Melhores destinos para visitar o Iémen

Descobrir os mais famosos pontos turísticos do Iémen é sempre fascinante. Não perca os melhores destinos que fizeram a sua reputação como país incontornável durante as suas férias no Iémen. Claro que hoje em dia muitos destes lugares não se podem visitar por causa da guerra civil, mas esperemos que num futuro próximo o país se recomponha e comece a receber turistas novamente.


Mapa para visitar o Iémen



Pontos turísticos do Iémen


Cidade velha de Sanaa

A 2.350 metros acima do nível do mar, embutida no fundo de um vale onde o Djebel Nogoum se eleva de um lado a 2.892 metros de altura, e do outro o Djebel Ayban, culminando a 3.194 metros, Sana’a, capital do Iémen é habitada há mais de 2500 anos. Eu adorava visitar Sanaa, mas infelizmente durante a minha viagem e devido à guerra civil, era impossível sequer chegar próximo.

Não é possível visitar Sanaa neste momento.

Ilha de Socotra

A ilha de Socotra é um lugar cercado de mistérios, onde diferentes paisagens se misturam com uma harmonia particular. Com 130 km de comprimento e 35 km de largura, a Ilha de Socotra será sempre conhecida como um dos lugares mais bonitos do mundo.

É possível visitar Sanaa neste momento.

Cidade de Zabid

Na costa oeste do Iémen, a histórica cidade de Zabid, recebeu o seu nome em homenagem a Wadi Zabid, e é uma das cidades mais antigas do país.

Não é possível visitar Zabid neste momento.

Wadi Hadramaut

O rio mais importante da península, o Wadi Hadramaut percorre 165 km no deserto, a uma profundidade de mais de 300 m. Tive a oportunidade de explorar um pouco esta região. A zona de Wadi Dawan é especialmente bonita.

É possível visitar Wadi Hadramaut neste momento.

Cidade de Shibam

Shibam, apelidada de “A Manhattan do Deserto”, é certamente a cidade mais famosa do Iémen. Shibam foi a capital do Hadramaut no século III. Incrível poder descobrir esta cidade, as suas ruelas e ter a oportunidade de falar com a sua população. Foi um dos lugares que mais gostei durante a minha viagem no Iémen.

É possível visitar Shibam neste momento.

A cidade de Seyun

A cidade de Seyun, apelidada de “a cidade de um milhão de palmeiras”, é o maior povoação do vale do Hadramaut. Toda a cidade está organizada em torno do seu grande palmeiral. O imponente Palácio do Sultão é o principal monumento da cidade, em torno do qual todas as casas estão organizadas. Facilmente se pode visitar os seus mercados e as suas várias fortificações.

É possível visitar Seyun neste momento.

A cidade de Tarim

No mundo islâmico, a cidade de Tarim é famosa pelos seus diversos palácios de inspiração indonésia e por uma das madrassas islâmicas mais importantes do mundo. Mas, no Ocidente, Tarim é conhecida como o local de nascimento do pai de Osama bin Laden. Eu tive a oportunidade de visitar a famosa Escola Islâmica Dar Al-Mustafa e fui muito bem recebido. A cidade de Tarim é rapidamente identificável graças ao minarete quadrado da mesquita Al Mihdhar, com 50 metros de altura, considerado o mais alto de todo o sul da Arábia.

É possível visitar Tarim neste momento.

A cidade de Áden

A cidade velha de Áden fica situada a 350 km ao sul de Sanaa. O porto de Áden, o maior porto do Iémen, foi construído num local vulcânico que está agora está. As altas montanhas de lava que fazem fronteira com a costa abrigam um porto de águas profundas, fazendo desta cidade o porto mais importante do país. Várias personalidades famosas do governo britânico passaram por Áden. Um dos mais conhecidos, Arthur Rimbaud, um poeta convertido em traficante de armas, viveu aqui de 1880 até 1891, altura que se mudou para Harar na Etiópia. Ainda hoje se pode visitar a histórica Casa de Rimbaud.

Não é possível visitar Áden neste momento.

Cisternas de Attawila

Um dos monumentos mais antigos de Aden, as 18 cisternas de Attawila estão construídas nas altas alturas da montanha Jebel Shamsan. Com uma capacidade de 42 milhões de litros de água, eles perderam sua função e hoje em dia já não são usadas.

Não é possível visitar Attawila neste momento.


Vamos continuar a ler: