de Grupo

Visitar Tajiquistão: Melhores destinos e roteiro de viagem

Categorias Tajiquistão Etiquetas
VISITAR TAJIQUISTÃO
VISITAR TAJIQUISTÃO

Turismo no Tajiquistão, Roteiros de Viagem

Viajar no Tajiquistão – informação de viagem. Tem nesta página tudo sobre visitar os melhores locais e destinos do Tajiquistão. Ideias de roteiros e itinerários com informação de alojamento, transporte, muitas galerias de fotografias, restaurantes, vídeos e mapas. Organize as suas férias no Tajiquistão. Alguma pergunta ou opinião deixe um comentário no fim da página.

Turismo no Tajiquistão, Roteiros de Viagem

Caminho até à cidade de Kalaichum, Visitar o Tajiquistão
Caminho até à cidade de Kalaichum, Visitar o Tajiquistão

Tajiquistão é um país fascinante para passar férias.
O Tajiquistão é um país um pouco desconhecido pela maioria dos viajantes. Este país é também um dos menos visitados da Ásia Central.

O Tajiquistão é um país muito interessante com uma cultura tajique única na região.

O país é muito pobre e basicamente não está nada desenvolvido a nível de infra-estruturas. Simplesmente não há estradas que liguem as diversas regiões do país, sendo assim muito difícil de viajar.

A capital do Tajiquistão é chamada de Duchambe e, sinceramente, fiquei impressionado com os monumentos bonitos existentes na cidade. Comparando com o resto do país, Duchambe está mais desenvolvida.

Há assim espalhados pela capital imensos monumentos para visitar, pode-se ir ao teatro, passear pelos jardins e explorar os museus existentes.

O Tajiquistão tem zonas de paisagem impressionantes, tais como toda a Região Autónoma de Gorno-Badakhshan, também a zona norte do país junto ao Lago glaciar de Iskanderkul.

Toda a linha de fronteira com o Afeganistão de Khorugh e Ishkashim até Langar são lindas e, apesar de serem um pouco inacessíveis, aconselho a serem visitadas. É muito interessante porque se pode ver aldeias afegãs mesmo ali, já do outro lado do rio com pessoas vestidas de maneira diferente inclusive mulheres com burca.

Visitei o Tajiquistão saindo e entrando algumas vez do país. Fiz então 10 dias durante o Central Asian Rally; depois a minha namorada veio ter comigo a Duchambé onde ficamos mais uma semana, depois eu saí e fui viajar no Afeganistão, voltei mais uma vez depois de passar pelo Uzbequistão.

Depois voei até ao Irão e passadas mais duas semanas entrei de novo no Tajiquistão. Tenho então assim 3 entradas no país. Fiz o visto 2 vezes sendo o meu primeiro visto para 2 entradas – “double entry”.

Mais tarde voltei mais uma vez, numa viagem de autocaravana em modo #vanlife, em que durante um mês explorei o que ainda não tinha visitado em viagens anteriores.

O que visitei / Resumo de viagem ao Tajiquistão

Por ordem de visita.

[su_box box_color=”#01AEFD” title=”Nurek, Tajiquistão” radius=”0″]Nurek, TajiquistaoNurek: situa-se na província de Khatlon. Esta cidade foi erguida às margens do Rio Vakhsh em 1961, data que marca o início da construção de Nurek Dam ainda como república da União Soviética. Nurek Dam é uma barragem hidroeléctrica, a mais alta e a maior do mundo. É inacreditavelmente alta e é possível, como turista, descer este desfiladeiro profundo. Com cerca de 20 Euros, pode iniciar a sua viagem a esta imensa barragem e poderá impressionar-se com tamanha obra feita pelo Homem. A cidade de Nurek, no fundo, serve e acolhe toda a equipa que trabalha nesta barragem.


