Mosteiro Palcho em Gyantse, Tibete

Mosteiro Palcho em Gyantse Tibete
Fotografia da entrada do Mosteiro Palcho em Gyantse no Tibete
Mosteiro Palcho em Gyantse Tibete
Mosteiro Palcho em Gyantse Tibete
O Mosteiro Palcho fica situado na cidade tibetana de Gyantse.

Este mosteiro no Tibete é também chamado de Mosteiro Pelkor Chode. O Palcho é um complexo religioso com vários edifícios sendo os mais conhecidos o Mosteiro Tsuklakhang, a impressionante estupa Kumbum, e a enorme parede do tecido thangka tibetano.

Apesar de já haver um templo budista neste lugar no século IX, foi só no século XIV que os três edifícios existentes foram construídos.

Bilhete de entrada no Mosteiro Palcho

Bilhete de entrada no Mosteiro Palcho
Bilhete de entrada no Mosteiro Palcho

Imagem satélite do Mosteiro Palcho

Fotografias do Mosteiro Palcho em Gyantse Tibete

Mosteiro Tsuklakhang dentro do Mosteiro Palcho

Mosteiro Tsuklakhang dentro do Palcho MonasteryMosteiro Tsuklakhang: O Mosteiro Tsuklakhang é o templo principal de Palcho e foi mandado construir em 1418 pelo principe de Gyantse chamado Rabten Kunzang Phak. Este local é sagrado e o centro para a linha Sakya do budismo tibetano, já que esse mesmo principe era discipulo de Kedrub Je, um dos principais discípulos de Lama Tsongkhapa fundador da tradição Gelug do budismo tibetano e conhecido como o 1º Panchen Lama.

Estupa Kumbum dentro do Mosteiro Palcho

Estupa Kumbum dentro do Palcho MonasteryEstupa Kumbum: Kumbum quer dizer “Cem mil imagens sagradas”. Esta estupa pertencente ao complexo religioso do Mosteiro Pancho foi mandado construir em 1427. Tem 9 andares e cerca de 36 metros de altura. A cúpula do topo é de ouro. A Estupa Kumbum tem 77 capelas com pinturas budistas tibetanas. Apesar de algumas estátuas e pinturas terem sido destruídos pelos chineses, há muitas pinturas antigas do século XIV que sobreviveram e podem ser visitadas dentro de algumas capelas. Todo o edifício é decorado com pinturas de decoração tibetana. Do topo do Kumbum dá para ter uma vista muito bonita sobre a cidade de Gyantse.

Fotografias do Kumbum dentro do Mosteiro Palcho

Capela Sakya dentro do Mosteiro Palcho

Capela Sakya dentro do Palcho MonasteryCapela Sakya: Há ainda outro edifício que se pode visitar que é o Sakyapa, ou seja, uma capela do grupo dos Sakya. Os monges Sakya são também conhecidos como chapéus vermelhos.

Vídeo de pequena introdução ao Mosteiro Tsuklakhang e Estupa Kumbum

Procura um Hotel em Lhasa? Hotéis em Lhasa

João Leitão VIAGENS no Instagram

Instagram Joao Leitao