Brasil: Apresentação do país, História, Geografia e Cultura

SÃO PAULO, BRASIL
SÃO PAULO NO BRASIL

A história do Brasil

ÓBIDOS, BRASIL
ÓBIDOS NO BRASIL
A história do Brasil divide-se em três períodos, a fim de melhor compreender a sua evolução. Esses períodos são o Período Colonial, o Período Imperial e o Período Repúblicano. Antes de se chamar Brasil, teve muitos nomes, nomeadamente Pindorama (dado pelos indígenas), Ilha de Santa Cruz (1500), Terra Nova e Terra dos Papagaios (1501), Terra de Santa ou Vera Cruz (1503), Terra Santa Cruz do Brasil, ficando unicamente Brasil em 1527, devido à extração de madeira pau-brasil. O Brasil foi descoberto no ano de 1500 por Pedro Álvares de Cabral. Iniciou a sua colonização (que durou 322 anos) e a importação de escravos de África pouco tempo depois. No século XIX (1808) a Família Real Portuguesa instalou-se no Brasil, integrando este país no Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves, aquando foi desenvolvida a sua melhor economia, de açúcar e extração mineira. O Império iniciou-se em 1822, quando a realeza e elite decidiram declarar o país um império independente. Após 60 anos iniciou-se a estrutura política do período da República e respectivos ideais políticos.

A geografia do Brasil

MACAPÁ NO BRASIL
MACAPÁ NO BRASIL
A geografia do Brasil é classificada por planaltos (formados de erosões através do vento ou água), planícies (áreas planas ilustradas na Amazónia, Pantanal e Litoral) e depressões (marcadas por uma intensa erosão, situando-se entre os planaltos e planícies). É um país enorme – o quinto maior do mundo, com uma área territorial de 8.514.976 Km2. Localiza-se na América do Sul, encontrando-se em três hemisférios, a Oeste, a Norte e ao Sul e por tal, apresenta uma diversidade climática imensa, assim como a sua vegetação. A Amazónia é exemplo disso, a floresta tropical mais abundante do mundo. O Brasil faz fronteira com a maior parte dos países sul-americanos, exceptuando o Chile e o Equador. É banhado pelo Oceano Atlântico a Leste, onde também se encontram algumas ilhas costeiras, nomeadamente o arquipélago de Fernando de Noronha e o Atol das Rocas, e o ponto mais alto do Brasil é o Pico da Neblina com cerca de 3 000 m.

A cultura do Brasil

SANTARÉM, BRASIL
SANTARÉM NO BRASIL
A cultura do Brasil é o resultado de uma panóplia imensa de influências de vários povos, que é hoje o encantador povo brasileiro. Apesar de existir um imenso aglomerado cultural, a língua falada é o Português Brasileiro. Em 1870 a música começou a dar os primeiros passos para a dimensão especial que conhecemos hoje em dia; é um povo bastante musical e todas as suas influências (europeias, africanas e indígenas) foram importantes para a fusão das várias culturas musicais. Surgiu o samba, o bossa-nova e o Tropicalismo, nos anos 70, trouxe um novo estilo para a cultura brasileira (artisticamente/politicamente falando). As Escolas de Samba são comunidades muito importantes, que durante o ano trabalham o desfile, a música e o guarda-roupa para desfilar no momento áureo do Brasil, o Carnaval. O Carnaval do Brasil é a maior festa do povo que acontece neste país, com a duração de quatro dias, uma festa levada pelos portugueses no século XVI.

Locais UNESCO no Brasil

RIO DE JANEIRO NO BRASIL
RIO DE JANEIRO NO BRASIL
Estes são alguns dos melhores destinos para visitar no Brasil. Os locais UNESCO Património Mundial no Brasil são locais protegidos pela sua importância cultural e natural.


Locais inscritos na Lista do Património Mundial no Brasil:


  • A Cidade Histórica de Ouro Preto, Minas Gerais
  • O Centro Histórico de Olinda, Pernambuco
  • As Missões Jesuíticas Guarani, Ruínas de São Miguel das Missões, Rio Grande de Sul e Argentina
  • O Centro Histórico de Salvador, Bahia
  • O Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, em Congonhas do Campo, Minas Gerais
  • O Plano Piloto de Brasília, Distrito Federal
  • O Parque Nacional Serra da Capivara, em São Raimundo Nonato, Piauí
  • O Centro Histórico de São Luiz do Maranhão
  • Centro Histórico da Cidade de Diamantina, Minas Gerais
  • Centro Histórico da Cidade de Goiás
  • Praça de São Francisco, na cidade de São Cristóvão, Sergipe
  • Rio de Janeiro, paisagens cariocas entre a montanha e o mar
  • Parque Nacional de Iguaçu, em Foz do Iguaçu, Paraná e Argentina
  • Mata Atlântica – Reservas do Sudeste, São Paulo e Paraná
  • Costa do Descobrimento – Reservas da Mata Atlântica, Bahia e Espírito Santo
  • Complexo de Áreas Protegidas da Amazônia Central
  • Complexo de Áreas Protegidas do Pantanal, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul
  • Áreas protegidas do Cerrado: Chapada dos Veadeiros e Parque Nacional das Emas, Goiás
  • Ilhas Atlânticas Brasileiras: Reservas de Fernando de Noronha e Atol das Rocas
Guia de Viagem ao Brasil
Categorias Brasil

João Leitão VIAGENS no Instagram

Instagram Joao Leitao