Top 10 locais a visitar em Nurek:


  1. Barragem de Nurek
  2. Lago Nurek
  3. Estátua de Lenine
  4. Túnel Khalton
  5. Rio Vakhsh
  6. Estela para Construtores da Barragem de Nurek

[/su_box]
[su_box box_color=”#01AEFD” title=”Faizabad, Tajiquistão” radius=”0″]Faizabad, TajiquistaoFaizabad: Informação brevemente…


Top 10 locais a visitar em Faizabad:


  1. Museu Histórico de Faizabad
  2. Mausoléu de Abu Abdurahmon
  3. Pamir Highway

[/su_box]

[su_box box_color=”#01AEFD” title=”Dashtishur, Tajiquistão” radius=”0″]Dashtishur, TajiquistaoDashtishur: Informação brevemente…


Top 10 locais a visitar em Dashtishur :


  1. Rio Obikhingou
  2. Povoação de Dashtishur
  3. Pamir Highway

[/su_box]

[su_box box_color=”#01AEFD” title=”Saghirdasht, Tajiquistão” radius=”0″]Saghirdasht, TajiquistaoSaghirdasht: Informação brevemente…


Top 10 locais a visitar em Saghirdasht :


  1. Aldeia de Saghirdasht
  2. Pamir Highway

[/su_box]

[su_box box_color=”#01AEFD” title=”Kalaikhum, Tajiquistão” radius=”0″]Kalaikhum, TajiquistaoKalaikhum: é uma cidade localizada na Região de Gorno-Badaskhshan, cujo o seu nome tem como significado “fortaleza às margens do Rio Khumb”. É um lugar importante de passagem entre as cidades de Kulob e Khorugh, a qual tem as condições necessárias para receber os visitantes com imensas pousadas de acomodação. Está completamente cercada pela Cordilheira Pamir, que engloba as cordilheiras Tian Shan, Karakorum, Kunlun e Indocuche, as quais são consideradas das montanhas mais altas do mundo.


Top 10 locais a visitar em Kalaikhum :


  1. Monumento aos soldados soviéticos
  2. Rio Khumbob
  3. Pamir Highway
  4. Mesquita Mechet’ Dzhomi
  5. Mesquita de Jeddah
  6. Porta de Kalaikhum
  7. Rio Panj

[/su_box]

[su_box box_color=”#01AEFD” title=”Pamir Highway, Tajiquistão” radius=”0″]Pamir Highway, TajiquistaoPamir Highway: muito conhecida como M41, é um desafio muito interessante. A estrada liga Termez e Kara-Balta, a qual atravessa a Montanha Pamir. Conta com cerca de 2.000 quilómetros e tem muitas zonas perigosas, nomeadamente partes que sofreram com terramotos ou deslizamentos de terra. Foi construída (entre o século XIX e XX) na era soviética, a fim de ligar as várias zonas integradas na República Soviética. É extremamente aconselhável não viajar em momentos de chuvas severas ou neve, pois mesmo com o clima bom, é preciso ter bastante cuidado. No entanto, existem zonas que se encontram bem pavimentadas, apesar de a estrada ser sempre estreita e junto a vales bastante profundos. O piso da estrada pode ser em asfalto, mas maioritariamente é cascalho e areia. A estrada, apesar dos seus perigos (conhecida como a estrada do inferno), encontra-se aberta todo o ano, a não ser que se encontre em obras. A paisagem é estonteante, e todo o cuidado é pouco.


Top 10 locais a visitar em Pamir Highway :


  1. Povoação de Kalaikhum
  2. Fortaleza Hulbuk
  3. Jardins Botanicos de Pamir (Khorog)
  4. Arte Rupestre nas Grutas de Shakty (Murgab)
  5. Antigo Santuário Vale de Shokh Dara
  6. Miradouro de Aldeia Afegã (Khalai Khum)
  7. Passagem de Shuradab(Kulob)
  8. Lago Balun-Kul (Alichur)
  9. Passagem de Ak-Baital (Karakul)
  10. Museu Regional (Khorog)

[/su_box]

[su_box box_color=”#01AEFD” title=”Alishur, Tajiquistão” radius=”0″]Alishur, TajiquistaoAlishur: Informação brevemente…


Top 10 locais a visitar em Alichur:


  1. Rio Obikhingou
  2. Passagem Hargush
  3. Lago Balun-Kul
  4. Passagem Koi-Tezek
  5. Túmulo chinês
  6. Passagem Najzatosh
  7. Lago Yashil-Kul
  8. Pamir Highway
  9. Rio Gunt
  10. Mesquita de Alichur

[/su_box]

[su_box box_color=”#01AEFD” title=”Murghab, Tajiquistão” radius=”0″]Murghab, TajiquistaoMurghab: é a cidade e capital do distrito Murghob, localizada nas Montanhas Pamir, de Gorno-Badakhshan. É considerada a cidade mais alta do Tajiquistão e já o era também de toda a República Socialista Soviética. Fica localizada a cerca dos 4.000 metros de altitude. O Rio Murghab corre perto de Murghab, cidade fundada pelos russos, os quais criaram aqui uma base militar das mais avançadas da Ásia Central. Foi um lugar criado para que no período soviético houvesse um ponto de descanso ao longo da estrada montanhosa Pamir. É um lugar moderno, apesar de estarmos num ponto altíssimo, tal como é um importante centro comercial entre a China e a Ásia Central.


