Aprender Russo para Viajantes

Saber russo é muito importante pois é o idioma unificador de todos os países da Europa de Leste e Cáucaso. Como a presença russa foi constante e duradoura nesta região da Europa (apesar de haverem outros idiomas oficiais), o russo será o escape e conseguirá comunicar na Sérvia, Moldávia e Bulgária por exemplo.

Quer falar russo e aprender russo sozinho? É fácil! Esta página faz uma primeira achega ao alfabeto russo e divide-se em 2 partes:

  1. apresentação do alfabeto e pronunciação das letras com um vídeo para ir aprendendo os sons
  2. tabela de correspondência entre russo e português.

Porquê aprender russo?


Placa alfabeto russo
Alfabeto Russo – Foto de placa de estrada no centro de Tiraspol na Pridnestróvia, que dá direcções para Chisinau a capital da Moldávia e Odessa na Ucrânia

A língua russa é uma língua falada em imensos países, inclusivamente nos países que se encontravam integrados na Ex-União Soviética.

É considerada língua materna na Rússia, na Bielorrússia, Ucrânia, Cazaquistão e Quirguistão, e de forma menos oficial, na Estónia e na Letónia. É considerada a língua mais falada em toda a Europa. Pertence à família linguística indo-europeia, sendo que hoje é em dia é uma das seis línguas oficiais da ONU.

Vários idiomas utilizam o alfabeto cirílico por isso aprendendo o alfabeto russo, poderá também ler e escrever em vários idiomas tais como: bielorrusso, ucraniano, búlgaro, osseto, sérvio e servo-croata (co-existindo com o alfabeto latino), romeno (co-existindo com o alfabeto latino) e tadjique (co-existindo com o alfabeto árabe), todos os idiomas do grupo grupo tungúsico, mongol, uzbeque, quirguiz (coexistindo com o alfabeto árabe) e o tártaro (coexistindo com o alfabeto latino), checheno, etc.

Se quer viajar nalgum destes países convém saber alguma coisa do seu idioma porque senão não conseguirá ler nada nas ruas, nem distinguir um restaurante de uma loja de telemóveis hehe. Mas por exemplo para facilitar apanhar transportes é muito importante saber o alfabeto pois é melhor do que andar a perguntar etc. Veja os exemplos das fotografias que ponho em baixo, fotos tiradas durante algumas viagens que fiz.

Dicas rápidas para aprender russo:

  • Ouça música russa todos os dias
  • Compre um caderno A4 para escrever as suas lições
  • Compre um caderno A5 só para escrever e repetir, repetir… repetir
  • Eu aconselho antes de mais gostar do idioma que quer estudar, ou seja, ouça muita música, pratique o mais que puder e escreva muito. Se der 2 a 3 horas por dia para aprender a língua russa (ou qualquer outra coisa na vida), poderá num mês aprender todos os básicos deste idioma que é um pouco difícil.

O Alfabeto Russo


Alfabeto cirílico russo moderno

O Russo divide os fonemas consonantais entre os que têm a articulação secundária palatal e os que não possuem esta característica, processos linguísticos que podemos encontrar em quase todas as consoantes, sendo uma das características mais salientes deste idioma.

A sua escrita é composta pelo alfabeto cirílico, o qual não usa o acento tónico, embora seja usado um acento agudo muitas vezes que o representa, a fim de diferenciar algumas palavras idênticas.

A língua russa usa o alfabeto cirílico composto por 33 letras. As letras do alfabeto russo estão numa ordem diferente daquela a que estamos habituados no alfabeto latino (a, b, c, d, e, f, g, h, i, etc…). Isto pode ser muito confuso em pesquisas em dicionários por exemplo. Pode ver o alfabeto russo e sua respectiva ordem na tabela em baixo.

Pegue num caderno e escreva, pois este vídeo é excelente para ficar a saber exactamente como se pronunciam a letras em russo. Não conseguirá aprender tão rapido o idioma russo se antes não conhecer o seu alfabeto. Perca um tempo a ouvir bem como se dizem as letras e depois parta à aventura para aprender o resto. Escreva tudo num caderno para memorizar melhor. Como vai reparar, há alguns sons um pouco diferentes do alfabeto português, mas é super divertido aprender, ainda para mais que o idioma russo é muito bonito. Boa sorte!

Tabela de correspondência

Alfabeto Russo e Português.

