Foto da Basílica de Nossa Senhora dos Mártires, no Chiado, em Lisboa, tirada no seu interior, mais especificamente na nave centrada, podendo-se observar a zona do altar e parte da cúpula.
A Basílica de Nossa Senhora dos Mártires localiza-se no centro histórico de Lisboa, na Rua Garret, entre o Chiado e Largo de Camões, já no Bairro Alto.
A actual construção foi, como tantas outras na capital portuguesa, uma consequência do terrível terramoto que em 1755 tanta devastação causou por aqui. No local existia uma igreja em estilo barroco que foi completamente arrasada, dando lugar à basílica que hoje podemos observar, construída em 1784 segundo o projecto de Reinaldo Manuel dos Santos. Trata-se de um bom exemplo de arquitectura religiosa no contexto da reconstrução da cidade, sendo clara a influência do estilo tardio barroco e do neoclássico.
A decoração interior, como a que se pode ver nos tectos, e os belos retábulos, são uma criação de Pedro Alexandrino de Carvalho e de José António Narciso.
Algumas peças, como a pia de baptismo, onde Fernando Pessoa foi baptizado, são sobreviventes do terramoto.