Mosteiro de Vardzia na Geórgia

A cidade gruta de Vardzia é um mosteiro caverna cavado na encosta da montanha Erusheli no sul da Geórgia, perto de cidade da Aspindza na margem do rio Mtkvari. Este magnifico local foi fundado pela rainha Tamar em 1185.

Durante a sua viagem à Géorgia você não pode perder este local já que é para mim um dos locais mais interessantes e bonitos para se ver na região.

Vista do rio do cimo da cidade gruta de Vardzia na Georgia
Vista do rio do cimo da cidade gruta de Vardzia na Georgia

Basicamente você tem uma enorme encosta de montanha rochosa toda cavada com centenas de grutas, que têm mosteiros dentro com pinturas com mais de 900 anos.

O mosteiro de Vardzia foi construído como proteção contra os mongóis e continha mais de seis mil apartamentos num complexo com mais de treze andares. A cidade incluía uma igreja, uma sala do trono e um complexo sistema de irrigação de terras com rega em terraços. Algo incrível e que tenho a certeza que o vai surpreender.

A cidade gruta de Vardzia na Georgia
A cidade gruta de Vardzia na Georgia

Um tremor de terra em 1283 destruiu mais de 2 terços desta cidade / mosteiro e fez cair tb todo o interessante e único sistema de rega.

Para se chegar a Vardzia pode apanhar uma das muitas marshrutkas diárias desde cidade de Akhaltsikhe.

Entrada do Vale de Mtkvari na Georgia
Entrada do Vale de Mtkvari na Georgia

E então? Não quer visitar este mosteiro do século 12 e uma cidade esculpida numa falésia com vista para um impressionante desfiladeiro e rio?

Nesta zona não perca também o Castelo de Khertvisi, O Mosteiro de Sapara e ainda um outro mosteiro escavado na montanha, o Vanis Kvabebi, não muito longe de Vardzia, fica do outro lado do rio.

Castelo de Khertvisi na Georgia
Castelo de Khertvisi na Georgia

Fotografias do Mosteiro de Vardzia na Geórgia

Procura um Hotel na Geórgia? Hotéis na Geórgia

Categorias Geórgia

João Leitão VIAGENS no Instagram

Instagram Joao Leitao