Focas-leopardo da Antártica

Focas-leopardo

Foca Leopardo na Antártida
Foca Leopardo da Antártida


Durante a viagem à Antártica tive a oportunidade de ver e estar muito perto de um animal fantástico mas assustador: a Foca Leopardo.

As focas leopardos são enormes, podendo as fémeas chegar a 4 metros e pesar 600 quilos.

Praticamente todos os dias vi estas focas, geralmente a dormirem em cima de pedaços de gelo já que descansam entre as caçadas.

O máximo de focas-leopardo que vi juntas foram 5, no Canal de Errera, junto à Danco Island (Ilha de Danco).

Vídeo de uma Foca-leopardo a morder o barco

FOCA LEOPARDO ANTÁRTIDA
FOCA LEOPARDO ANTÁRTIDA

Neste pequeno vídeo pode ver o quão perto esta foca chegou do meu barco, e na verdade, veio várias vezes tentar morder o fundo do zodiac.

As focas-leopardo da Antártida

FOCA LEOPARDO ANTÁRTIDA
FOCA LEOPARDO ANTÁRTIDA

Os grandes predadores da Antártica são as Orcas (baleias assassinas) e as focas-leopardo. As focas leopardo servem também de comida às orcas. É assim a vida de predador…

FOCA LEOPARDO ANTÁRTIDA
FOCA LEOPARDO ANTÁRTIDA

A boca da foca peopardo abre a 180º

A alimentação das focas leopardo varia da zona onde habitam, ou seja, algumas comem praticamente só pinguins, outras praticamente só krill (uma espécie de camarão), e outras uma variedade que inclui lulas e alguns peixes antárticos.

FOCA LEOPARDO ANTÁRTIDA
FOCA LEOPARDO ANTÁRTIDA

Estes são animais muito inesperados, pois o seu comportamento pode mudar bruscamente, e, saindo de um simples olhar curioso podem vir em direcção às pessoas e atacar. São também muito brincalhonas. Sei de uma história que me contaram no barco, em que uma foca-leopardo agarrou uma pessoa e fê-la descer 75 metros para dentro da água em poucos segundos. Morte rápida.

Vídeo de focas-leopardo no gelo

Tenho agora um vídeo maior, em que podemos ver o comportamento das focas, umas deitadas a descansar, outras duas a patrulharem as águas e a controlarem o seu território tendo em conta alguns zodiacs que rodeavam o gelo.

Gosto muito de animais e para mim estar em contacto próximo a criaturas como estas é realmente inesquecível.

João Leitão VIAGENS no Instagram

Instagram Joao Leitao