Tabela de correspondência do alfabeto russo para a o português

Pronunciação das Letras


Como em qualquer idioma, o factor principal e do qual vai precisar para bem aprender a falar e a comunicar em russo, é aprender e ter noção da lingua como som. Aprender as vocalizações em russo é primordial para que possa ter sucesso em aprender qualquer idioma, neste caso em particular, para aprender o idioma russo. Aqui em baixo mostro um pequeno vídeo de poesia em russo, onde poderá escutar, simplesmente escutar a língua de maneira a que comece a se familiarizar com ela, para mais facilmente aprender. Eu lembro-me que comecei faz uns tempos, a ouvir só música russa de maneira a que passasse algumas horas por dia com a interiorização destas vocalizações diferentes. É muito prático. Boa sorte.


Video Poesia Russa



Curso de Russo


Além das páginas que tem aqui no meu site para aprender russo, há ainda a possibilidade de tirar um curso de russo através da Internet. Objetivo Geral do Curso de Russo é possibilitar ao aluno reconhecer e compreender gramática e estética de Língua Russa que possibilita ao futuro profissional das áreas de letras, turismo ou relações internacionais desenvolver e ampliar habilidades de compreensão/expressão oral e escrita. Destina-se também aos interessados em geral na língua russa.


Alfabeto Cirílico


Foto placa de estrada na Rússia
Foto placa de estrada na Rússia

O Russo é considerado uma das mais importantes línguas do mundo, principalmente pela razão de ser das línguas mais faladas. A língua russa, depois do Chinês, Hindu, Inglês e Espanhol, é a mais utilizada, por mais pessoas – cerca de 180 milhões.

Pertencente ao grupo linguístico das línguas eslavas orientais, considera-se que as línguas que mais se aproximam ao seu alfabeto, é o Bielorrusso e o Ucraniano. A sua história é bastante antiga, existindo desde o primeiro século a.C..

Na época da Rússia Kievana, que se traduziu entre os séculos IX e XII, o Russo era uma forma de comunicação entre as mais variadas tribos e grupos étnicos inseridos nas zonas bálticas, turcas e iranianas, tornando-se mais tarde a língua oficial da Igreja Ortodoxa. Existiu uma fragmentação do idioma, devido às conquistas por parte dos polacos e lituanos, separando os antigos povos russos no século XIV.

Três séculos mais tarde, existe uma separação entre o alfabeto russo usado no dia-a-dia e o utilizado na igreja. Hoje em dia, usa cada vez mais estrangeirismos provenientes do Inglês, versão americana, devido ao crescimento da indústria ligada à tecnologia. As línguas derivadas do Russo são: Balachka, Fenya, Surjyk, Trasianka, Quelia, Runglish, Russenorsk, Govorka, Medny Aleut e Kyakhta.


A História do Alfabeto Cirílico


Alfabeto cirílico
Alfabeto cirílico

Muito importante para se saber enquanto se viaja por vários países da Europa de Leste, é o alfabeto cirílico.

Como viajante independente, gosto de me saber safar sozinho, e, com isto quero dizer que o não saber diferenciar um restaurante, de uma loja de roupa para mim não dá… preciso de saber o que está escrito.

O mesmo se aplica a placas de estrada que para mim seria impensável não saber o que dizem.

Vou então fazer uma pequena iniciação ao alfabeto cirílico, alfabeto esse que se escreve em países eslavos como a Rússia, Bulgária, Macedónia, Sérvia (embora estes escrevam também com sistema de alfabeto latino), e, em países não eslavos como a Mongólia por exemplo.


Quem inventou o alfabeto Cirílico?


São Cirilo e São Metodio
São Cirilo e São Metodio

A história vem desde tempos antigos, por volta do século IX, quando São Cirilo desenvolveu um método de escrita inspirado no grego e no hebraico.

São Cirilo, diácono em Constantinopla, foi um dos maiores responsáveis pela expansão da religião cristã ortodoxa entre os povos eslavos do Leste Europeu no século IX, contrariando o pensamento doutrinal de Roma e de Constantinopla, em que estes cingiam o ensinamento cristão a 3 línguas unicamente: grego, latim e hebraico. São Cirilo e seu irmão São Metódio juntamente com São Bento são os santos patronos da Europa.

Diz a história que o local do nascimento do alfabeto cirílico foi a cidade e Ohrid no sudoeste da Macedónia. Aqui, São Cirilo junto com o seu discípulo São Clemente de Ohrid desenvolveram este método de escrita que permaneceu até aos dias de hoje. Em Ohrid pode-se visitar vários monumentos, castelos e igrejas de extrema importância para a Europa. O túmulo de São Clemente pode ser visitado na grandiosa igreja de Santa Igreja de Panteleimon em Ohrid.

