Viajar na Polónia • Guia de Viagem

Mapa da Polónia no Mundo
Mapa da Polónia no Mundo

República da Polónia

  • Capital: Varsóvia.
  • Língua oficial: Polaco.
  • Presidente: Andrzej Duda.
  • Primeiro-ministro: Donald Tusk.
  • População 2011: 38.441.588 habitantes.
  • Moeda: Zloty.
  • Área Total: 312.679 km².
  • Fuso horário: UTC ­+1, +2.
  • Código telefónico internacional: +48.
  • Clima: Clima temperado.
  • Visto: Não é preciso visto para a Polónia. É um país da União Europeia.
  • Fronteiras: Alemanha, República Checa, Eslováquia, Ucrânia, Bielorrússia, Rússia, Lituânia.
Viajar na Polónia • Guia de Viagem 1

Locais a não perder numas férias na Polónia: Cracóvia, Gdansk, Torun, Varsóvia, Poznan, Czestochowa, Malbork, Auschwitz, Montanhas Tatra, Floresta de Bialowieza, Dunas de Slowinski, Lublin.

A Polónia é um país fascinante para passar férias. Viajei um pouco por todas as regiões, fazendo mais de 10 viagens por este país da Europa de Leste. A Polónia é um país que conheço muito bem.

Já viajei extensamente na Polónia de mochila, de carro, de autocarro, e muitas vezes de comboio (trem). É um país com muita história, com paisagens muito bonitas e um povo muito simpático.

Aproveitei para visitar a Polónia pela primeira vez durante o meu primeiro Interrail, no Verão de 2001. Desde essa altura fiz outras viagens para descobrir cada vez mais, algum outro recanto e destino interessante.


Quando viajar na Polónia


Para saber quando ir de férias à Polónia você precisa de se informar um pouco melhor acerca das suas estações e clima. A melhor altura para visitar a Polónia é entre os meses de Maio e Setembro, quando as temperaturas são mais quentes e os dias são mais longos.

O clima da Polónia é temperado continental, onde o Verão tem uma duração muito curta e o Inverno é rigoroso e longo, chegando a atingir temperatura mínimas de -20º C. Os Verões são quentes, com temperaturas que rondam entre os 20º C e os 27º C. Ocorrem chuvas durante o ano todo.


História da Polónia


A história da Polónia conta que este país começou por ser habitado por povos germânicos entre os séculos V e VI, o qual foi ocupado por tribos eslavas, instaladas nas Bacias de Óder e do Vístula. Foi com o Chefe dos Polanas – Mieszko I, que se instalou o cristianismo neste território. No século XIII, os Mongóis atacaram a Polónia, tal como os Germânicos e os Judeus, fazendo com que os Eslavos colonizassem esta região. A Polónia saiu derrotada da guerra envolvida com a Rússia, com a Suécia e com o Brandeburgo no século XVII, continuando mais tarde com o Império Otomano, abrindo portas para desentendimentos religiosos, caracterizada por perseguições a protestantes e ortodoxos católicos gregos. Após muitas guerras e conflitos, a França e o Reino Unido apoiaram a Polónia em caso de ataque, o qual foi necessário aquando da invasão por parte da Alemanha no dia 1 de Setembro de 1939, que deu origem à Segunda Grande Guerra. Desde o ano 1991 que existem neste país eleições livres e multipartidárias.


Geografia da Polónia


A geografia da Polónia conta com a área territorial de 312 685 Km2, um dos maiores país da Europa, localizado na Europa Central. Este país faz fronteira a Nordeste com o enclave de Kaliningrado e com a Lituânia, a Leste com a Bielorrússia e com a Ucrânia, a Sul com a Eslováquia e com a República Checa e a Oeste com a Alemanha, tal como é um país banhado a Norte, com o Mar Báltico. O cenário paisagístico aqui presente é composto, principalmente, por zonas bastante planas, exceptuando o Sul do país, que é bastante montanhoso, onde o ponto mais alto encontra-se no Monte Rysy com 2 499 metros de altitude. Faz parte da Grande Planície Europeia, com uma altitude média de 173 metros. Os principais rios atravessam o país de um lado ao outro e os seus nomes são o Rio Vístula, o Rio Óder, o Rio Varta e o Bug Ocidental.


