Viagens de Grupo

Roteiro de 10 dias no norte da Tailândia

Categorias Tailândia
Tailandia Roteiro de 10 Dias no Norte

A Tailândia é um país fascinante para passar férias.

Parece que este destino sempre esteve na minha lista mas demorou até finalmente lá chegar. A Tailândia é um país fascinante com imensa cultura e arquitectura fantástica.

Viajei durante 10 dias pelo norte Tailândia e consegui assim visitar alguns dos seus lugares mais famosos. Tenho ainda um roteiro de uma semana no sul da Tailândia que dá para juntar a este.

Vou partilhar com vocês os locais que visitei durante os 10 dias da minha viagem de modo a facilitar as vossa próximas férias na Tailândia. Com umas pequenas adaptações este roteiro facilmente se pode transformar em 2 semanas.

Roteiro de 10 dias na Tailândia:

  • Dia 1 – Bangkok
  • Dia 2 – Bangkok » Taling Chan
  • Dia 3 – Bangkok
  • Dia 4 – Bangkok » Maeklong » Damnoen Saduak
  • Dia 5 – Bangkok » Chiang Mai
  • Dia 6 – Chiang Mai » Chiang Rai » Chiang Mai
  • Dia 7 – Chiang Mai » Chiang Dao » Chiang Mai
  • Dia 8 – Chiang Mai » Aldeia refugiados Karen » Phalai » Pang Daeng Nog » Chiang Mai
  • Dia 9 – Chiang Mai » Triângulo Dourado » Chiang Mai
  • Dia 10 – Chiang Mai

Roteiro na Tailândia

Bangkok

Bangkok

Bangkok: é a capital e a maior cidade, tal como a mais populosa da Tailândia. Em Tailandês, Bangkok é conhecida como Krung Thep Maha Nakhon e encontra-se localizada ao longo do Rio Phraya, no centro do país. Começou a modernizar-se no século XIX, uma vez que recebia imensa pressão proveniente dos países do Ocidente e, ao tentar acompanhá-los, evoluiu imenso ao nível de estruturas económicas. Foi no século XX que aboliu a monarquia absoluta, sofrendo muitos conflitos nos anos seguintes. Entre as décadas dos anos 60 e os 80, o país e esta cidade evoluíram exponencialmente, impactando a sociedade tailandesa a todos os níveis, nomeadamente ao nível político, económico, educativo, entre outros. Milhares de empresas escolheram Bangkok para se instalarem, tornando esta cidade num centro internacional em todas as áreas profissionais, mas mais propriamente ao nível artístico, cultural e da moda. As suas ruas são frenéticas, cheias de gente por todo o lado, muita gente mesmo! Tanto é uma cidade moderna e bastante urbana, como é tradicional e espiritual. Hoje, bastante turística e de clima tropical, é o lugar ideal para umas férias excitantes, onde poderá desfrutar de belas praias, acompanhadas de templos e Budas magníficos, com uma vida nocturna incrível, temperado com uma das melhores gastronomias do mundo.

Top 10 locais a visitar em Bangkok:

  1. Grand Palace
  2. Templo Wat Pho
  3. Templo Wat Arun
  4. Khao San Road
  5. Museu Nacional de Bangkok
  6. Lumpini Park
  7. Chinatown
  8. Mercado Chatuchak
  9. Templo Wat Phra Kaew
  10. Rio Chao Phraya

Taling Chan

Taling Chan

Taling Chan: é um mercado que já atrai imensos turistas, o qual apresenta-se muito bonito, mas já é bastante caro a fim de aproveitar o Turismo que aqui já se encontra. No entanto, é bastante interessante visitá-lo a fim de conhecer mais de perto a cultura dos tailandeses e o seu quotidiano. O mercado flutuante, ou seja, onde existe a venda de produtos como noutro mercado qualquer, mas neste caso em barcos sobre um canal do rio, encontra-se inundado de sabores e cheiros provenientes de todo o lado, onde poderá comprar produtos (legumes, fruta, peixe, carne) e poderá, também, comer e beber produtos confeccionados na hora, dentro do barco.

