Comer e Beber em Londres: Melhores Pubs e Restaurantes

ONDE COMER E BEBER EM LONDRES
ONDE COMER E BEBER EM LONDRES

Londres é muito mais do que Museus, palácios, monumentos famosos ou mercados. Uma das coisas mais gratificantes é poder experimentar uma das coisas mais características de Inglaterra: os seus pubs e cafés. Há inúmeros pubs em Londres, muitos com carácter histórico, restaurantes de géneros de todo o mundo, esplanadas e cafés.

A cidade de Londres é enorme. Escolher o melhor restaurante ou o pub mais cativante da cidade é uma tarefa quase impossível. Nesta página partilho consigo uma lista de melhores restaurantes e dicas dos mais famosos pubs de Londres.

DICA IMPORTANTE: Compre o London Pass para ter descontos em monumentos, museus, utilização gratuita da rede de transportes públicos e evitar longas filas para comprar bilhetes – compre o London Pass aqui.

Pubs & tavernas históricas

Histórico café De Hems Dutch Cafe Bar na zona da Chinatown de Londres
Histórico café De Hems Dutch Cafe Bar na zona da Chinatown de Londres

1- Lamb & Flag


Inserido no Covent Garden, o Lamb & Flag é considerado o mais antigo pub licenciado de Londres, licenciado desde 1623, mas cujo edifício data do tempo dos Tudor. Se puder, não deixe de conhecer este marco da capital londrina onde vai, literalmente, beber história. O saber nunca ocupou espaço…


2- Ye Olde Bell Tavern


Igualmente datando do século XVII, temos o Ye Olde Bell Tavern. Estabelecido em 1670 na The City, aqui vai encontrar uma muito decente selecção de cervejas. O ambiente, hoje mais moderno, perdeu um pouco do seu carácter histórico.


3- Ye Olde Cheshire Cheese


A não perder também, temos ainda na The City o Ye Olde Cheshire Cheese. Este pub rivaliza em antiguidade com o Lamb & Flag que, apesar de ter conhecido várias encarnações, já existe desde o século XIV! Aliás, neste pub pode sentir-se mais num museu do que numa taverna, já que são imensos os turistas que pululam os corredores a tirar fotos aos seus quartos históricos. O pub actual existe desde 1667 mas já existia no mesmo local, desde 1538, outro estabelecimento do género, a Horn Tavern. Antes disso, já no século XIII, o edifício de seis andares onde está instalado foi uma uma estalagem gerida pelas Irmãs Carmelitas. A taverna mantém-se fiel ao ambiente vivido em séculos anteriores e, à entrada, ainda se pode ler um sinal que indica “Só servimos senhores neste bar” ou “Gentlemen only served in this bar” – mas não se preocupem senhoras, esta regra não mais se aplica.


4- The Mayflower


Junto ao Tamisa, na Rotherhithe Street, encontra o The Mayflower, um pub com origem em 1550 e que celebra as aventuras marítimas e os piratas com os seus tectos decorados com cordas, espingardas, barcos modelo e roldanas penduradas.


5- Spaniards Inn


Isolado na fronteira entre Hampstead e Highgate, o Spaniards Inn exala um ar clandestino desde 1585. Celebrado na obra The Pickwick Papers de Charles Dickens, este pub londrino mantém uma aura muito original, com os seus tectos baixos e o mobiliário antigo em madeira.


6- The George Inn


Estabelecido em 1677, o The George Inn na Hight Street, em Southwark traça a sua origem já a 1543, quando era uma estalagem de beira de estrada. Possui várias salas, cada uma com um ambiente distinto e original, a fazer lembrar tempos antigos.


7- The George and Vulture Tavern


Em Cornhill, entre no The George and Vulture Tavern, uma taverna que existe desde os finais do século XV, numa zona de becos sombrios. O edifício original foi destruído no grande incêndio de Londres de 1666, mas foi reconstruído a partir da sua carcaça. O seu interior em madeira e as suas salas intimistas convidam a mais do que um copo e a procurar este espaço para um jantar mais demorado. Só está aberto durante a semana, mas entrar aqui é como viajar no tempo – desde a decoração aos pratos servidos, idênticos à ementa de há 100 ou 200 anos atrás e com preços mais acessíveis do que outros lugares mais turísticos.