Curiosidade: Constantinopla, do latim Constantinopolis é o nome antigo da cidade de Istambul na Turquia. O seu nome original era Bizâncio mas o nome mudou dando referência ao imperador romano Constantino I que tornou esta cidade a capital do Império Romano no ano 330.


Idiomas que usam o alfabeto cirílico


  • Línguas indo-européias: Russo, bielorrusso, ucraniano, búlgaro, ossétio, servo-croata, romeno (as duas últimas usado simultaneamente com o alfabeto latino) e tadjique (usado simultaneamente com o alfabeto árabe).
  • Línguas urálicas: Todas, excepto o finlandês, o estoniano, o lapão e o húngaro.
  • Línguas altaicas: Todas as do grupo tungústico, mais o mongol, usbeque, quirguiz (usado simultaneamente com o alfabeto árabe) e Língua tártara (usado simultaneamente com o alfabeto latino).
  • Línguas caucásicas: Checheno.

Alfabeto Cirílico para computador


quadro com o alfabeto cirilico
quadro com o alfabeto cirilico

Muita gente procura tipos ou fontes de letra do alfabeto cirílico.

Descobri um site que tem uma grande oferta de fontes russas para inserir no computador e possibilitar escrever com este tipo de letra – e então resolvi eu também partilhar com vocês.

Esta é uma boa maneira de ter o alfabeto russo no seu computador.

Estas letras são cedidas pela Igreja Ortodoxa Sérvia, penso eu como que uma maneira de partilhar e propagar a escrita cirílica. Nesta página tenho então Letras Russas para computador, alfabeto cirílico para Windows Word, Cyrillic Fonts. Basta fazer o download no tipo de letra escolhido para o seu computador. Depois tem que instalar.


Fontes e Tipos de Letra


Nome da Fonte
Exemplo da fonte Download
Cirilica 60
Aprender Russo para Viajantes 1
Download
Cirilica 80
Aprender Russo para Viajantes 2
Download
American Uncial Cirilica
Aprender Russo para Viajantes 3
Download
Arabia Cirilica
Aprender Russo para Viajantes 4
Download
Aardvark Cirilica Bold
Aprender Russo para Viajantes 5
Download
Aardvark Cirilica
Aprender Russo para Viajantes 6
Download
Arial Cirilica Bold
Aprender Russo para Viajantes 7
Download
Arial Cirilica Italic
Aprender Russo para Viajantes 8
Download
Arial Cirilica
Aprender Russo para Viajantes 9
Download
Arial Cirilica Bold Italic
Aprender Russo para Viajantes 10
Download
Ariston Cirilica Bold Italic
Aprender Russo para Viajantes 11
Download
Atleta Cirilica
Aprender Russo para Viajantes 12
Download
Bahamas Cirilica
Aprender Russo para Viajantes 13
Download
Bangkok Cirilica Bold
Aprender Russo para Viajantes 14
Download
Bankok Cirilica
Aprender Russo para Viajantes 15
Download
Bedrock Cirilica
Aprender Russo para Viajantes 16
Download
Beker Cirilica Bold
Aprender Russo para Viajantes 17
Download
Bodoni Cirilica Bold
Aprender Russo para Viajantes 18
Download
Bodoni Cirilica Italic
Aprender Russo para Viajantes 19
Download
Bodoni Cirilica
Aprender Russo para Viajantes 20
Download
Bodoni Roman Cirilica
Aprender Russo para Viajantes 21
Download
Bodoni Cirilica Bold Italic
Aprender Russo para Viajantes 22
Download
Book Cirilica Bold
Aprender Russo para Viajantes 23
Download
Book Cirilica Italic
Aprender Russo para Viajantes 24
Download
Book Cirilica
Aprender Russo para Viajantes 25
Download
Book Cirilica Bold Italic
Aprender Russo para Viajantes 26
Download
Bremen Cirilica
Aprender Russo para Viajantes 27
Download
Broadway Cirilica
Aprender Russo para Viajantes 28
Download
Brush Script Cirilica
Aprender Russo para Viajantes 29
Download
Caligraph Cirilica
Aprender Russo para Viajantes 30
Download
Century Cirilica Italic
Aprender Russo para Viajantes 31
Download
Century Cirilica
Aprender Russo para Viajantes 32
Download
Czar Cirilica Bold
Aprender Russo para Viajantes 33
Download
Czar Cirilica Italic
Aprender Russo para Viajantes 34
Download
Czar Cirilica
Aprender Russo para Viajantes 35
Download
Czar Cirilica Bold Italic
Aprender Russo para Viajantes 36
Download
Goliat Cirilica Bold
Aprender Russo para Viajantes 37
Download
Goliat Cirilica
Aprender Russo para Viajantes 38
Download
Helvetica Cirilica Bold
Aprender Russo para Viajantes 39
Download
Helvetica Cirilica Italic
Aprender Russo para Viajantes 40
Download
Helvetica Cirilica
Aprender Russo para Viajantes 41
Download
Helvetica Cirilica Bold Italic
Aprender Russo para Viajantes 42
Download
Hippo Cirilica Bold
Aprender Russo para Viajantes 43
Download
Hippo Cirilica Outline
Aprender Russo para Viajantes 44
Download
Madrone Cirilica
Aprender Russo para Viajantes 45
Download
Memorandum Cirilica
Aprender Russo para Viajantes 46
Download
Miroslavljeva Cirilica
Aprender Russo para Viajantes 47
Download
Murmansk Cirilica
Aprender Russo para Viajantes 48
Download
OdessaScript Cirilica
Aprender Russo para Viajantes 49
Download
Renfrew Cirilica
Aprender Russo para Viajantes 50
Download
Southern Cirilica Italic
Aprender Russo para Viajantes 51
Download
Southern Cirilica
Aprender Russo para Viajantes 52
Download
Times Cirilica Bold
Aprender Russo para Viajantes 53
Download
Times Cirilica Italic
Aprender Russo para Viajantes 54
Download
Times Cirilica
Aprender Russo para Viajantes 55
Download
Times Roman Cirilica Italic
Aprender Russo para Viajantes 56
Download
Times Roman Cirilica
Aprender Russo para Viajantes 57
Download
Times Roman Cirilica Bold Italic
Aprender Russo para Viajantes 58
Download
Times Cirilica Bold Italic
Aprender Russo para Viajantes 59
Download
Unicorn Cirilica
Aprender Russo para Viajantes 60
Download