Top 10 locais a visitar em Murghab:


  1. Pamir Highway
  2. Lago Rangkul
  3. Vale Madianskaya
  4. Estátua de Lenine
  5. Lago Sarezkol
  6. Vale Murghab
  7. Bazaar
  8. Rio Murghab
  9. Ruinas do Reino Guge (Ngari)
  10. Mesquita

[/su_box]

[su_box box_color=”#01AEFD” title=”Fortaleza Ratm, Tajiquistão” radius=”0″]Fortaleza Ratm, TajiquistaoFortaleza Ratm: localizada fora da estrada principal, fica um pouco acima onde os rios Pamir e Wakhan se encontram. Localizada a poucos quilómetros a Leste da pequena aldeia de Langar, estas ruínas trazem muitos visitantes ao seu encontro. Foi uma fortaleza bastante importante na defesa de muitos povos invasores, em tempos de outrora. Se tiver oportunidade, aproveite para visitar o mercado de Langar, logo aqui ao pé – vale a pena!


Top 10 locais a visitar na Fortaleza Ratm:


  1. Fortaleza Ratm
  2. Pamir Highway
  3. Torre de vigia

[/su_box]

[su_box box_color=”#01AEFD” title=”Langar, Tajiquistão” radius=”0″]Langar, TajiquistaoLangar: Informação brevemente…


Top 10 locais a visitar em Langar:


  1. Petroglifos de Langar
  2. Fortaleza de Ratm
  3. Fortaleza Qala-e Panja
  4. Fortaleza Abrashim Qala
  5. Santuário Shoh Kambari Oftab Mazar
  6. Pamir Highway
  7. Vale Wakhan
  8. Rio Wakhan
  9. Casa Museu de Muboraki Wakhani

[/su_box]

[su_box box_color=”#01AEFD” title=”Ishkashim, Tajiquistão” radius=”0″]Ishkashim, TajiquistaoIshkashim: é uma cidade que usufrui da qualidade de cidade capital do Distrito de Gorno-Badakhshan, na zona Sudeste do Tajiquistão. Está erigida às margens do Rio Panj e encontra-se mesmo ao lado do Afeganistão. Entre estes dois países encontramos uma cadeia montanhosa Wakhan, que é simplesmente inacreditável, de tirar o fôlego a qualquer um. Não deixe de conhecer também o mercado de Ishkashim, onde irá ver a vida deste povo de perto, cheio de energia, cores e cheiros, comida tradicional, música e tudo mais, e tudo super barato. Aproveite esta experiência única.


Top 10 locais a visitar em Ishkashim:


  1. Rio Panj
  2. Vale Wakhan
  3. Pamir Highay
  4. Mercado fronteiriço de Ishkashim
  5. Parque municipal

[/su_box]

[su_box box_color=”#01AEFD” title=”Khorugh, Tajiquistão” radius=”0″]Khorugh, TajiquistaoKhorugh: é a capital da Região de Gorno-Badakhshan, localizada acima dos 2000 metros de altitude, mas propriamente nas Montanhas Pamir. Aqui estamos perante à confluência entre os Rios Ghund e Panj, na zona Oriental. A árvore álamo é o ex-libris deste lugar, uma vez que dominam a paisagem de Khorugh. Por aqui passaram imensos povos, especialmente os russos, os quais deixaram marcas profundas nesta cultura. Todos os grupos étnicos contribuíram para o desenvolvimento desta região, e isso é bastante visível. Uma vez ser um lugar bastante rural, existe imensa imigração por parte dos jovens, sendo que a população é um pouco envelhecida. Isso é relevante também no dia-a-dia desta cidade, que se sente muita pobreza aqui presente. No entanto, a cidade encontra-se provida de uma universidade, várias escolas e hospitais, tal como tem um Museu local e um dos maiores jardins botânicos do mundo.