Top 10 locais a visitar em Taling Chan:

  1. Mercado de Taling Chan

Mercado Maeklong

Mercado Maeklong

Maeklong: é mais um mercado na Tailândia, o qual atrai imensos turistas, curiosos por conhecer os tailandeses e a sua cultura mais de perto. É aqui que se encontram os produtos mais típicos da zona, vendidos de forma tradicional, a qual já vem dos seus antepassados. Este mercado é curioso pelas suas características, o qual é realizado sobre a linha do comboio, na Província de Samut Songkram (a meia hora de carro de Bangkok). Para nós é algo completamente estapafúrdio, onde os turistas vão lá ver para crer, mas para estes vendedores, nota-se que já é algo completamente natural; quando o comboio passa (sete vezes ao dia), os produtos são retirados para trás, voltando a por tudo novamente como estava. Aqui encontra produtos como peixe, frutos do mar, fruta, legumes, e comida e bebida já confeccionada.

Top 10 locais a visitar em Maeklong:

  1. Mercado de Maeklong
  2. Estação ferroviária de Maeklong

Mercado de Damnoen Saduak

Damnoen Saduak: é um mercado fluvial, onde para além de poder fazer as suas compras, poderá divertir-se imenso neste lugar. Primeiro de tudo, conhecerá de perto a cultura tailandesa, os seus costumes e a forma como comem, como vivem, etc. No entanto, este tipo de mercado é neste momento visto como uma atracção turística, a qual poderá provocar alterações na vida do dia-a-dia dos seus habitantes. Este mercado localiza-se na região de Damnoen Saduak, a qual fica a cerca de 1h30 de carro de Bangkok. Já existe há cerca de uma centena de anos e por tal, é o mais conhecido de todo o país, atraindo imensos visitantes curiosos. Há a possibilidade de alugar um barco ou contratar um guia particular, o qual conduzirá o seu barco, tal como irá levá-lo a outros locais importantes na cidade, para além do mercado. Os produtos são vendidos em barcos, onde poderá comprar vegetais, fruta, peixe e tudo o mais, mas há que ter cuidado com os produtos extremamente baratos, pois podem provocar alguma intoxicação.

Top 10 locais a visitar em Damnoen Saduak:

  1. Mercado Flutuante de Damnoen Saduak

Chiang Mai

Chiang Mai

Chiang Mai: é considerada a cidade de maior importância no Norte da Tailândia, tal como usufruir da qualidade de cidade-capital da Província de Chiang Mai. Foi a antiga capital do Império de Lanna, que se transformou no Reino de Chiang Mai desde o século XVIII ao século XX. Tem como significado em Português, “nova cidade”, uma vez que se tornou a nova capital do Império de Lanna depois de Chiang Rai. Fica localizada nas montanhas mais altas do país, assim como está erigido perto do Rio Ping (afluente do Rio Chao Phraya). É uma cidade bastante bem preparada para receber o Turismo da melhor maneira, para além de ter um povo bastante simpático e anfitrião. Chiang Mai tem uma enorme quantidade de templos budistas, para mais de 300, os quais, se tiver tempo, deveria conhecer. Os mais imponentes e importantes templos são o Wat Phrathat Doi Suthep, o Wat Chiang Man, o Wat Phra Singh, o Wat Chedi Luang e o Wat Ku Tao.

Top 10 locais a visitar em Chiang Mai:

  1. Templo Wat Phra That Doi Suthep
  2. Templo Wat Chiang Man
  3. Templo Wat Phra Singh
  4. Templo Wat Chiang Man
  5. Parque Nacional Doi Inthanon
  6. Baazar noturno
  7. Museu Nacional de Chiang Mai
  8. Templo Wat Phra That Doi Kham
  9. Muralhas da cidade
  10. Mercado no Porta de Chiang Mai

Chiang Dao

Chiang Dao

Chiang Dao: ou em Português, “cidade das estrelas”, localiza-se nas encostas de vegetação verde e densa da Montanha Doi Chiang, acima dos dois mil metros de altitude. Esta vila é bastante pitoresca e muito procurada pelos visitantes com interesses em actividades ligadas à natureza, nomeadamente a observação de aves, flores e borboletas, tal como visitar as cavernas com cerca de 12 kilómetros cobertas de estalactites, ou simplesmente ficar deslumbrado com um céu imensamente estrelado na lua nova. Para os amantes de trekking, este lugar é espectacular para desfrutar da actividade. Aqui também existem fontes termais, ideais para relaxar ou curar algumas doenças relacionadas com os ossos ou pele. Para além disso, poderá acampar em San Phakia, com uma vista incrível ou então alojar-se em bungalows, um pouco mais caros que dormir numa tenda, mas com muito mais conforto.

