Foto do Museu Nacional de Arqueologia, instalado numa ala do Mosteiro dos Jerónimos em Belém, Lisboa. A imagem mostra a entrada para visitantes, que se pode encontrar à esquerda do acesso ao Mosteiro.
O Museu Nacional de Arqueologia encontra-se instalado numa ala do Mosteiro dos Jerónimos, como de resto o Museu de Marinha, que se lhe segue se continuarmos a caminhar até à extremidade dessa mesma ala.
A sua posição é portanto privilegiada, numa área altamente procurada pelos turistas e passeantes nacionais, que ali são atraídos por ícones da capital como a Torre de Belém e o Padrão dos Descobrimentos.
O Museu foi inaugurado em 1893, por iniciativa do Dr. José Leite de Vasconcelos, então com o nome de Museu de Etnografia e aberto em instalações provisórias. É em 1905 que o espólio é transferido para a sua actual localização, os antigos dormitórios dos monges que habitavam no Mosteiro. Apresenta colecções de artefactos obtidos através de meios arqueológicos, com especial destaque para a actividade sub-aquática, e presta serviços diversos dentro das suas áreas de competência.