Top 10 locais a visitar em Khorugh:


  1. Pamir Highway
  2. Parque Central de Khorog
  3. Rio Gunt
  4. Rio Panj
  5. Jardim Botânico Pamir
  6. Mercado de Sábado
  7. Vale Jisev
  8. Bazaar de Khorog
  9. Estatua de Ismail Somoni
  10. Museu Regional

[/su_box]

[su_box box_color=”#01AEFD” title=”Kulyab, Tajiquistão” radius=”0″]Kulyab, TajiquistaoKulyab: é uma cidade localizada na Província Khatlon. Considerada uma das maiores cidades do país, ela encontra-se provida de um aeroporto. No século XVI era governada pelo Canato de Bukhara, tendo sido conquistada pelos russos em 1929, fazendo de Kulyab uma das maiores cidades da República Socialista Soviética. Foi a base e palco principal, aquando a guerra civil de 1990. O Tajiquistão viveu a sua independência um ano mais tarde, sendo que os habitantes desta cidade fizeram muita pressão para que a base militar fosse abandonada, objectivo conseguido com sucesso. O clima aqui é mediterrâneo, onde a sua temperatura máxima é de 30º C e mínima de 2º C.


Top 10 locais a visitar em Kulyab:


  1. Rio Yakhsu
  2. Museu Histórico
  3. Mausoléu do Mir Saeed Ali Hamadonii
  4. Complexo comemorativo “2700º aniversário de Kulyab”
  5. Rio Tebalay
  6. Vale Sari Khosor
  7. Mosteiro Sera (Lhasa)
  8. Passagem de Shurabad
  9. Fortaleza de Hulbuk
  10. Pamir Highway

[/su_box]

[su_box box_color=”#01AEFD” title=”Dushanbe, Tajiquistão” radius=”0″]Dushanbe, TajiquistaoDushanbe: é a capital, tal como é a maior cidade do Tajiquistão, a qual fica localizada a Oeste do país. Aquando integrada nos países da União Soviética, denominava-se de Estalinabade, de forma a homenagear Stalin, tendo mudado para Dushanbe. Este nome, em tajique, significa Segunda-Feira, começando a fazer sentido usá-lo, uma vez que era realizado um mercado popular que funcionava nesse dia da semana – o nome foi pegando, acabando por se chamar assim. Foi uma pequena vila que na altura soviética, foi transformada num centro industrial de seda e algodão, recebendo imensas pessoas de outros lugares da União Soviética, traduzindo-se numa mistura de grupos étnicos. O clima aqui é temperado, com Verões quentes e Invernos frios. Visite o Museu Nacional do Tajiquistão, tal como o Palácio Vahdat, o Jardim Zoológico, o Museu Gurminj (instrumentos musicais), o Teatro de Marionetas de Dushanbe e as Ruínas da Sinagoga.


Top 10 locais a visitar em Dushanbe:


  1. Fortaleza Hissar
  2. Museu Nacional do Tajiquistão
  3. Museu Gurminj de Instrumentos Musicais
  4. Praça Dusti
  5. Lago Nurek
  6. Mastro de Dushanbe
  7. Museu Etnográfico
  8. Jardim Zoológico
  9. Museu das Antiguidades
  10. Palácio Vahdat

[/su_box]

[su_box box_color=”#01AEFD” title=”Qurgonteppa, Tajiquistão” radius=”0″]Qurgonteppa, TajiquistaoQurgonteppa: é uma cidade localizada no Sudoeste do Tajiquistão, tal como é a capital da região de Khatlon. Fica a cerca de uma hora e meia de carro da cidade de Dushanbe, tendo em comum com esta cidade, a multiculturalidade aqui presente. Os grupos étnicos aqui presentes são imensos, nomeadamente tadjiques, uzbeques, russos, tártaros, ucranianos, cazaques, gregos, russos, entre outros. A cidade tem um aeroporto importante para muitos habitantes de todo o Tajiquistão, mas também para os habitantes da Rússia e do Cazaquistão. Esta cidade vive de muitos negócios, sendo um relevante centro administrativo na zona sul do país, ao lado de Kulob. O clima aqui é semi-árido, onde os Invernos são muito frios e os Verões muito quentes. Ocorrem poucas chuvas durante o ano.