Top 10 locais a visitar em Chiang Dao:

  1. Mercado quinzenal de Chiang Dao
  2. Templo Wat Tham Pha Plong
  3. Gruta de Chiang Dao
  4. Parque Nacional Pha Daeng
  5. Pico Doi Luang Chiang Dao
  6. Centro de artes Makhampon
  7. San Phakia
  8. Locais de observação de aves
  9. Trilhos pedestres
  10. Aldeias tribais

Pang Daeng Nog

Pang Daeng Nog

Pang Daeng Nog: Decidi ir a aldeias fora da rota turística e ver onde pessoas de várias tribos vivem, na sua comunidade e longe de visitantes. A aldeia de Pang Daeng Nog fica no interior do norte da Tailândia e é aqui onde vivem muitas famílias da tribo Lahu. Fui muito bem recebido mesmo durante a preparação das festividades anuais da aldeia. Andei a explorar livremente a aldeia e a falar e interagir com alguns membros da população. A aldeia é de construção rasteira com casas em madeira. A paisagem circundante é muito bonita.

Top 10 locais a visitar em Pang Daeng Nog:

  1. Aldeia de Pang Daeng Nog

Phalai

Phalai

Phalai: Decidi ir a aldeias fora da rota turística e ver onde pessoas de várias tribos vivem, na sua comunidade e longe de visitantes. A aldeia de Phalai fica no interior do norte da Tailândia e é aqui onde vivem muitas famílias da tribo Akha e da tribo Lisu. Andei a explorar livremente a aldeia e a falar e interagir com alguns membros da população. A aldeia em si é bem castiça, com casas de madeira a subirem a encosta.

Top 10 locais a visitar em Phalai:

  1. Aldeia de Phalai

Chiang Rai

Chiang Rai

Chiang Rai: é uma cidade de grande porte, localizada na Província de Chiang Rai. Esta cidade foi fundada pelo Rei Mangrai no século XIII, e usufruia da qualidade de cidade capital da Dinastia Mangrai. Mais tarde foi conquistada pelo Domínio Birmanês. Este território encontra-se localizada na planície do Rio Mae Kok, um afluente de Mekong, entre o Daen Lao Gama (Norte) e o Phi Pan Nam Gama (Sul). Existem quatro pontes sobre este rio, as quais tocam nos pontos Norte e Sul da cidade. Chiang Rai tem um clima tropical, o qual varia entre momentos húmidos e secos, sendo que as estações das monções vão do final de Abril ao mês de Outubro, com muitas chuvas.

Top 10 locais a visitar em Chiang Rai:

  1. White Temple (Templo Wat Rong Khun)
  2. Black Temple (Museu Baan Dam)
  3. Mercado noturno
  4. Templo Wat Phra Sing
  5. Torre do Relógio de Chiang Rai
  6. Parque de Arte e Cultura Mae Fah Luang
  7. Centro de Educação e Museu das Tribos da Colina
  8. Museu Oub Kham
  9. Memorial do Rei Mengrai
  10. Templo Wat Phra Kaeo

