Mapa da Europa, Mapa Continente Europeu

MAPA DA EUROPA
MAPA DA EUROPA

Procura um mapa da Europa? Vamos lá então…


Nesta página você encontra:


  • Europa – introdução ao continente
  • Mapa Grande da Europa
  • Lista de Países da Europa
  • Mapa da Europa
  • Lista dos 10 maiores países da Europa
  • Lista dos 10 mais pequenos países da Europa
  • Mapa da Europa
  • Mapa Google da Europa

Europa – Introdução ao continente

Centro histórico de Praga na República Checa
Centro histórico de Praga na República Checa

A Europa é um dos continentes mais pequenos do planeta, contando com cerca de 7% da área territorial mundial. No entanto, a Europa acolhe cerca de 11% da população da Terra e é o segundo continente mais ocupado com cerca de 215 pessoas por km2, ficando atrás da Ásia que conta com 326 pessoas por km2.

  • Área Territorial da Europa: 7.769.964 km².
  • População da Europa: 742.500.000 (2013).
  • A maior cidade da Europa: Moscovo – com 16 milhões de habitantes, é a maior cidade do continente europeu – sendo a 2ª maior Istambul (Turquia) e a 3ª maior Londres (Inglaterra).

Veja também a página: Fotografias de Londres.

Mapa Grande da Europa

Mapa com todos os países do continente europeu
Mapa com todos os países do continente europeu

Composta por cerca de 50 países, a Rússia é o seu maior país (apesar de partilhar o seu território com a Ásia) e a área ocupada pela Cidade do Vaticano (Itália), o menor.

Neste continente estão incluídas várias ilhas: a Islândia, Sicília, a Grã-Bretanha (Inglaterra, Escócia, País de Gales), a Irlanda (Irlanda do Norte e a República da Irlanda), Malta, Chipre, etc…

A sul da Europa reside o Mar Mediterrâneo e o Mar Negro, a oeste do Oceano Atlântico e a norte, o Oceano Árctico.

Ao longo dos tempos manifestou-se um território repleto de eventos históricos que foram determinantes para a Europa que conhecemos hoje em dia.

O Homem instalou-se na Europa há cerca de 100.000 anos e a herança das antigas civilizações greco-romanas que floresceram neste continente, proporcionaram-nos muita cultura e conhecimento ainda utilizados na actualidade. A Europa foi o cenário das duas grandes guerras, a Primeira Guerra Mundial e a Segunda Guerra Mundial.

Veja também a página: Curiosidades do Continente Europeu.

Mapa da Europa

Mapa da Europa
Mapa da Europa com o nome dos países em inglês

Lista dos Países da Europa

Albânia, Alemanha, Andorra, Arménia, Bielorrússia, Bélgica, Bósnia-Herzegovina, Bulgária, Cazaquistão, Chipre do Norte, Chipre, Croácia, Dinamarca, Eslováquia, Eslovénia, Espanha, Estónia, Finlândia, França, Geórgia, Grécia, Holanda, Hungria, Irlanda, Islândia, Itália, Kosovo, Letónia, Liechtenstein, Lituânia, Luxemburgo, Macedónia, Malta, Moldávia, Mónaco, Montenegro, Noruega, Polónia, Portugal, Reino Unido, República Checa, Roménia, Rússia, Sérvia, Suécia, Suiça, Transnístria, Turquia, Ucrânia, Vaticano.

10 maiores países da Europa

  1. Rússia europeia – 3.847.077 km2
  2. Ucrânia – 576.628 km2
  3. França – 551.695 km2
  4. Espanha – 505.992 km2
  5. Suécia – 449,964 km2
  6. Alemanha – 357,168 km2
  7. Finlândia – 338,145 km2
  8. Noruega – 323,802 km2
  9. Polónia – 312,685 km2
  10. Itália – 301,318 km2

10 menores países da Europa

  1. Vaticano – 0.44 km2
  2. Mónaco – 1.92 km2
  3. San Marino – 61 km2
  4. Liechtenstein 160 km2
  5. Malta 316l km2
  6. Andorra – 468 km2
  7. Luxemburgo – 2586 km2
  8. Chipre – 9251 km2
  9. Montenegro – 13812 km2
  10. Eslovénia – 20273 km2

Veja também a página: Mapas dos Países da União Europeia.

Mapa da Europa

Mapa da Europa com os respectivos nomes dos países em português
Mapa da Europa com os respectivos nomes dos países em português.

Bandeira da Itália

BANDEIRA DA ITALIA
BANDEIRA DA ITÁLIA

Significado da Bandeira da Itália

» As cores da bandeira da Itália são o verde, o branco e o vermelho.

A Itália é um dos diversos países europeus que adoptou uma bandeira baseada no conceito da tricolor francesa, com três faixas verticais de iguais dimensões. No caso da Itália a faixa de esquerda é verde, a do meio é branco e a da direita é vermelha, sendo portanto muito idêntica à de Itália e passível de fácil confusão.

A tricolor italiana foi trazida para o que viria a ser Itália por Napoleão, em 1796, existindo bastante especulação sobre o significado da cor verde, que substituiu o azul da bandeira de França. Há quem diga que é uma alusão à verde ilha da Córsega, terra natal de Napoleão, mas outras teorias remetem para os uniformes da milícia de Milão ou para o verde enquanto cor da Lombardia.

Em 1797 era o pavilhão da República Cisalpina, mas há testemunhos que indicam que o conjunto de cores tenha sido adoptado antes, em 1794, por um grupo de estudantes revolucionários da Universidade de Bolonha, mas esta possibilidade é polémica.

Seja como for a tricolor italiana, com variações, tem vindo a ser usada desde o final do século XIX, mas o seu formato actual está em vigor apenas desde 1948.

A história da Itália está bastante marcada por muitas invasões e guerras, desde o ano 1000 a.C.. Este país com mais de trinta séculos de história foi ocupado por gregos, etruscos e cartagineses. O Império Etrusco consolidou-se até o Império Romano o ter conquistado e ter-se desenvolvido neste lugar.

Veja também a página: Bandeiras da Europa – Explicação Histórica e Significado das Cores.

Mapa Google da Europa

Pode navegar neste mapa com os cursores do lado esquerdo fazer zoom, puxar para os lados e escolher o modo em que quer visualizar o mapa: Terreno, Mapa ou Satélite (botões do lado direito).

Categorias Mapas

João Leitão VIAGENS no Instagram

Instagram Joao Leitao