Como lavar a roupa em viagem – Diferentes Técnicas e Instruções Passo-a-passo

Como lavar a roupa em viagem
Como lavar a roupa em viagem

Guia de Viagem

Eu gosto de viajar com uma mochila pequena – de 7 a 10 kg.

Viajar com uma mochila pequena significa carregar menos roupa do que normalmente estamos habituados.

Só viajo com 2 pares de calças, 6 ou 7 t-shirts, 3 ou 4 boxers, 2 ou 3 pares de meias, 1 lenço, 1 sweat-shirt (com ou sem capucho), 1 calções de praia, 1 toalha de banho e 1 pequena toalha de rosto, e roupa para pijama (normalmente uns calções e uma t-shirt leve).

Para mim, o tamanho da mochila para uma semana de viagem, ou para seis meses de viagem é a mesma. Tenho sempre a mesma quantidade de roupa. Quer eu viaje 1 dia, 10 dias, 100 dias ou 1000 dias, esta será sempre a quantidade de roupa que eu levo na mochila.

Ou seja, toda esta roupa tem que me dar para pelo menos uma semana de viagem sem precisar de lavar. Porém, há a roupa interior, que tento lavar sempre que tomo banho, ou seja, cada dia que tomo banho lavo os boxers e as meias, escorro bem a água, e no dia seguinte de manhã está seco e pronto a usar.

Por isso eu já sei que cada semana tenho de lavar a roupa. Tenho que fazer uma paragem para lavar roupa e seguir viagem com tudo limpo. É desta maneira que transporto só a roupa necessária para a viagem, e não ando carregado com kgs de roupa.

Como lavar a roupa em viagem: Opções

Há várias opções para conseguir a roupa limpa durante uma viagem.

  1. No lavatório do hotel
  2. Na banheira do hotel
  3. No balde de plástico do hotel
  4. No serviço de lavandaria do hotel
  5. Lavandaria de rua
  6. No rio
  7. Na praia

Como lavar a roupa – Passo a passo

Como lavar a roupa - Passo a passo
Como lavar a roupa – Passo a passo

Lavar a roupa em viagem pode-se fazer no lavatório de hotel, ou, se este tiver disponível, um tanque, balde ou alguidar (muitos hotéis têm). Pode-se lavar a roupa com detergente da roupa que pode comprar em qualquer loja, ou, usar o champô ou sabonete que o hotel oferece. Eu lavo a roupa interior (boxers, cuecas ou meias) sempre separado do resto. Faço assim por esta ordem: roupa interior; depois t-shirts e pijama; no fim as calças.

Instruções:

  1. Deitar água no alguidar e juntar champô ou detergente. Este é a “primeira de mão” para tirar a sujidade maior. Use só a água suficiente para cobrir a roupa no recipiente (não é necessário gastar muita água).
  2. Esfregue e vire a roupa repetidamente dentro do alguidar ou lavatório. Depois de repetir este processo pelo menos umas 20 vezes, deixe a roupa de molho durante 10 minutos. Escorra a roupa e deite a água suja fora.
  3. Repita o processo, com mais água e mais champô. Esfregue novamente e vire e aperte bem a roupa. Esfregue as zonas mais sujas. Escorra e aperte muito bem a roupa e deite a água suja fora.
  4. Esta é a “última de mão”. Junte água sem champô, e esfregue bem a roupa para sair o resto da sujidade. Escorra e aperte muito bem a roupa e deite a água suja fora.
  5. Estenda ao Sol ou no quarto, numa cadeira ou à janela.

NOTA: Este processo de três lavagens dá para fazer quando temos algum acesso a água. Mas pode ser reduzido a só duas lavagens ou a uma se tiver mesmo falta de água.

Estendal da roupa depois de lavar:

Estendal da roupa depois de lavar
Estendal da roupa depois de lavar

João Leitão VIAGENS no Instagram

Instagram Joao Leitao