Aldeia refugiados Karen

Aldeia refugiados Karen

Aldeia refugiados Karen: No norte da Tailândia há várias aldeias onde se pode ver as senhoras de pescoço comprido, também conhecidas como a tribo das mulheres girafa. O problema é que só duas das aldeias são verdadeiras e onde estas famílias realmente moram. Eu tive a oportunidade de visitar duas aldeias e ver a diferença entre uma armadilha de turistas e uma aldeia de refugiados verdadeira. Na Aldeia Karen, de refugiados, encontramos casas feitas de palha, onde parece que estamos a ver uma exposição sobre o que as pessoas fazem num lugar como este, as mulheres fazem o seu dia-a-dia, tal como fazem o seu artesanato. Estas mulheres atraem muitos turistas, pois conhecidas como as mulheres girafa, por usarem imensas argolas no pescoço. A tradição do uso destas argolas é secular e, na verdade, não se sabe muito bem o porquê, mas há quem diga que era para proteger dos ataques dos tigres, ou então só como forma de adereço de beleza, o qual não alonga o pescoço, apesar de criar esta ilusão de óptica. É possível comprar um passeio até estas aldeias nas cidades (poderá visitar as mulheres das tribos Kayan ou Padaung), pacote que inclui também um passeio de elefante e rafting, por exemplo. Eu não comprei este pacote pois sou contra usar elefantes para turismo, por isso aconselho-o também a não comprar nada que inclua animais. Estas várias aldeias situam-se no Norte, mas há que ter cuidado, pois existem aldeias preparadas para o negócio e outras verdadeiras. Tente sempre analisar bem esta situação, antes de visitar uma aldeia de refugiados.

Top 10 locais a visitar na Aldeia refugiados Karen:

  1. Aldeias de Refugiados Karen

Triângulo Dourado

Triangulo Dourado

Triângulo Dourado: surge para descrever a tríplice fronteiriça entre a Tailândia, Laos e Myanmar, uma vez que este produto ajudou imenso a promover estas localidades, turisticamente. No entanto, começou por ser chamado assim devido à sua imensa produção de ópio, a maior de toda a Ásia. É uma região que conta com a área territorial de 950 000 Km2, que vai para além das montanhas de vários países no Sudeste Asiático, nomeadamente Myanmar, Vietname, Tailândia e Laos. É aqui onde o Rio Mekong conflui com o Rio Ruak, principais canais de transporte do ópio, sendo que cada vez mais é utilizado para servir como destino turístico. Localiza-se na Província de Chiang Rai, no Norte do pais. Poderá conhecer o Templo Branco, magnífico na sua construção e com uma beleza indescritível, restaurado no final do século XX, apoiado pelo mecenas particular, Chalermchai Kositpipat, promovendo-o com entrada gratuita no monumento. Tenha atenção aos vistos dos países vizinhos, pois se estiver a fim de os conhecer, deverá ter a questão dos vistos regularizada, uma vez que cada país funciona da sua própria maneira.

Top 10 locais a visitar no Triângulo Dourado:

  1. Rio Mekong
  2. Templo Phra That Doi Pu Khao
  3. Museu Casa do Ópio
  4. Cidade de Chiang Rai
  5. Vale do Corredor do Ópio
  6. Rio Ruak
  7. Templo Branco (White Temple)
  8. Aldeias tribais
  9. Templo Wat Lang Lao
  10. Templo Wat Sob Ruak

Alojamento em Bangkok

Roteiro de 10 dias no norte da Tailândia 1

Escolhi este hotel para estar mesmo no centro da famosa Khao San Road.

Charoendee Boutique Hostel

Endereço: 189 Khao San Road, Talat Yot, Phra Nakhon, Banguecoque

Preço: Quarto Individual Standard com Casa de Banho Partilhada custa 8€ por noite.

Roteiro de 10 dias no norte da Tailândia 2

Escolhi este hotel para estar perto da Embaixada do Myanmar.

Siam Mitr Hostel

Endereço: 131/6 Pan Rd., Silom Bangrak, Bang Rak, Banguecoque

Preço: Cama em Dormitório com 4 Camas custa 13€ por noite.

Alojamento em Chiang Mai

Roteiro de 10 dias no norte da Tailândia 3

Escolhi este hotel para estar perto do centro da cidade.

Sabai Hotel & Hostel

Endereço: 189/1 Rachamankha Rd. Prasing Amphoe Muang Chiang Mai, Si Phum, 50200 Chiang Mai

Preço: Cama em Dormitório Misto com 10 Camas 9€ por noite.

Artigos sobre a Tailândia

Instagram JoaoLeitaoViagens