8- Simpson’s Tavern


“The oldest chophouse in London”. Esta taverna não é para vegetarianos. Ainda em Cornhill, em Ball Court Alley, está instalada numa alameda escura esta casa onde tudo gira à volta da carne e à vontade do freguês. Abriu em 1757 e, em mais de 200 anos, muito pouco mudou.


9- The Prospect of Whitby


Mesmo junto ao Tamisa, um antigo antro de piratas, contrabandistas e malfeitores, o The Prospect of Whitby faz jus à sua história: conta com mastros inseridos na sua estrutura, barris antigos e volantes de barcos espalhados e mesmo um laço pendurado em frente ao balcão, a celebrar o infame juiz George Jeffreys – o “Juiz Enforcador”, que costumava beber ali depois de um intenso dia de trabalho… a enviar condenados para a forca. Anteriormente conhecido como Devil’s Tavern, ou Taverna do Diabo, está ali desde 1520.


10- The Grapes


Se quiser sentar-se com os locais, experimento o The Grapes, na Narrow Street. Não garanto que os habituais da casa, pouco acostumados a visitantes, lhe dêem muita conversa, mas vai encontrar um lugar com uma atmosfera genuína. Vale a pena a visita, nem que seja pela sua antiguidade (existe desde 1583).


11- Ye Olde Mitre Tavern


É possivelmente a taverna mais difícil de encontrar em Londres e, por isso, talvez uma das que valha mais a pena procurar. Em Holborn, procure esta taverna cujo interior se destaca logo pela colecção de centenas de bules e canecas penduradas no tecto. Inserido numa viela estreita, vai ter de estar atento para não a perder. Possui um balcão coberto de flores coloridas e, no seu interior, os barris servem de mesa. Uma gema escondida desde 1773.


12- Gordon’s Wine Bar


Definitivamente um dos bares londrinos a não perder: junto ao Tamisa, procure e entre no Gordon’s Wine Bar. Um bar um tanto elitista, numa cave de uma antiga casa do período georgiano, onde – em excepção à regra – não vai encontrar cerveja. Não vai ter falta é de selecção de vinhos por onde escolher, e pode mesmo matar saudades de um Vinho do Porto ou da Madeira, servido directamente do barril. Estabelecido em 1890, é mais antigo Wine Bar de Londres. Procure-o em Villiers Street, junto à represa do Tamisa.

Restaurantes e mercados

Não deve visitar Londres sem conhecer pelos menos alguns dos seus pubs e tavernas. No entanto, para o dia-a-dia, enquanto anda no bulício das visitas a museus, sítios históricos e outros locais de interesse, é mais simples e barato parar nos cafés e restaurantes de beira-de-estrada ou nos mercados.

Lembre-se que Londres é uma cidade muito grande e com uma oferta imensa e muito variada de restaurantes, cafés, bancas de comida rápida e muito mais! Não vai ter dificuldade em encontrar soluções e espaços à sua medida.

Se estiver no East End, procure a Whitechapel road, onde vai encontrar vários restaurantes de comida indiana a preços bem convidativos. Pode ver aqui um vídeo desta rua, onde encontra de tudo: lojas, bancas de rua, mesquitas – se se distrair até pode pensar que não está em Londres. Deixo-lhe duas sugestões: O Spice Grill & Café, um restaurante indiano, e o Ruchi, com comida do Bangladesh e que oferece vários pratos vegetarianos.

Para um serviço rápido e económico procure os restaurantes Wagamama, espalhados por toda a cidade. Já fui a estes restaurantes muitas vezes nas minhas viagens a Londres. Apesar de não ser propriamente um restaurante vegetariano, vai encontrar aqui muitos pratos à escolha e a bom preço (para Londres, pelo menos).

NOTA: Também vai encontrar refeições bem económicas nos mercados espalhados pela cidade.

