Visitar Yuryev-Polsky, Rússia: Roteiro e Guia Prático de Viagem

Yuryev-Polsky City Guide – Guia de Cidade – Visitar Yuryev-Polsky

A pequena cidade de Yuryev-Polsky localiza-se no oblast de Vladimir, e apesar de se encontrar próximo de locais bastante procurados pelos turistas, como Vladimir e Suzdal, está um pouco fora dos circuitos habituais. Contudo é bastante interessante, com um vasto património arquitectónico e histórico, e recomendo vivamente uma visita. Visitar a Rússia e não passar por Yuryev-Polsky, é deixar para trás um destino importante que vale a pena conhecer.

Visitar Yuryev-Polsky – O importante a saber

Yuryev-Polsky tem apenas vinte mil habitantes. Mas apesar da reduzida população tem uma grande História por detrás de si. Foi fundada em 1152 por Yury Dolgoruky, de quem o nome da cidade deriva (polsky significa “nos campos”, não tendo qualquer relação com a Polónia). Em 1230 o príncipe Svyatoslav construiu a Catedral de São Jorge, que ainda hoje é o marco principal da cidade. Em 1238 chegaram os Mongóis e, já se vê, Yuryev-Polsky foi arrasada. Cem anos depois foi integrada no Grão-Ducado de Moscovo. A cidade fica a 180 km de Moscovo, podendo ser visitada num dia a partir da capital. É bastante compacta, de planta rectangular, explorando-se bem a pé, especialmente o seu centro histórico, localizado na margem esquerda do rio Koloksha.

Dicas rápidas para Yuryev-Polsky

  • Acorde cedo e seja o primeiro a entrar nos monumentos, museus ou outros locais de interesse
  • Faça uma free walking tour

Para saber quando ir a Yuryev-Polsky você precisa de se informar um pouco melhor acerca das suas estações e clima. A melhor altura para visitar Yuryev-Polsky é entre os meses de Abril e Outubro, uma vez que apresentam temperaturas excelentes para fazer turismo na Rússia.

Vídeo com imagens de Yuryev-Polsky

Vídeo muito bom para podermos ver as diferentes partes turísticas desta cidade.

Principais Pontos Turísticos e Monumentos em Yuryev-Polsky

  1. Mosteiro Mikhailo-Arkhangelsky
  2. Colina Artificial
  3. Catedral da Trindade
  4. Catedral de São Jorge
  5. Memorial da Segunda Guerra Mundial
  6. Ruínas do Convento Petropavlovsky
  7. Monumento a Lenine
  8. Antigo Mercado
  9. Igreja da Ascensão
  10. Mosteiro Svyato-Vvedensky Nikonovsky
  11. Praça Soviética
  12. Museu de História, Arquitectura e Arte
  13. Monumento a Yury Dolguruky
  14. Mosteiro de São Pedro e São Paulo
  15. Edifício do Velho Celeiro
  16. Mosteiro de Vvedenskiy Nikon

O que visitar em Yuryev-Polsky – Rússia

Yuryev-Polsky na Rússia tem imenso para ver, por isso é conveniente organizar um pouco a sua visita para conseguir ver o máximo possível, de forma mais organizada, contribuindo assim para usufruir de umas férias mais proveitosas.

1. Mosteiro Mikhailo-Arkhangelsky

O Mosteiro Mikhailo-Arkhangelsky foi fundado em data incerta do século XIII, durante o reinado de Svyatoslav Vsevolodovich, tendo sido construído no interior da cidadela. Contudo toda a cidade foi arrasada em 1238 pelo exército mongol de Batu Khan. Apenas nos meados do século XVI o mosteiro renasceu, quando ali foi construído o primeiro edifício de madeira. Mais se seguiram durante o século XVII, atingindo gradualmente o esplendor que hoje lhe reconhecemos. Durante o período soviético foi, como todos os conventos e mosteiros, encerrado, e os edifícios foram usados para albergar o Museu de História, Arquitectura e Arte de Yuryev-Polsky. Os principais elementos do complexo são a Igreja de São João, a Catedral do Arcanjo Miguel, a Igreja de São Jorge e uma ala de alojamentos que é actualmente utilizada como museu.

