Na foto a Vista do castelo de São Jorge desde a Rua da Betesga, junto ao Rossio, no centro da cidade de Lisboa. Note-se a placa onomástica onde surge a designação Praça D. Pedro IV, o nome formal do Rossio.
A Rua da Betesga será uma das mais curtas da cidade, mas está longe de ser uma das menos importantes. Localizada bem no centro da Baixa da cidade, une o Rossio à Praça da Figueira, sendo atravessada por milhões de pessoas nas suas deambulações por esta vital parte de Lisboa.
Esta rua surge num dos mais populares ditados portugueses: “Meter o Rossio na Rua da Betesga”, que se usa para descrever algo impossível, como colocar uma praça grandiosa como o Rossio numa minúscula rua como é a da Betesga.
Seja como for, a verdade é que daqui se obtém uma bela perspectiva do Castelo de São Jorge, bem elevado no topo da colina onde se encontra erigido o bairro de Alfama. Essa distância pode ser vencida de várias maneiras, mas recomendo uma calma passeata pelas ruas do bairro, que são íngremes mas extremamente pitorescas.