Fim de semana em Londres: Roteiro diário passo-a-passo

FIM DE SEMANA EM LONDRES
FIM DE SEMANA EM LONDRES

Visitar uma grande cidade como Londres, que tem tanto para oferecer, pode ser difícil de organizar, especialmente se só tiver um fim de semana de viagem.

DICA IMPORTANTE: Compre o London Pass para ter descontos em monumentos, museus, utilização gratuita da rede de transportes públicos e evitar longas filas para comprar bilhetes – compre o London Pass aqui.

Fim de semana em Londres (dois dias)

Sexta-feira / primeira noite

Catedral de Southwark em Londres durante a noite
Catedral de Southwark em Londres durante a noite

Um pub por dia não sabe o bem que lhe fazia e, por isso, mal faça o check in (partindo do princípio que chega ao final do dia) vá directo para o t. É um dos mais antigos e icónicos pubs de Londres e fica bem no Covent Garden, uma das principais zonas de animação nocturna da cidade, ideal para um petisco tardio e uma cerveja. Depois de uma pint, ou duas, ou três… dê uma volta pelo Covent Garden. Se for a Londres por altura do seu aniversário, registe-se no website do pub, para ser recebido com uma bebida de oferta.

» Veja Londres de noite com um tour panorâmico de uma 1 hora e 25 minutos, organize a sua viagem com antecedência e compre o seu bilhete aqui.

Sábado / primeiro dia

Entrada do Museu Britânico (British Museum), fundado em 1753, foi o primeiro museu nacional público do mundo
Entrada do Museu Britânico (British Museum), fundado em 1753, foi o primeiro museu nacional público do mundo

Vamos começar pelo centro da cidade. A não ser que não seja mesmo pessoa de museus, não deixe de visitar dois dos mais importantes museus do país, o British Museum e o Natural History Museum. Estes museus são mesmo muito grandes, se for daquelas pessoas que gosta de ver tudo com tempo e atenção, se calhar é melhor ficar por um só, senão vai acabar por não ter muito mais tempo disponível.

Uma vez que os museus só abrem às 10h00 da manhã, se se levantar cedo aproveite para fazer uma caminhada matinal no Hyde Park (um dos mais famosos parques de Londres, a 500 metros do Museu de História Natural e 2km do Museu Britânico).

Depois do(s) museu(s), dê um salto até ao Brick Lane Market, em Whitechapel – um mercado de rua muito colorido e onde vai encontrar muitos restaurantes de comida indiana onde pode aproveitar para fazer uma refeição barata e saborosa. A partir do British Museum são mais de 4km de caminhada, por isso o melhor é mesmo apanhar um autocarro, se a fome já apertar.

Depois de almoço visite a Torre de Londres (London Tower), que já foi residência de reis e rainhas, prisão de figuras importantes e agora guarda a jóias da coroa (para além de uma colónia de corvos muito sui generis). São menos de 30 minutos a pé a partir do mercado, por isso aproveite para caminhar mais um pouco e ver a cidade com mais calma.

» Não perca tempo na fila dos bilhetes para a Torre de Londres, organize a sua viagem com antecedência e compre o seu bilhete aqui.

Entrada da Torre de Londres com o arranha-céus 30 St Mary Axe no fundo
Entrada da Torre de Londres com o arranha-céus 30 St Mary Axe no fundo

A seguir, atravesse a Tower Bridge – que é também uma das mais características estruturas de Londres. Caminhe junto ao Tamisa e visite o Tate Modern, a mais importante galeria de arte moderna de Inglaterra.

» Conheça Londres pelo rio Tamisa com um tour de barco estilo hop-on / hop-off, organize a sua viagem com antecedência e compre o seu bilhete aqui.

Continue em direcção a Westminster e apanhe um “voo” no London Eye, uma das maiores rodas gigantes do mundo. A volta dura 30 minutos e, quanto a cabine está no ponto mais alto, pode ver todo o centro da cidade. Aproveite para levar a máquina fotográfica e registar algumas imagens únicas.

» Não perca tempo na fila dos bilhetes para o London Eye, organize a sua viagem com antecedência e compre o seu bilhete aqui.

Torre da Ponte também conhecida comoTower Bridge
Torre da Ponte também conhecida como Tower Bridge

O tempo passa a voar e por esta altura já deve ser o final da tarde. Avance mais uns 3 ou 4 minutos junto ao Tamisa e atravesse a Westminster Bridge, que termina mesmo junto ao Palácio de Westminster e à sua Torre do Relógio (Clock Tower), que abriga o ainda mais famoso sino Big Ben. Se chegar no momento certo, pode ouvi-lo na mudança da hora.

Para o jantar, proponho uma das mais típicas tavernas de Londres, a apenas 2km do Palácio de Westminster, a Ye Olde Cheshire Cheese. Pelo caminho, aproveite para passar no nº. 10 da Downing Street, a residência oficial do primeiro-ministro britânico.

Claustro dentro da Westminster Abbey
Claustro dentro da Westminster Abbey

Depois de Jantar, tome um copo (se ainda houver vontade depois da taverna…) no Vertigo 42. Situado a quase 180 metros do solo, no prédio Torre 42 no nº 25 da Old Broad Street, oferece uma vista fabulosa da cidade de Londres. Fica a uns 7 minutos de autocarro da taverna e a pouco mais de 20 minutos a pé.

Domingo / segundo dia

Dia de fazer as malas. Para uma visita tão curta, não terá necessitado de muita coisa e, se tiver seguido os meus conselhos, terá levado somente uma mochila leve. Assim, ainda pode aproveitar bem o domingo, sem se preocupar com as malas.

Comece a manhã com uma visita ao Science Museum. A entrada é gratuita e pode observar muitas das maravilhas da imaginação humana, desde a revolução industrial aos primórdios da indústria aeronáutica. Depois, siga para um dos mercados de Londres, onde pode fazer umas compras de última hora e almoçar (ou então comprar alguma coisa para comer num dos muitos parques da cidade). Sugiro o Portobello Market, onde vai encontrar muitas peças vintage, além das lojas, como livrarias e espaços com artigos de música, artesanato e antiguidades.

Guarda Real montanha num show na Horse Guards Parade em Londres
Guarda Real montanha num show na Horse Guards Parade em Londres

Ir a Londres e não ver a residência oficial da rainha é como ir a Roma e não ver o Papa. Depois de almoço, vá até ao Palácio de Buckingham (uma hora de caminhada, atravessando o Hyde Park , ou cercas de 30 minutos de metro ou autocarro). Se tiver sorte, ainda vai assistir ao Render da Guarda dos Guardas da Rainha.

» Não perca tempo na fila dos bilhetes para o Palácio de Buckingham, organize a sua viagem com antecedência e compre o seu bilhete aqui.

João Leitão VIAGENS no Instagram

Instagram Joao Leitao