2. Colina Artificial

Esta colina artificial, criada pelos homens que trabalhavam para construir a primeira cidadela de Yuryev-Polsky, surgiu em 1152. Tem sete metros de altura, sendo criada, como era usual naquela época, para sobre ela ser depois construída a muralha defensiva e as torres militares, que ganhavam assim uma altura preciosa em caso de ataque. A primeira fortaleza de Yuryev-Polsky era feita de madeira e não resistiu aos tempos, aliás, não resistiu aos mongóis que chegaram em 1238. Desde 1920 que a área ficou entregue ao Museu de História, Arquitectura e Arte de Yuryev-Polsky, assim como o complexo do Mosteiro Mikhailo-Arkhangelsky que se encontra no seu interior.

3. Catedral da Trindade

A Catedral da Trindade teve uma trágica vida. Encontra-se fora do Mosteiro Mikhailo-Arkhangelsky, mas mesmo assim no interior da antiga cidadela. Foi construída entre 1907 e 1913, num estilo denominado Revivalismo Russo, junto à mais antiga Catedral de São Jorge, com o intento de dotar a cidade com um templo capaz de albergar duas mil pessoas. Após uma série de atrasos, acabou por ser consagrada em 1915, apenas dois anos da Revolução Russa e da implantação do Regime Soviético, que não poupou a catedral, encerrando-a e retirando-lhe as cúpulas. O colapso da União Soviética não trouxe nada de novo. Apesar de ter sido devolvida à Igreja permanece até aos nossos dias abandonada, uma ruína com charme.

4. Catedral de São Jorge

Esta catedral é considerada o edifício mais emblemático de Yuryev-Polsky e uma obra-prima da arquitectura medieval russa. Sucedeu a uma primeira Catedral de São Jorge, construída em 1152 mas basicamente em ruínas por 1230, quando o príncipe Svyatoslav Vsevolodovich a mandou substituir pelo edifício que hoje podemos aqui observar. A nova Catedral de São Jorge ficou pronta em 1234. À primeira vista é uma estrutura simples, com uma cúpula apenas, ladeada de duas pequenas capelas e uma outra, frontal. Contudo a sua riqueza assenta na ornamentação primorosa, especialmente na talha da pedra no seu exterior, decorada com representações de santos, de episódios bíblicos, de animais reais e míticos e de flora diversa. Basicamente todas as pedras usadas exteriores usadas na construção têm uma decoração e a que representa um elefante causa grande curiosidade. Um elefante representado numa igreja russa do século XIII!? Em meados do século XV o topo do edifício colapsou. O arquitecto Vasili Yermolin foi encarregue por Ivan II de o reconstruir, o que fez, como um puzzle, usando as pedras caídas.

5. Memorial da Segunda Guerra Mundial

Este memorial, um excelente exemplar da estatuária monumental soviética, encontra-se localizado junto à entrada principal do mosteiro Mikhailo-Arkhangelsky, homenageando todas as pessoas de Yuryev-Polsky que faleceram em consequência da Segunda Guerra Mundial ou, como foi chamada na ex-União Soviética, da Grande Guerra Patriótica. Existem estátuas talhadas no bloco de pedra, de um lado mulheres russas, do outro lado, soldados do Exército Vermelho. Pode-se ler a inscrição: “1941-1945, Ninguém é Esquecido, Nada é Esquecido”.

6. Ruínas do Convento Petropavlovsky

Quem gosta de explorar locais abandonados não deverá perder as ruínas do Convento Petropavlovsky. O convento surgiu inicialmente como um mosteiro, em meados do século XVII, tendo sido dissolvido enquanto tal em 1764. Mais tarde, em 1874, tornou-se então num convento. Veio então a Revolução Russa e o regime Soviético, que encerrou todas as instituições deste género na Rússia. O Convento Petropavlosvky encerrou portas em 1920 e não mais regressou. Hoje em dia oferece um ambiente atmosférico, onde o visitante certamente tirará belas fotografias. A Catedral de São Pedro e São Paulo encontra-se no mesmo estado, nas proximidades do convento.

