Mosteiro Arménio de Amaras na Aldeia Sos no Alto Carabaque

Mosteiro Arménio de Amaras, Alto Carabaque
Mosteiro Arménio de Amaras na Aldeia Sos no Alto Carabaque
Sao Gregorio I O Iluminador
Sao Gregorio I O Iluminador
Eu e o Frank decidimos fazer um caminho diferente do resto do rali, e então ver algumas coisas dferentes fora do itinerário estabelecido pela organização.

Descemos então direcção Sul para ver alguns mosteiros interessantes no caminho para Stepanakert mas com um desvio de alguns kms fazendo a fronteira toda desde Agdam até à aldeia de Sos passando por Matumi.

Coordenadas GPS do Mosteiro: 39° 41′ 2.4″ N, 47° 3′ 25.2″ E

Perdido na aldeia de Sos está um mosteiro Apostólico Arménio chamado de Mosteiro de Amaras sendo este um dos locais cristãos de todo o Alto Carabaque. Conta a história e as crónicas do século V de Faustus Byuzand, que São Gregório I “O Iluminador” encontrou neste local uma igreja que mais tarde vinha a ser o Mosteiro de Amaras.

Parece que aqui foi onde o neto do São Gregório I, o São Grigoris (morreu em 338) foi enterrado. O túmulo com os restos do Santo ainda estão enterrados por debaixo da ábside da Igreja de Santo Grigoris datada do século XIX.

No século V, Mesrop Mashtots o inventor do alfabeto arménio abriu a primeira escola a ensinar este tipo de escritura que ainda hoje é um símbolo único da Arménia, o seu alfabeto peculiar e de formas interessantes.

O mosteiro foi saqueado no século XIII pelos mongóis, destruído em 1387 durante a invasão de Timur e demolido outra vez no século XVI.

Depois de ter sido construída um muro fortaleza à volta do mosteiro, este resistiu ao século XVII mas foi mais tarde abandonado quando na primeira metade do século XIX foi usado como fortaleza fronteiriça pelas tropas imperiais russas.

Mosteiro Arménio de Amaras, Alto Carabaque
Mosteiro Arménio de Amaras na Aldeia Sos no Alto Carabaque

Mapa Mosteiro de Amaras

Pode navegar neste mapa com os cursores do lado esquerdo fazer zoom, puxar para os lados e escolher o modo em que quer visualizar o mapa: Terreno, Mapa ou Satélite (botões do lado direito).

Fotografias Mosteiro Amaras no Alto Carabaque, Aldeia Sos em Nagorno Karabakh

Procura um Hotel na Arménia? Hotéis na Arménia

João Leitão VIAGENS no Instagram

Instagram Joao Leitao