Viajar no Cazaquistão • Guia de Viagem

 Mapa do Cazaquistão no Mundo
Mapa do Cazaquistão no Mundo

República do Cazaquistão

  • Capital: Astana
  • Língua oficial: Russo e cazaque
  • Presidente: Nursultan Nazarbayev
  • População 2006: 15.217.711 habitantes
  • Moeda: Tenge
  • Área Total: 2.724.900 km²
  • Fuso horário: UTC+5/+6
  • Código telefónico internacional: +7
  • Clima: Estepe, desértico, montanhoso no sudeste.
  • Visto: É preciso visto para cidadãos portugueses e brasileiros. É necessário passaporte.
  • Fronteiras: Norte e oeste com a Rússia, a leste com a China, a sul com o Quirguistão, o Uzbequistão e Turcomenistão e a oeste com o Mar Cáspio.
Viajar no Cazaquistão • Guia de Viagem 1

Locais a não perder numas férias no Cazaquistão: Almaty, Astana, Desfiladeiros Charyn, Desfiladeiros do Urso, Mausoléu de Khoja Akhmet Yassawi em Turkistan, Parque Nacional Ili Alatau, Medeu, Chimbulak, Parque Natural de Sayram-Ugam, Reserva Natural de Aksu-Dzhabagly, navios no Mar Cáspio seco, o maravilhoso Lago Kelsu nas montanhas Tien Shan.

Quando viajar no Cazaquistão

Para saber quando ir ao Cazaquistão você precisa de se informar um pouco melhor acerca das suas estações e melhor clima. A melhor altura para visitar o Cazaquistão é durante os meses entre Maio e Setembro, onde as temperaturas atingem o máximo de 20º C.

O clima do Cazaquistão é continental e como é bastante recortado por planícies e vales, as temperaturas são levadas ao extremo, sendo que no Verão sente-se muito calor e no Inverno muito frio e neve; no que toca à precipitação, existe mais chuva nas zonas montanhosas que nas zonas baixas do país.

História do Cazaquistão

A história do Cazaquistão começa com o povo saka, que se mistura com os cazaques (ou também conhecidos como os cavaleiros das estepes), no século XVI, descendentes de tribos nómadas de religião islâmica e turca. Esta população pede ajuda à Rússia perante as investidas militares por parte dos mongóis. A Rússia tira partido deste avanço territorial aproveitando a oportunidade de tomar este território. O povo do Cazaquistão não se conformou com esta atitude por parte da Rússia, provocando um motim, o qual resultou em muitas vítimas mortais. Este país integra-se na União Soviética como República Socialista Soviética do Cazaquistão em 1920, situação que em 1991 é desfeita, tornando-se numa república independente. Isto acontece quando em 1989 o Cazaquistão protestou contra a URSS e os testes nucleares aqui praticados. A democracia foi sempre algo que viveu distante deste país, embora hoje em dia se conquiste cada vez mais a opinião partilhada por toda a população.

Geografia do Cazaquistão

A geografia do Cazaquistão conta com a área territorial de 2 717 300 Km2. É o maior país da Ásia Central, mas parte do seu território pertence à Europa. Este país delimita fronteiras a Leste com a China, a Sul com o Quirguistão e Uzbequistão, a Sudoeste com o Turquemenistão e com o Mar Cáspio e a Norte e a Oeste com a Rússia. O cenário paisagístico é, em grande parte composto por um terreno muito plano, com excepção das zonas Leste e Sudeste – Quirguistão, China e Rússia, tal como na Cordilheira de Karatau, onde encontramos também zonas localizadas abaixo do nível do mar. É também composto por deserto, semi-deserto e estepes e o ponto mais alto do Cazaquistão atinge os 6 995 metros no Monte Khan Tengri, sendo o ponto mais baixo determinado pela depressão de Kaundy, com 132 metros abaixo do nível do mar. Os rios e os lagos mais importantes são o Rio Irtysh, o Rio Ishim, o Lago Balkhash e o Lago Zaysan.

