Joao Leitao VIAGENS - blogue de viagem

Acerca do Autor

Joao Leitao

João Leitão nas Dunas de Erg Chebbi no sul de Marrocos

Joao Leitao em Jerico na Palestina Fevereiro 2008

João Leitão em Jericó na Palestina Fevereiro 2008

Chamo-me João Leitão – Sou de Lisboa, cidade que adoro, mas também andei alguns anos pelas zonas de Portimão, Monte Canelas, Praia da Rocha, e mais tarde pelos Alentejos mais propriamente em Évora onde estudei na Universidade.

Gosto muito de viajar e de experienciar o mundo como ele é, e adaptar, juntando um outro gosto que é o de aprender idiomas.

Algumas incursões no Norte de África, muito da Espanha e largamente o território português com a minha família antes dos 15 anos fizeram com que o gosto pela viagem ficasse bem entranhado e desde aí tenho canalizado todas as minhas economias para viajar.

Entre muitos dos meus gostos pessoais e para me conhecerem um pouco mais, bem, gosto de movimento, gosto de toque, gosto de boa comida, gosto de boa companhia, gosto de beijos,  gosto de pintar, fotografar, gosto de papas de aveia, acender incenso, gosto de perfumes Oudh…

Aliado ao meu estudo de Kung-Fu Lótus, a viagem apareceu como que um prolongamento desses mesmo treinos de perspicácia, controlo e desenvolvimento físico e mental. A viagem apresenta imensos desafios e  provas para que possamos aplicar a nossa personalidade e aquilo que somos em prática.

Alguns factos interessantes sobre mim:

  1. já vivi em Lisboa, Portimão e Évora (Portugal), Dunas de Erg Chebbi, Erfoud, Marrakech e Ouarzazate (Marrocos), Istambul (Turquia), Almaty (Cazaquistão), Nova Iorque (EUA), Kankaapaa (Finlândia) e Rio de Janeiro (Brasil)
  2. tenho o curso universitário de Artes Plásticas (pintura, escultura, fotografia)
  3. estudei em diversos países como Portugal, Espanha, Finlândia e Estados Unidos
  4. sou vegetariano desde os 15 anos de idade
  5. tenho preferência por países desérticos
  6. já visitei países e territórios estranhos para o turista normal tais como a Pridnestróvia, Gagaúzia, Iraque, Somália, Afeganistão, RD Congo, Nagorno Karabakh
  7. fui o primeiro português a passar fronteira do novo país Sudão do Sul
  8. falo fluente português, inglês, espanhol, francês, árabe marroquino – desenrasco-me em alemão, italiano, russo, árabe standard – sei todas as bases de berbere, japonês e polaco
  9. já visitei todos os continentes da Terra: Ásia, África, América do Norte e Central, América do Sul, Antártica, Europa e Oceania

Pode ainda encontrar-me aqui:
Siga-me no facebook Facebook, twitter Twitter, google plus Google+
e ainda no flickr Flickr, instagram Instagram, youtube Youtube,
Assine a minha newsletter Newsletter e leia os meus livros ebooks eBooks.

Viver no Brasil – 2014

Viver no Brasil

Viver no Brasil

Durante a minha viagem volta ao mundo, resolvi parar por um par de meses e alugar uma casa no Rio de Janeiro, cidade fantástica no Brasil.

Foi uma experiência incrível poder viver de perto a emoção e beleza desta cidade. O Rio de Janeiro tem uma beleza que agarra.

Aluguei um pequeno estúdio com um terraço com vista para o Mar em frente ao Sheraton Rio Hotel & Resort, entre o Leblon e o Vidigal.

Viver em Marrocos – 2006, 2007, 2008, 2009, 2010, 2011, 2012, 2013

João Leitão Viver em Marrocos

João Leitão Viver em Marrocos

Comecei a trabalhar em Marrocos em 2003, a fazer publicidade e online marketing para empresas de viagens e hotéis marroquinos.

Moro em Marrocos desde 2006 onde abri uma pequena empresa de publicidade, eventos e turismo. Basicamente fiquei com imenso trabalho de agências de excursões, hotéis e riads em Marrakech. Em 2013 passei a minha empresa para outra pessoa.

Cada dia que passo neste país reserva-me interessantes aventuras, novos conhecimentos, bons amigos. Estive praticamente 1 ano no Deserto, entre a aldeia de Merzouga e Hassilabied, morei alguns anos em Erfoud, praticamente 1 ano em Marraquexe, e, desde 2012 que moro em Ouarzazate.

