Vemos nesta foto da Praça dos Restauradores uma das suas metades, com o Monumento aos Restauradores ao centro e de lado o antigo cinema Éden, o clássico hotel Lisboa Palace e uma pequena parte do Palácio Foz.
A Praça dos Restauradores funciona como um portal de transição entre a Lisboa medieval e as longas avenidas que traçam o eixo principal de expansão da cidade, com o Rossio de um lado e o início da Avenida da Liberdade do outro.
No seu centro destaca-se o Monumento aos Restauradores, um obelisco de 30 metros de altura que homenageia os homens que iniciaram o processo da restauração de Portugal face a Espanha, iniciado a 1 de Dezembro de 1640. Foi inaugurado a 28 de Abril de 1886 e na altura custou 45 contos de reis, o que equivaleria a 22,50 Euros nos dias de hoje.
De um lado da praça destacam-se o Hotel Avenida Palace, o edifício do antigo cinema Éden, o Palácio Foz e o início do Elevador da Glória, que sobe até ao Bairro Alto. Do outro lado, existem uma série de edifícios de elevado interesse arquitectónico onde se destaca talvez o do antigo Cinema Condes, já no início da Avenida da Liberdade.