Viajar na África do Sul • Guia de Viagem

Mapa da África do Sul no Mundo
Mapa da África do Sul no Mundo

República da África do Sul

Capital: Pretória (executiva), Cidade do Cabo (legislativa).
Língua oficial: Inglês, Africâner, Ndebele, SeSotho do norte, SeSotho do sul, Suazi, XiTsonga, seTswana, Venda, Xhosa, Zulu.
Presidente: Cyril Ramaphosa.
População 2010: 49.991.300 habitantes.
Moeda: Rand.
Área Total: 1.221.037 km².
Fuso horário: UTC +2.
Código telefónico internacional: +27.
Clima: Temperado.
Visto: Não é preciso visto para a África do Sul.
Fronteiras: Namíbia, Botswana, Zimbábue, Moçambique, Suazilândia, Lesoto.

Viajar na África do Sul • Guia de Viagem 1

Locais a não perder numas férias na África do Sul: Cidade do Cabo, Vredefort Dome, Clarens, Golden Gate Highlands National Park, Maloti-Drakensberg Park, St. Lucia, iSimangaliso Wetland Park, Hluhluwe–iMfolozi Park, Blyde River Canyon Nature Reserve, Mapungubwe National Park, Pilanesberg Game Reserve.


Quando viajar na África do Sul


Para saber quando ir de férias à África do Sul você precisa de se informar um pouco melhor acerca das suas estações e melhor clima. A melhor altura para visitar a África do Sul é entre os meses de Outubro e Novembro, quando ocorre a Primavera.

clima da África do Sul é temperado, embora tenha algumas alterações devido a factores como a altitude, e das influências de ventos quentes do Oceano Índico e de correntes frias do Oceano Atlântico. O interior do país é principalmente constituído por planaltos, com altitudes entre os 800 e os 1200 metros, sendo que no Verão as temperaturas são altas e no Inverno, são baixas. Na zona Ocidental, o clima é essencialmente mediterrâneo, onde os Verões são quentes e secos e o Invernos, frios com chuvas abundantes.


História da África do Sul


A história da África do Sul tem início na época Pré-Histórica, quando o povo caçador e recolector Khoisan aqui se estabeleceu. Entre os séculos I ao XIV, mais propriamente na Época Pré-Colonial, este povo pioneiro foi confrontado pelo povo Bantu, que acabou por conquistar este território e onde desenvolveram na região, o Império Mapungubwe. É no ano de 1448 que Bartolomeu Dias, ao passar no Cabo da Boa Esperança, descobre a África do Sul, de forma estratégica, pois utilizou a Ilha Robben como uma espécie de entreposto que serviu as embarcações, aquando feitas as travessias para as Índias. Os holandeses e ingleses disputaram esta terra durante quase quatro séculos e só no século XX é fundada, pelos Ingleses, a União da África do Sul como domínio da Coroa Inglesa. A língua inglesa torna-se oficial e os povos nativos perderam quaisquer direitos político-sociais, surgindo o Apartheid. Só em 1994, no momento que Nelson Mandela foi eleito como presidente da África do Sul, se pôs fim ao Apartheid.


Geografia da África do Sul


A geografia da África do Sul conta com uma área territorial de 1 219 090 Km2, considerado o país meridional da África, ocupando quase a totalidade da extremidade Sul do continente africano, tal como é banhado a Oeste pelo Oceano Atlântico e a Leste, pelo Oceano Índico. A África do Sul faz fronteira com a Namíbia, Botswana, Zimbabwe, Moçambique e Swazilândia. O cenário paisagístico é bastante variado, onde na zona Ocidental encontramos um grande planalto caracterizado por deserto, savanas e pastagens, e onde atravessa o Rio Orange; encontramos a Sul a Cordilheira Karoo e a Leste a Cordilheira Drakenberg (a maior cadeia montanhosa da África Meridional). Esta nação conta com nove Estados, nomeadamente o Cabo Ocidental, o Cabo Oriental, o Cabo Setentrional, o Free State, o Gauteng, o KwaZulu-Natal, o Limpopo, o Mpumalanga e o Noroeste.


Cultura da África do Sul

A cultura da África do Sul é composta por um conjunto de influências de vários grupos étnicos nativos nesta região, tal como da população dos países colonizadores, o que resulta naquilo que hoje conhecemos como o povo sul-africano. O Apartheid traz muitas memórias angustiantes e ainda hoje se sentem os efeitos da discriminação vivida até aos anos 90, pois existem grupos raciais que ainda pouco se contactam, dando continuidade a esta situação, embora já não seja “oficial”. As tradições e língua de cada povo aqui representado são mantidas e estimuladas, trazendo uma multi-culturalidade imensa ao país. O estilo musical mais importante, é o Zulu Isicathamiya, popularizado pelo grupo famoso Ladysmith Black Mambazo, aquando gravaram um disco com o Paul Simon. A gastronomia é bastante variada, pois existe uma miscelânea de cozinhas africana, asiática, inglesa, holandesa, sendo possível evidenciar a reunião do Braai, um churrasco com vários tipos de carne.


Turismo na África do Sul


https://www.youtube.com/watch?v=zv1MU_Nh8ck

Roteiros na África do Sul


Algumas ideias de roteiros para você preparar as suas férias na África do Sul de maneira independente. Itinerários de turismo na África do Sul para 12 dias.

12 Dias na África do Sul

  • Dia 1 Durban
  • Dia 2 Drakensberg
  • Dia 3 Drakensberg
  • Dia 4 Cintsa
  • Dia 5 Cintsa
  • Dia 6 Parque Nacional Addo Elephant
  • Dia 7 Garden Route – Parque Nacional Tsitsikamma
  • Dia 8 Garden Route – Parque Nacional Tsitsikamma
  • Dia 9 Oudtshoorn
  • Dia 10 Swellendam
  • Dia 11 Cabo Agulhas – Hermanus
  • Dia 12 Cidade do Cabo