Foto do Esquadrão Presidencial da GNR no Palácio de Belém: detalhe de militar da Guarda Nacional Republicana de serviço de sentinela ao portão do palácio.

O Esquadrão Presidencial da GNR é um corpo especial da GNR que tem como funções a guarda e segurança do Palácio de Belém, residência oficial do presidente da República Portuguesa.
O pessoal da GNR integrados nesta Esquadrão fazem serviço de sentinela, especialmente duro pois não se podem mexer durante a hora dura o seu turno. Em condições especiais, como em dias de temperaturas extremas, as sentinelas podem executar até dois movimentos formais, para desentorpecer os músculos e ajudar a aguentar a posição.
São também eles que asseguram a segurança em toda a área interior e exterior do Palácio de Belém, zelando com especial atentção pela inviolabilidade do perímetro do complexo.
Todos os terceiros Domingos de cada mês procede-se ao render solene da guarda, uma cerimónia espectacular que envolve, para além do pessoal do Esquadrão Presidencial, a banda de música da GNR, a fanfarra a cavalo da corporação, a charanga e um pelotão de cavalaria.