Link: Font Cirilico.


Os Números em Russo


Números em russo


Saber como contar em qualquer idioma que se quer aprender, é um dos exercícios base mais importantes para se estar no bom caminho de aprender a língua.

Os números em russo são muito bonitos e são super divertidos de aprender. Apresento aqui nesta página uma pequena selecção de vídeos para aprender a contar em russo.

Tem um vídeo para aprender a contar devagar, outro para poder praticar a contar rápido e um outro para aprender os números cardinais.

Os números cardinais não são tão importantes de aprender como os ordinais por isso comece a preocupar-se primeiramente com os números normais tipo 1 – ADIN, 2 – DVA, 3-TRI, 4 – TCHETÉRE, etc.


Vocabulário Básico


Vamos agora começar com um pouco de vocabulário básico, algum vocabulário essencial para primeiras achegas e apresentações.

Vocabulário Básico Russo 1
Vocabulário russo, iniciação ao russo

Vocabulário Básico Russo 2
Vocabulário russo, iniciação ao russo
Vocabulário Básico Russo - Matérias de Estudo - Interessante
Neste vídeo podemos remarcar que a maior parte das palavras em russo são na verdade muito parecidas ao português, facilitando então a aprendizagem e o nosso conhecimento do idioma russo, aumentando o nosso vocabulário rapidamente e facilmente.

Vocabulário Básico Russo - As Partes do Corpo
Podemos aprender com exemplos reais, as partes do corpo em russo. Muito bom video para aprender algum vocabulário extra em russo.

Vocabulário Básico Russo - Comida
Para quem não pode perder a comida, aqui está um bom vídeo com muito vocabulário general de comida, com a particularidade de vermos só os lábios a mexerem para termos noção exacta de como pronunciar as palavras.

Vocabulário Básico Russo - Os Frutos
Uma lista de frutos para se dizer na língua russa, muito útil para viajar.

Vocabulário Básico Russo - O estado do Tempo
Há algum tipo de vocabulário principal para se aprender quando se começa a estudar um idioma. As palavras do estado do tempo dá sempre jeito e é importante para uma conversa geral em russo.

Vocabulário Básico Russo - As coisas da Cozinha

Muitos objectos e utensílios da cozinha.