Agdam cidade fantasma na zona disputada do Nagorno Karabakh

Agdam é uma cidade da região Agdam Rayon numa região disputada entre o Azerbeijão e a Arménia. Normalmente esta região pertence ao Azerbeijão mas a Arménia tomou controlo com as suas tropas em Julho de 1993 durante a guerra do Alto Carabaque.

A cidade está toda destruída e é interdito a entrada e visita, mas parece que muitas pessoas fazem daqui um local de visita de Domingo. Nós entramos e as tropas arménias vieram falar connosco para perguntar quem eramos e o que faziamos ali.

Agdam cidade fantasma no Alto Carabaque
Agdam cidade fantasma no Alto Carabaque, Zona disputada entre o Azerbeijão e a Arménia

Mapa Agdam

Pode navegar neste mapa com os cursores do lado esquerdo fazer zoom, puxar para os lados e escolher o modo em que quer visualizar o mapa: Terreno, Mapa ou Satélite (botões do lado direito).

Como pode reparar no mapa todas as casas da cidade estão destruídas, uma cidade inteira.

Alto Carabaque

O Nagorno-Karabakh ou Alto Carabaque é uma região da antiga República Socialista Soviética do Azerbaijão, situada no sul do Cáucaso. Localiza-se a cerca de 270 quilômetros a oeste da capital do Azerbaijão, Baku. A região, historicamente conhecida como Artsakh, estava sob jurisdição do Azerbaijão quando foi povoada por arménios, devido a uma decisão de Josef Stalin, em 1923.

Nagorno-Karabakh é um enclave de população armênia cristã encravado no Azerbaijão (país maioritariamente islâmico) onde, entre 1987 e 1988 deflagrou um conflito extremamente sangrento.

Actualmente, Nagorno-Karabakh é de facto um estado independente autoproclamado República de Nagorno-Karabakh. Está fortemente dependente da República da Arménia e usa a sua moeda, o dram. Os sucessivos governos arménios têm resistido à pressão interna de unir o Nagorno-Karabakh àquele país, temendo as represálias do Azerbaijão e da comunidade internacional, que considera Nagorno-Karabakh parte do Azerbaijão.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Alto_Carabaque

Agdam cidade fantasma no Alto Carabaque
Agdam cidade fantasma no Alto Carabaque, Zona disputada entre o Azerbeijão e a Arménia

Procura um Hotel na Arménia? Hotéis na Arménia

João Leitão VIAGENS no Instagram

Instagram Joao Leitao