Aprender Fotografia parte 14: Grandes Fotógrafos de Viagem

FOTOGRAFOS FAMOSOS
FOTOGRAFOS FAMOSOS

Como já disse algumas vezes, uma das melhores formas de melhorar a sua própria fotografia é ver o que outros fazem. E se esses outros forem os melhores dos melhores, a aprendizagem é garantida. Para além do gosto de ver grandes trabalhos fotográficos, claro.
Assim, deixo aqui algumas sugestões. Nomes que são considerados do melhor que há no universo da fotografia de viagem. Nunca será possível dizer que são os melhores, apesar de alguns destes nomes aparecerem de forma consensual em qualquer lista deste género. São simplesmente grandes fotógrafos. Delicie-se, observe, aprenda.

Lista de Fotógrafos Famosos

1- Steve McCurry

Este fotógrafo norte-americano, nascido em 1950, notabilizou-se com a famosa fotografia da rapariga afegã, que foi capa da National Geographic Magazine em Junho de 1985. McCurry viveu muito e fotografou outro tanto, mantendo-se em actividade até hoje. Cobriu a invasão soviética do Afeganistão e uma série de outros conflitos armados, focando-se nos aspectos humanos da fotografia. Os seus trabalhos têm sido publicados nas principais revistas de fotojornalismo do mundo. Em 2005, tive a oportunidade de tirar um curso de fotografia com o Steve McCurry, no seu atelier na 5th Avenida em Nova Iorque.

» Melhor local para ver o trabalho de Steve McCurry.

2- Sebastião Salgado

Nome grande da fotografia de viagem e fotojornalismo, o brasileiro Sebastião Salgado nasceu em 1944, tendo viajado por mais de 120 países, sempre com a máquina ao peito. O seu trabalho, quase sempre a preto e branco, baseia-se em projectos pessoais, que Sebastião Salgado desenvolve durante períodos alargados de tempo, e que muitas das vezes se concluem com a publicação de um livro. Foi o caso dos seus maiores sucessos, as obras “Migrações”, “As Outras Américas”, “Génese”, “Sahel” e “Trabalhadores”. Chegou a trabalhar com a prestigiada Magnum, mas saiu, para fundar a sua própria agência, com a sua mulher, baseada em Paris, a Imagens Amazonas.

» Melhor local para ver o trabalho de Sebastião Salgado.

3- Henri Cartier-Bresson

Este fotógrafo francês, nascido em 1908 e falecido em 2004, trabalhou sobretudo em meados do século XX, tendo sido um dos pioneiros do uso do filme de 35 mm. Teve uma vida aventurosa, participou na Segunda Guerra Mundial, viveu em África, cobriu eventos como o funeral de Gandhi e a Guerra Civil na China e foi profusamente publicado na prestigiada revista Magnum.

» Melhor local para ver o trabalho de Henri Cartier-Bresson.

4- John Stanmeyer

John Stanmeyer nasceu nos EUA, em 1964, tendo enveredado por uma carreira cheia de sucessos na área da fotografia. Iniciou-se no Tampa Tribune, um jornal da Florida, ao serviço do qual viajou pela África, Europa e Ásia. Estas viagens estimularam-no e iniciou uma carreira por conta própria, cobrindo eventos políticos e questões relacionadas com os direitos humanos no Médio Oriente e na Ásia. Os seus trabalhos têm sido publicados nas revistas Time e National Geographic Magazine. Em 2013 ganhou o prémio World Press Photo, graças a uma imagem de refugiados no Djibouti.

» Melhor local para ver o trabalho de John Stanmeyer.

5- Mattia Passarini

Fotógrafo italiano, baseado na China desde 2006 e especializado na fotografia de pessoas em sociedades humanas remotas, especialmente com retrato convencional. Os seus trabalhos são fruto de ousadas incursões em regiões distantes de países como a Papua Nova Guiné, Myanmar, Congo, China ou Índia.

» Melhor local para ver o trabalho de Mattia Passarini.

6- GMB Akash

GMB Akash nasceu em 1977, na capital do Bangladesh, Dhaka, trabalhando profissionalmente em fotografia e tendo sido publicado no Reino Unido, nomeadamente no The Guardian e Sunday Telegraph, tendo em 2009 ganho o importante prémio de Travel Phographer of the Year do The Guardian devido ao seu trabalho ao viajar de comboio no Bangladesh.

» Melhor local para ver o trabalho de GMB Akash.

7- Johnny Haglund

Fotógrafo norueguês, nascido em 1965, engenheiro de formação e fotógrafo profissional desde 1988. Em 1994 foi publicado pela primeira vez, teve trabalhos selecionados para a prestigiada exposição World Press Photo e já leva cinco livros de fotografia de viagem publicados. Os seus trabalhos incluem o fruto de viagens pelo rigoroso inverno russo, pelo Nepal, pela África, pelas ruas das cidades indianas, entre outros.

» Melhor local para ver o trabalho de Johnny Haglund.

8- Ami Vitale

A norte-americana Ami Vitale nasceu em 1971 e encontra-se actualmente baseada em Montana, EUA. É uma das fotógrafas da National Geographic Magazine. Viajou por mais de noventa países, sempre atenta a temas dolorosos, como conflitos armados e tensões sociais, mas também, segundo as suas próprias palavras, à beleza do nosso Planeta. O seu trabalho sensibilizou-a para questões ambientais e para os problemas das mulheres em países em vias de desenvolvimento.

» Melhor local para ver o trabalho de Ami Vitale.

9- Lorne Resnick

Fotógrafo canadiano, nascido em Toronto em 1961 e actualmente estabelecido em Los Angeles. Encontrou a inspiração que o levou a iniciar uma fértil carreira na área da fotografia de viagem quando visitou a África. Desde então fotografou em áreas tão remotas como a Papua Nova Guiné ou a Gronelândia, mas terão sido os trabalhos realizados em Cuba que o projectaram.
» Melhor local para se ver o trabalho de Lorne Resnick: http://www.lorneresnick.com

10- Justin Mott

Este fotógrafo norte-americano está baseado no Vietname. O seu lugar de residência não deixa dúvidas sobre a área do mundo onde a sua fotografia incide com mais intensidade, mas tem trabalhos um pouco por todo o planeta. A sua fotografia é altamente criativa, procurando novas perspectivas para velhos temas.

» Melhor local para se ver o trabalho de Justin Mott.

Menu Aprender Fotografia:

  1. Introdução à Fotografia de Viagem
  2. ISO, Velocidade do Obturador e Abertura da Lente
  3. Profundidade de Campo, Temperatura e Balanço
  4. JPG ou RAW?
  5. Composição
  6. Equipamento Fotográfico
  7. Acessórios para fotografar
  8. Software para Fotografia
  9. Manter as Fotos em Segurança
  10. Temas para Fotografar em Viagem
  11. Fotografar em Preto e Branco
  12. Dicas para fotografar melhor
  13. Partilhar as Suas Fotos na Internet
  14. Grandes Fotógrafos de Viagem
  15. Destinos Essenciais para Fotografar

João Leitão VIAGENS no Instagram

Instagram Joao Leitao