NOTA: Tenho ainda um outro um projecto de um hotel em Ouarzazate com a minha irmã Rita: Marrocos. Podem também ver o site do nosso hotel em: Dar Rita. Além disso organizamos viagens em Marrocos, a partir do nosso site Marrocos.com.

É incrível a diversidade natural e histórica desde canto do mundo, tão perto de Portugal, mas assim ainda tão diferente.

Viver na Turquia – 2011

João Leitão Viver na Turquia

João Leitão Viver na Turquia

Por razões pessoais, em Abril de 2011 mudei-me para murar e passar uma temporada em Istambul. Acabei por finalmente voltar a Marrocos em Setembro de 2011.

Como Istambul me serviu de base para viajar noutros lugares, acabei por ficar em Istambul a morar cerca de 4 meses.

A cidade é fascinante, com pessoas muito interessantes, boa comida e paisagens brutais. Adorei a experiência de ter um apartamento mesmo na fronteira entre o bairro de Nisantasi e Besiktas.

Viver na Ucrânia – 2009

João Leitão Viver na Ucrania

João Leitão Viver na Ucrânia

Em Maio de 2009 mudei para a Ucrânia. Adorei a experiência e foi um destino importante numa ocasião de vida específica.

Aluguei um apartamento no centro da cidade de Lviv, na Rua Doroshenka. Lviv é uma cidade fascinante, com cerca de 1.5 milhões de habitantes, faz deste ponto do país um importante centro cultural e histórico. Não muito longe da fronteira com a Polónia e das montanhas dos Cárpatos mais a Sul.

Fazia já muito tempo que queria visitar este país, e acabei por ficar meio ano. Há várias coisas que gostei , entre muitas, o idioma russo e ucrâniano fascinam-me, a arquitectura desta cidade (dentro da lista Património Mundial pela UNESCO), e o povo foi super acolhedor e simpático para mim, fiz imensos amigos. Fiquei na Ucrânia meio ano e aproveitei para conhecer mais outros países na região.

Viver na Finlândia 2005

João Leitão Viver na Finlandia

João Leitão Viver na Finlândia

Vivi um semestre na cidade de Kankaanpaa, 300km a norte da capital Helsínquia.

Dos destinos que tinha disponíveis para ir estudar em ERASMUS pela minha universidade, a Finlândia pareceu-me o país mais exótico e mais diferente daquilo tudo onde já tinha estado antes, e, uma excelente oportunidade para viajar na região e conhecer outros destinos.

Em Janeiro de 2005 depois de fazer a passagem de ano no Deserto em Marrocos, guiei então para a Finlândia, percurso de 2 semanas de viagem pela Europa acima.

A experiência na Finlândia foi muito positiva e muito fria. :) Fiquei meio ano na pequena cidade de Kankaanpää, mais ou menos 300km a norte de Helsínquia, a capital finlandesa.

Aproveitei a oportunidade para conhecer a Norte da Suécia, a Lapónia, e a Rússia país por onde andei 1 mês a explorar a região histórica do “Anel Dourado Russo – The Golden Ring”.

Viver no Cazaquistão – 2004

João Leitão Viver no Cazaquistao

João Leitão Viver no Cazaquistão

Estive um mês como voluntário a dar aulas de inglês e aulas de expressão plástica a crianças na cidade de Almaty no sul do Cazaquistão.

Adorei a experiência e nunca mais esqueço o que este tipo de actividade enriqueceu a minha maneira de ser.

Sem realmente ter ido para o Cazaquistão com a intenção de voluntariado, a oportunidade abriu-se logo no primeiro dia de chegada à cidade. Granda onda.

Aproveitei para conhecer a cidade e os seus arredores, montanhas, parques naturais, cascatas e aldeias circundantes a Almaty.

Viver nos Estados Unidos 2000/2001 – 2005

João Leitão Viver nos Estados Unidos da America

João Leitão Viver nos Estados Unidos da América

Os Estados Unidos foram para mim, um dos primeiros países para onde viajei.

Na verdade, tirando Portugal, Espanha, França e Marrocos, sim, os Estados Unidos foram o meu 5ª país de viagem. Quando cheguei senti-me muito em casa. Voei para Nova Iorque, cidade a que me entreguei numa altura em que a vida era muito livre para mim.

