Aprender Turco Lição 2: História e Alfabeto

Aprender Turco
Aprender Turco, FOTO de loja de fruta em Istambul

Aprender Turco: Lição 2

A língua turca surgiu de uma panóplia de formas linguísticas, existente durante o Império Otomano na Turquia. Este período leva-nos aos anos entre 1453 e 1920. Nesta altura, eram utilizadas três línguas, sendo que o Árabe era utilizado para fins religiosos, o Persa, era a língua ligada às artes, e o Turco Otomano, servia na administração do império.

Nesta página você encontra:

  1. História do idioma turco
  2. Como se parece a escrita turca?
  3. Alfabeto Turco – Ideias Gerais
  4. Alfabeto Turco – Letras
  5. Alfabeto Turco com letras especiais
  6. Os sons das letras turcas – Fonética
  7. Alfabeto Turco – Palavras

História do idioma turco

O Turco Otomano, era basicamente, uma mistura entre as três línguas. Uma vez que estas línguas faziam parte de famílias diferentes, nomeadamente Ural-Altaico, Indo-Europeia e Semítica, tornava-se muitas vezes difícil comunicar. Assim, no século XIX, foi feita uma reforma na língua, a qual fosse simplificada ao ponto de ser possível falar e escrever de uma forma fluída.

Criou-se assim, uma língua “mais turca” e “menos árabe, persa e islâmica”; foi possível criar um idioma mais moderno e prático, e claro, bem mais fácil de entender e aprender o novo alfabeto. Nos anos 40, os intelectuais, professores e jornalistas juntaram-se contra à constante mudança no vocabulário, vivendo uma outra reforma mais cirúrgica e apurada (e definitiva), a qual não permite que as novas gerações turcas compreendam os textos otomanos antigos, a não ser que sejam transliterados para o novo alfabeto.

Como se parece a escrita turca?
Escrita turca
Escrita turca, aprender turco
Neste letreiro na entrada de uma escola em Istambul, pode reparar em várias características do alfabeto turco, o Ç , o I sem ponto e o i com ponto. Também há o Ö.

Alfabeto Turco – Ideias Gerais

Para aprender turco, ou para aprender qualquer idioma que seja, você tem que dominar, reconhecer e saber de cór o respectivo alfabeto. É muito importante porque vai se um passo fulcral para a sua aprendizagem. Você poderá assim começar a memorizar melhor o que lê, e, através da leitura você memoriza melhor.

O alfabeto turco tem 29 letras das quais 8 são vogais e as outras 21 restantes são consoantes. Em comparação ao nosso alfabeto, as letras Q, W, X não existem no alfabeto turco. Além desta diferença há ainda outras letras que o nosso alfabeto não contém: Ç, ?, ?, Ö, Ü, I. Vou nesta página tentar de uma maneira muito sistemática e simples, organizar um pouco de informação para você aprender o alfabeto turco muito facilmente.

Alfabeto Turco
Aprender Alfabeto turco
Aprender Alfabeto turco
Vídeo com Alfabeto Turco - Letras
Temos neste vídeo todas as letras do alfabeto turco.

Alfabeto Turco com letras especiais

Alfabeto Turco
Alfabeto Turco

Os sons das letras turcas - Fonética turca
Fonética turca
Alfabeto turco e Fonética turca
Vídeo com Alfabeto Turco - Palavras
Temos neste vídeo todas as letras do alfabeto turco e com uma palavra com contenha cada uma das letras do alfabeto.

Quer aprender mais? Veja ainda as outras páginas que tenho disponíveis para aprender turco facilmente e sem mestre.

Procura um Hotel em Istanbul?: veja a página Hotéis em Istanbul do Booking.com

Categorias Turquia

João Leitão VIAGENS no Instagram

Instagram Joao Leitao