Como chegar a Londres? Avião, Comboio, ou Carro

COMO CHEGAR A LONDRES
COMO CHEGAR A LONDRES

Como chegar a Londres é uma pergunta muito pertinente. Saber qual o transporte que vai utilizar para chegar a esta cidade é muito importante porque faz com que possa organizar a sua viagem com antecedência.

DICA IMPORTANTE: Compre o London Pass para ter descontos em monumentos, museus, utilização gratuita da rede de transportes públicos e evitar longas filas para comprar bilhetes – compre o London Pass aqui.

Ir a Londres de avião, comboio ou carro


1- Ir a Londres de avião


Sendo uma das mais importantes cidades da Europa (e do mundo) Londres recebe, literalmente, voos de todo o lado. Tem seis aeroportos a servir a capital inglesa o que se traduz num entra e sai diário de centenas de milhares de pessoas no país. No total, são quase 400 mil pessoas que entram e saem de Londres diariamente por avião. A cidade recebe mais de 35 milhões de turistas por ano, o que corresponde a quatro vezes e meia da sua população total.

Heathrow e Gatwick são dois dos principais aeroportos de Londres. O primeiro fica a 24Km da cidade e o segundo a 46km. Com o de Heathrow pode apanhar o metro, comboio ou autocarro para o centro de Londres. A partir de Gatwick pode optar por comboio ou autocarro.

Se decidir ir de comboio, apanhe o Heathrow Express. São apenas 15 minutos de viagem para chegar ao centro de Londres. O metro e o autocarro têm viagens mais baratas do que o comboio, que é um dos transportes mais caros da cidade – além do táxi, claro! Heathrow é o principal aeroporto para os voos internacionais.

Buy tickets for the Heathrow Express train

De Gatwick a Londres são quase 50Km de distância. O comboio expresso parte de 15 em 15 minutos e demora cerca de 30 minutos a chegar à Victoria Station. Há uma ligação por autocarro ao centro de Londres em que é mais barata a viagem, mas demora cerca de uma hora.

Existe ainda o aeroporto de Stansted que fica a 56Km de Londres e que tem um comboio expresso que demora cerca de 45 minutos a chegar ao centro da cidade (Liverpool Street). Tem também um serviço de Airbus que demora cerca de 90 minutos. Stansted recebe muitos voos internos e também de companhias low cost, como a Ryanair, por exemplo.

Outro aeroporto é o de Luton a 50km (a norte) de Londres. Um autocarro faz a ligação a Luton Parkway de onde saem comboios para a capital. Os comboios demoram cerca de 35 minutos. De autocarro leva uns 90 minutos a lá chegar.

A estes quatro aeroportos juntam-se ainda outros dois: o London City Airport, para voos privados e que fica apenas a 10Km do centro da cidade e o de Southend, que fica a 64Km do centro de Londres e é o que tem menos movimento.


2- Ir a Londres de comboio (trem)


Zona da Estação de comboios (trem) Victoria e do Apollo Victoria Theatre em Londres
Zona da Estação de comboios (trem) Victoria e do Apollo Victoria Theatre em Londres

Mas não é só de avião que consegue chegar a Londres. Para quem não gosta de voar ou simplesmente prefere fazer a viagem de outra forma, existem as ligações ferroviárias com as principais capitais europeias.

Por exemplo, a partir de Lisboa fará primeiro a viagem até Madrid. Depois, na capital espanhola vai até Paris e desta cidade francesa segue para Londres. O comboio Eurostar demora cerca de 2 horas e 15 minutos a passar pelo Canal da Mancha, que une o continente europeu à ilha inglesa, até chegar a Londres.

Todas as linhas têm diferentes horários e pode escolher inclusive ficar uma tarde (ou um dia!) em Madrid e em Paris antes de partir para Londres. O bilhete de comboio de Lisboa para Madrid tem normalmente preços a rondar 57 euros (só ida), mas pode encontrar mais baratos ou mais caros, dependendo do horário.

Ainda tem outra alternativa que, em vez de ir de Lisboa para Madrid, sai em Hendaye (nos Pirenéus franceses) e daí continua com o TGV que vai até Paris e, depois, para Londres. O Sud Express, que sai de Lisboa, parte tanto de Santa Apolónia como da Estação do Oriente, assim como o Lusitânia Comboio Hotel que vai até à capital espanhola.

Para ir de Madrid a Paris vai ter de embarcar no Trainhotel Elipsos, com preços à volta dos 160€. Se quiser pode ter uma cama para dormir, acrescentando cerca de 170 euros, ou se comprar com antecedência pode conseguir uma cama por metade do preço. Compensa comprar estes bilhetes com algumas semanas de antecedência.

Quando chegar a Paris (Gare du Nord) vai ter de apanhar o comboio Eurostar, que passa pelo canal da Mancha, chegando a Londres (estação de Saint Pancras), em pouco mais de duas horas. O preço dos bilhetes varia, mas andam à volta dos 90 euros.

Saiba mais sobre o bilhete Londres Paris:

Buy Eurostar tickets here


3- Ir a Londres de carro


Rua Denmark Street em Londres
Rua Denmark Street em Londres

Uma opção para ir de carro até Londres é chegar aos portos de França ou Bélgica para apanhar o ferry boat, que o leva a Inglaterra. Uma das vantagens de ir de carro é poder parar à hora que quiser e conhecer outras cidades pelo caminho.

No entanto, o preço da gasolina e das portagens tem de ser bem medido, porque há viagens baratas para Londres de avião. Além disso, lembre-se que em Inglaterra conduz-se do lado esquerdo e isso pode ser complicado – pelo menos nas primeiras horas. No centro da cidade de Londres estacionar o carro é muito caro e é difícil arranjar lugar. Por isso, tem de ver bem se compensa estar a levar o carro de férias.

Outro inconveniente em levar carro: a viagem é muito mais longa, desgasta-o e tem de estar atento à estrada. Muitas vezes nem consegue apreciar as vistas e tem sempre de estar a pensar onde vai estacionar o carro. Além de que parte da viagem é feita em auto-estradas. Valerá a pena? Para quem não gosta de andar de avião, a resposta será sempre afirmativa, mas para quem puder escolher, depois de fazer contas, vai ver que não compensa levar o carro.

João Leitão VIAGENS no Instagram

Instagram Joao Leitao