Top 10 locais a visitar em Qurgonteppa:


  1. Mosteiro Ajina-Tepa
  2. Monumento a Ismail Somoni
  3. Museu Bibikhonum
  4. Mausoléu de Khodzha Moshad
  5. Vale de Childukhtaron
  6. Monumento Rudaki
  7. Carta Sacred Spring Chish
  8. Centro de Congressos Kohi Lohuti
  9. Edifício da Cãmara Municipal
  10. Parque Hukumat

[/su_box]

[su_box box_color=”#01AEFD” title=”Dusti, Tajiquistão” radius=”0″]Dusti, TajiquistaoDusti: Dusti é uma cidade que fica situada na zona sul do Tajiquistão, mais propriamente bastante perto da fronteira afegã. O rio que passa na cidade é o que alimenta a maior represa do país. As paisagens montanhosas são lindas nesta região. Há vários monumentos no centro da cidade junto ao rio.


Top 10 locais a visitar em Dusti:


  1. Rio Panj
  2. Reserva Natural Tigrovaya Balka
  3. Pamir Highway
  4. Rio Vakhsh
  5. Ponte de Dusti

[/su_box]

[su_box box_color=”#01AEFD” title=”Lago Iskanderkul, Tajiquistão” radius=”0″]Lago Iskanderkul, TajiquistaoLago Iskanderkul: é um lago de montanha de origem glaciar, localizado na província Sughd do Tajiquistão. A sua altitude é de cerca de 2.000 metros e a sua forma é triangular. Tem uma profundidade que atinge os 70 metros. É um destino turístico bastante famoso, uma vez que é considerado dos lagos mais bonitos da ex-União Soviética. O lago fica circundado pelas montanhas, hoje considerada como uma reserva natural, existem imensos habitats únicos no mundo neste território. É um óptimo observatório de aves, tanto residentes como migratórias, nomeadamente falcões, abutres, cotovias, entre outros. Ao nível da flora, é inacreditável a quantidade de espécies vegetais aqui existentes, as quais todas juntas, fazem deste lugar um ponto bastante rico e natural obrigatório conhecer.


Top 10 locais a visitar no Lago Iskanderkul:


  1. Lago Iskanderkul
  2. Reserva Natural Iskanderkul
  3. Lago Zamin-Mulla
  4. Cascata Niagara
  5. Montanhas Fann
  6. Rio Iskander Darya

[/su_box]

Roteiros no Tajiquistão

Algumas ideias de roteiros para você preparar as suas férias no Tajiquistão de maneira independente. Itinerários de turismo no Tajiquistão de 6, 8 e 10 dias.

[su_box box_color=”#009999″ title=”6 Dias no Tajiquistão” radius=”0″]
Dia 1 Dushanbe
Dia 2 Iskanderkul
Dia 3 Sarytag
Dia 4 Istaravshan – Khujand
Dia 5 Khujand
Dia 6 Dushanbe
[/su_box]

[su_box box_color=”#009999″ title=”8 Dias no Tajiquistão” radius=”0″]
Dia 1 Oybek – Khujand
Dia 2 Khujand
Dia 3 Istarafshan
Dia 4 Istarafshan – Lago Istarafshan
Dia 5 Penjikent
Dia 6 Penjikent – Lago Marguzor
Dia 7 Penjekent
Dia 8 Penjekent – Khujand

[/su_box]
[su_box box_color=”#009999″ title=”10 Dias no Tajiquistão” radius=”0″]
Dia 1 Dushanbe – Penjekent
Dia 2 Penjeknt
Dia 3 Penjeknt – Lago Marguzor
Dia 4 Lago Marguzor – Tovasang – Sarimat
Dia 5 Sarimat – Gazza
Dia 6 Lago Chukurak – Kuli Kalon
Dia 7 Kuli Kalon – Lagos Alouddin
Dia 8 Lagos Alouddin – Lago Mutniy
Dia 9 Lago Mutniy – Lago Iskandakul
Dia 10 Iskandar kul – Dushanbe

[/su_box]

[su_box box_color=”#01AEFD” title=”Guia de Viagem ao Tajiquistão” radius=”0″]
[catlist link_target=_blank name=Tajiquistão]
[/su_box]

Instagram JoaoLeitaoViagens