7. Monumento a Lenine

A estátua de Vladimir Lenine em Yuryev-Polsky encontra-se junto à praça Sovetskaya. O líder comunista é ali representando com uma mão na lapela do casaco e a outra no bolso, em vez da mais comum postura que o mostra com uma mão esticada para a frente, mostrando o caminho a seguir. O monumento está rodeado de abetos, que oferecem um excelente enquadramento para fotografias da estátua. Uma perspectiva um pouco diferente das habituais estátuas de Lenine espalhadas por toda a Rússia.

8. Antigo Mercado

Este núcleo comercial foi construído em meados do século XIX, entre 1873 e 1877, localizando-se na principal praça de Yuryev-Polsky, a Sovetskaya. Vieram substituir um mercado que ali existia desde o reinado da Czarina Catarina a Grande e têm uma característica especial: em vez de se disporem em quadrado, com um espaço central aberto, foram construídos em quatro fileiras. Os edifícios foram erigidos em pedra com alpendres em madeira e têm alguma ornamentação na pedra das fachadas, que foi talhada.

9. Igreja da Ascensão

A Igreja da Ascensão localiza-se próximo das ruínas do Convento Petropavlovsky, mas especificamente do outro lado da estrada da torre sineira. Esta pequena igreja foi construída em 1780, como capela do cemitério que ali se encontra. Tem dois pisos, com uma cúpula apenas, que encima o vestíbulo. Em 1840 foi-lhe adicionada uma torre sineira, mas esta foi destruída após os Soviéticos ordenarem o encerramento da igreja, nos anos 30 do século passado. Com o colapso da União Soviética o templo foi devolvido à Igreja, que tem trabalhado no seu restauro.

10. Mosteiro Svyato-Vvedensky Nikonovsky

Não se sabe ao certo quando o Mosteiro Svyato-Vvedensky Nikonovsky foi fundado, mas a primeira menção documental a uma igreja no local surge em 1628. Tratava-se de um templo construído em madeira, que foi substituído em 1666 por uma igreja em pedra, a de São Nikon de Radonezh, já que se acredita que foi neste local que o santo homem terá nascido em 1350. A segunda igreja do mosteiro, a da Virgem Maria, surgiu entre 1763 e 1766. O mosteiro foi encerrado pelas autoridades soviéticas por volta de 1930 e os edifícios, incluindo as igrejas, foram utilizadas como padarias, depois das suas cúpulas terem sido removidas. Após o final da União Soviética o mosteiro foi devolvido à Igreja que o restabeleceu em 2001, com obras de restauro a serem levadas a cabo até aos dias de hoje.

Celebrações e Feriados em Yuryev-Polsky

  • 1 de Janeiro – Dia de Ano Novo
  • 7 de Janeiro – Natal Ortodoxo
  • 23 de Fevereiro – Dia do Defensor da Pátria
  • 8 de Março – Dia da Mulher
  • 1 de Maio- Dia do Trabalhador
  • 9 de Maio – Festa da Grande Vitória na Guerra Patriótica
  • 12 de Junho – Dia da Rússia
  • 4 de Novembro – Festa da Unidade Nacional

Roteiros em Yuryev-Polsky

Algumas ideias de roteiros para você preparar as suas férias em Yuryev-Polsky de maneira independente. Itinerários de turismo em Yuryev-Polsky na Rússia.

1 Dia em Yuryev-Polsky: passo-a-passo

  • Manhã: Brevemente…
  • Tarde: Brevemente…

2 Dias em Yuryev-Polsky: passo-a-passo

  • Dia 1 Manhã: Brevemente…
  • Dia 1 Tarde: Brevemente…
  • Dia 2 Manhã: Brevemente…
  • Dia 2 Tarde: Brevemente…

Procura um Hotel em Moscovo?
?Hotéis em Moscovo

Guia de Viagem à Rússia

João Leitão VIAGENS no Instagram

Instagram Joao Leitao