Cultura do Cazaquistão

A cultura do Cazaquistão é composta, inicialmente, pelo povo cazaque, os quais provinham de uma forma de vida organizada, com suas práticas nómadas e de pastoreio, características desta população. O islamismo foi introduzido de forma gradual desde o século XV, religião que co-existiu com o tengriismo, antiga religião praticada pelos turcos e mongóis, antes da propagação das ditas grandes religiões. Os cazaques sempre acreditaram em muitos deuses e espíritos, crenças que até hoje, de uma forma subtil, ainda fazem parte do dia-a-dia deste povo. Têm um máximo respeito, de forma muito espiritual, por todos os seres habitantes da Terra, prova que quando fazem comida com animais, fazem um pedido de permissão aos seus espíritos, a fim de poderem partilhar da sua carne. Os pratos principais são o Pilaf e Besbarmak, e as bebidas tradicionais são o chá preto ou o ayran, shubat ou kymyk. A língua oficial é o Cazaque e a maioria da população é muçulmana sunita.

Turismo no Cazaquistão

Roteiros no Cazaquistão

Algumas ideias de roteiros para você preparar as suas férias no Cazaquistão de maneira independente. Itinerários de turismo no Cazaquistão de 6, 7 ou 8 dias.

6 Dias no Cazaquistão
Dia 1 Almaty
Dia 2 Almaty – Tamgaly Tash
Dia 3 Aktau – Kakutau
Dia 4 Altyn Emel – Saty – Lago Kolsai
Dia 5 Kayindi
Dia 6 Almaty

1 semana no Cazaquistão
Dia 1 Zhezkazgan
Dia 2 Ulytau – Zhezdy
Dia 3 Montanhas Auliye – Zangyrtas
Dia 4 Zangyrtas – Reserva Natural Altyn Dala – Rio Uly Zhylanchik
Dia 5 Reserva Natural Altyn Dala – Lagos Karasor e Akkol
Dia 6 Reserva Natural Naurzum – Karamendy
Dia 7 Zhezkazgan

8 Dias no Cazaquistão
Dia 1 Almaty
Dia 2 Kyzlorda – Aralsk
Dia 3 Turquistão
Dia 4 Mausuleum
Dia 5 Reserva Natural Aksu-Jabagly
Dia 6 Desfiladeiro Aksu
Dia 7 Almaty
Dia 8 Almaty

Visto para o Cazaquistão

Visto do Cazaquistão
Visto do Cazaquistão

Em Portugal não há embaixada do Cazaquistão. No Brasil a embaixada situa-se em Brasilia. Eu consegui o meu visto na Embaixada em Madrid. Como faltava uma semana para o meu avião partir, enviei o meu passaporte pelo correio para uma amiga minha na capital espanhola e ela foi tratar do meu visto na embaixada. Custou 45 Euros e consegui mesmo em cima da hora – um dia antes tive que ir buscar o passaporte a meio do caminho Évora – Madrid, porque por correio já não chegava a horas.

Embaixada do Cazaquistão Madrid, Espanha

  • Morada: C/ Cascanucces, 25 Parque Conde de Orgaz 28043 Madrid
  • Telefones: 0034 91 721 6290, 0034 721 6294
  • Fax: 0034 91 721 93 74
  • Emails: kazakhstan@entorno.es e kazakhstan@primbetov.e.telefonica.net

Embaixada do Cazaquistão Brasília, Brasil

  • Morada: SHIS, QI-9, Conjunto – 3, Casa – 8, Lago Sul, Brasilia – DF. 71625-130
  • Telefones: (5561) 3879-4603, ramal: 26
  • Fax: (5561) 3879-4602
  • Emails: consulkzbr@gmail.com

Veja ainda:

Locais UNESCO no Cazaquistão

Estes são alguns dos melhores destinos para visitar no Cazaquistão. Os locais UNESCO Património Mundial no Cazaquistão são locais protegidos pela sua importância cultural e natural.

Locais inscritos na Lista do Património Mundial no Cazaquistão:

  • Mausoléu de Khoja Ahmed Yasawi
  • Petróglifos da Paisagem Arqueológica de Tamgaly
  • Saryarka – Estepes e Lagos do Cazaquistão Setentrional
  • Rota da Seda: Corredor Chang’an-Tianshan

João Leitão VIAGENS no Instagram

Instagram Joao Leitao