Restaurantes e cafés em Londres


1- TortelliniCup


Com refeições de pequeno-almoço, almoço e jantar, está aberto todo o dia e oferece pratos a variar entre 2 e 7 euros. Pode encontrar restaurante, estilo fast food de comida italiana na Finchley Road, em Hampstead. Wifi-gratuito.


2- New London Café


Na St. Paul’s Road, este agradável café, com uma atmosfera muito acolhedora e com esplanada exterior, oferece refeições leves com preços a variar entre 4 e 11 euros.


3- Wassouf Lounge


Situado na zona oeste de Londres, afastado do centro, este restaurante oferece refeições a rondar os 10 euros, com um serviço rápido e simpático e comida fresca. Se passar por aqui, experimente.


4- Pellicci E


Fora da zona mais turística, mas ainda próximo do centro, no East End, encontra na Bethnal Green Road o Pellicci E, restaurante de fusão de cozinha italiana e britânica, onde pode pedir refeições bem saborosas por cerca de 10 euros por pessoa.


5- The Punjab


Encontra-o bem no centro de Londres, no Covent Garden, no número 80 da Neal Street. É um dos melhores e mais antigos restaurantes de comida indiana de Londres. O serviço pode ser por vezes demorado, mas a comida é muito boa e o preço convidativo, para quem quiser descansar dos restautes fast-food, das bancas de rua e dos mercados. Está aberto das 12h00 às 23h30 e os preços andam entre 15 e 20 euros.


6- The Yellow House Bar & Kitchen


No centro de Londres, mesmo à entrada do Southwark Park, na Lower Road, este bar-restaurante oferece comida variada, onde se destacam as deliciosas pizzas. Para quem prefere a cozinha vegetariana, também oferece uma razoável variedade de pratos. Preços por pessoa entre os 10 e 20 euros.


7- Vertigo 42


Se não sofre de vertigens, experimente este restaurante instalado no topo da Torre 42, um dos mais altos edifícios de Londres. Os preços são um pouco mais caros, entre os 30 e os 45 euros por pessoa, mas a vista sobre a cidade é fabulosa. Leve a máquina fotográfica e aproveite para tirar umas fotografias. Fica ou menos entre a The City e Witechapel, na Old Broad Street.
Para carteiras recheadas e ocasiões especiais


8- The Five Fields


Localizado em Chelsea, na rua Blacklands Terrace, este restaurante gourmet não é para todas as carteiras. Os preços podem rodar 100 euros por pessoa, mas o ambiente, a qualidade do serviço e os pratos são verdadeiramente únicos – desde os pratos principais às sobremesas tudo é impecavelmente preparado e apresentado. Para ocasiões especiais e em que o orçamento não seja um problema.


9- Restaurant Gordon Ramsay


Um restaurante de degustação, em que são apresentadas diversas pequenas porções. Aqui, o objectivo é experimentar um pouco de tudo. O restaurante pode ser caro – casais mais frugais poderão pagar uma conta de 200 euros, mas os mais descontraídos poderão facilmente ultrapassar os 1000 ou 1500 – mas a experiência é única. Definitivamente não é para todas as carteiras. Encontra-o na Royal Hospital Road, em Chelsea.


10- Bel Canto Restaurant


Se gosta de ópera, saiba que nesta casa os funcionários cantam enquanto o servem. Com preços a ultrapassar facilmente 100 euros por pessoa, não é para todos os gostos e, seguramente, todas as carteiras. No entanto, tanto o local, como o serviço e os pratos são impressionantes. Se puder, experimente. Em Bayswater Road, mesmo junto aos Kensington Gardens e Hyde Park. Já que está aqui, aproveite para visitar o Palácio de Kensington, que é a residência oficial do Duque e Duquesa de Cambridge.


11- The Foyer At Claridge’s


Muito cobiçado para o chá da tarde, este espaço localizado na Brook Street, na zona de Mayfair, também oferece jantares maravilhosos. Os preços podem chegar 200 euros por pessoa, mas tanto o lugar como o serviço é maravilhoso. Se estiver em Londres a celebrar uma ocasião ou aniversário especial, abra os cordões à bolsa e experimente!

João Leitão VIAGENS no Instagram

Instagram Joao Leitao