Au Bonheur des Dames, Chiado Lisboa

Fotografia da perfumaria Au Bonheur des Dames, no Chiado, vendo-se toda a extensão da sua relativamente curta fachada, caracterizada por uma cantaria de pedra fortemente trabalhada.

Fotografia Au Bonheur des Dames, Chiado Lisboa
Fotografia Au Bonheur des Dames, Chiado Lisboa

A Au Bonheur des Dames foi inaugurada em 1909, devendo o seu nome ao famoso livre de Émile Zola, publicado em 1883. Em 1917 o seu nome inicial foi mudado para Perfumaria da Moda, que foi em tempos a perfumaria mais conhecida e sofisticada da capital portuguesa.

A loja foi construída por J. P. Mesquita e decorada com talha por Jorge Pereira, tendo pertencido à família Pinto de Lima, que detinha outros estabelecimentos comerciais de prestígio no centro histórico de Lisboa.

Em 1941 foi um dos palcos de filmagem do filme O Pai Tirano, local de trabalho da personagem Tatão, e por isso nessa altura ganhou tal alcunha junto do público lisboeta: Perfumaria da Tatão.

Infelizmente não sobreviveu ao trágico incêndio que em 25 de Agosto de 1988 eclodiu no Chiado. Reabriu mais tarde, já não no ramo da perfumaria, mas como loja de roupa.

Clientes recentes

Clientes

Mencionado em

Mencionado

João Leitão VIAGENS no Instagram

Instagram Joao Leitao