Depois de ter ficado 1 mês em 2000, aceitei uma proposta de trabalho num Youth Hostel japonês, local onde aprendi imenso e onde conheci pessoas muito interessantes, e, onde tive principalmente um contacto muito intenso com a cultura japonesa. Sim, sem dúvida que o Japão será um dos meus proximos destinos para viver uma temporada.

Em 2001 fiz mais 2 viagens a Nova Iorque onde fiquei 5 meses, para mais tarde voltar em 2005 onde morei 1 mês nas montanhas a norte do Estado de Nova Iorque. Voltei mais algumas vezes a Nova Iorque e fui rodando um pouco entre Williamsburg, Lexington Avenue e Tribeca. A minha meta era conseguir ir a Nova Iorque todos os anos, mas, o tempo vai passando tão rápido que nem dou conta. Tudo junto tive perto de 1 ano de estadia nesta cidade.

Algumas viagens marcantes

    Jordania Fevereiro 2008

    Jordania Fevereiro 2008

  • Inverno 2013 – 3 semanas de viagem: Etiópia, Somália;
  • Verão 2012 – 16 semanas de viagem: Hungria, Turquia, Geórgia, Rússia, Cazaquistão, Uzbequistão, Tajiquistão, Afeganistão, Irão, Quirguistão, Portugal;
  • Verão 2011 – 16 semanas de viagem: Turquia; Quénia, EAU, Uganda, Sudão do Sul, RDC, Tibete, Nepal, Omã;
  • Verão 2009 – 8 semanas de viagem: Ucrânia, Moldávia, Pridnestróvia, Roménia, Turquia, Iraque, Portugal;
  • Inverno 2008 – 2 semanas de viagem: Egipto, Israel, Palestina, Jordânia;
  • Verão 2008 – 3 semanas de viagem: Islândia;
  • Verão 2008 – 2 semanas de viagem: Caucasian Challenge 2008, Budapest a Erevan;
  • Inverno 2005 – 22 semanas de viagem: Espanha, França, Luxemburgo, Alemanha, Republica Checa, Polónia, Lituânia, Letónia, Estónia, Finlândia, Suécia, Estados Unidos, Rússia, Eslováquia, Áustria, Suiça, Andorra;
  • Primavera 2004 – 5 semanas de viagem: Marrocos, Mauritânia, Senegal, Gâmbia;
  • Verão 2004 – 13 semanas de viagem: Alemanha, Cazaquistão, Uzbequistão, Irão, Turquia, Marrocos;
  • Inverno 2003/2004 – 3 semanas de viagem: Marrocos, Mauritânia;
  • Verão 2003 – 12 semanas de viagem: Marrocos, Norte de Espanha, França, Suiça, Alemanha, Polónia, República Checa, Sérvia, Bulgária, Turquia, Grécia, Macedónia, Alemanha;
  • Inverno 2001/2002 – 2 semanas de viagem: Inglaterra, Roménia, Polónia, República Checa, Jugoslávia, Húngria;
  • Inverno 2001- 12 semanas de viagem: Estados Unidos;
  • Verão 2001 – 8 semanas de viagem: França, Alemanha, Polónia, República Checa, Eslováquia, Húngria, Roménia, Bulgária, EUA;

Viagem Volta ao Mundo – 2013 / 2014 / 2015

Tribo indigena na Selva da Amazónia no Brasil

Tribo indigena na Amazónia do Brasil em Agosto 2013

Estou neste momento a viajar por tempo indeterminado.

Durante 2 ou 3 anos pretendo ir viajando, ao sabor do vento, sem grandes planos e preparações para fazer a minha:

Volta ao Mundo

Tenho como objectivo passar todos os continentes como a América, Europa, África, Oceania, Ásia e Antárctica durante esta viagem e explorar países tais como o Brasil, Iémen, África do Sul, Austrália, Coreia do Norte, Tailândia, Índia e Guatemala por exemplo.

Você pode seguir a minha viagem com fotos, informação detalhada e mapas na minha página sobre a Volta ao Mundo.

Partilhas
Siga João Leitão VIAGENS no Google+

Deixe aqui o seu comentário ou opinião. Obrigado

E-book de Viajar no Iraque

Depois de uma aventura fantástica, escrevi um diário de viagem dos 13 dias saindo de Istambul até ao Norte do Iraque. Compre o meu eBook de viagens. ebook viagens

Pesquise Hotéis

Quer Viajar em Marrocos?

marrocos
Partilhas