Cultura da Polónia


A cultura da Polónia tem muita influência nos primeiros eslavos, tal como nas tradições e costumes germânicos, latinos e bizantinos, em conjunto com os pequenos grupos étnicos presentes neste território. Este povo é bastante acolhedor e anfitrião, adora receber estrangeiros, tal como mostra-se bastante receptivo para conhecer e acompanhar as condutas artístico-culturais de outros países. No que toca à Música, a Polónia tem uma panóplia de estilos musicais presentes na sua sociedade, sendo que o nome mais destacável é sem dúvida o de Chopin. No entanto, podemos encontrar um rico catálogo de projectos musicais que vão da música folclórica, ao Rock/Pop ou ao Hip-Hop. Os polacos têm uma forte ligação com o Futebol, onde as equipas mais veneradas são o Wisla Kraków e o Legia Warsaw, embora gostem de participar noutros desportos como o Voleibol, Andebol, Rally ou o Rugby.


Turismo na Polónia



Mapa Político da Polónia



Comboios Internacionais para a Polónia

Comboio Berlim até Varsóvia


Comboio Berlim até Varsóvia, Comboio Alemanha até Polónia
Comboio Berlim até Varsóvia, Comboio Alemanha até Polónia

Já por várias vezes apanhei o comboio Berlin-Warszawa Express, desde a capital da Alemanha até à capital da Polónia ou vice-versa. A viagem dura poucas horas e é num comboio muito bom. Sai de Berlim Ostbf no comboio da manhã às 6:40 e chega a Varsóvia Central às 12:25, um pouco depois do meio-dia.


Informação prática


Itinerário

  • Berlim – Hbf -> 5km
  • Berlim Ostbahhof -> 80km
  • Frankfurt (Oder) -> 23km
  • Rzepin -> 53km
  • Swiebodzin -> 103km
  • Poznan Gl.-> 100km
  • Konin-> 79km
  • Kutno -> 127km
  • Warszawa Centralna
  • TOTAL KM = 570km

Preço

45 EUROS

Horários

Berlim Ostbf – Warszawa Centralna – COMBOIO das 04:47 – Directo

Saída: Berlim 04:47 – Chegada: Varsóvia 10:35
Duração da viagem: 5:48

Berlim Ostbf – Warszawa Centralna – COMBOIO das 06:40 – Directo

Saída: Berlim 06:40 – Chegada: Varsóvia 12:20
Duração da viagem: 5:40

Berlim Ostbf – Warszawa Centralna – COMBOIO das 16:40 – Directo

Saída: Berlim 16:40 – Chegada: Varsóvia 22:20
Duração da viagem: 5:40

Pesquisa de comboios online: Para mais informações nos horários visite o site da PKP companhia de transportes férreos Polacos em www.pkp.pl ou para ir directo à página de buscas em inglês clique aqui: Timetable PKP


Comboio Lviv até Przemysl


Todos os dias há dois comboios desde Lviv Ucrânia até Przemysl na Polónia (Lvov – Przemysl Glówny).

  • Um que sai de Lviv às 7:19 da manhã que chega à Polónia às 09:26
  • Outro que saí de Lviv às 23:59 da noite e chega à Polónia às 1:18 da manhã.

Eu vivi em Lviv durante meio ano, por isso recorrei muitas vezes a fazer este percurso, podendo escolher entre comboio e autocarro. Depois de alguma pesquisa na Internet, dei conta que toda a gente se queixava de uma coisa: Passagem de fronteira Ucrânia – Polónia e vice-versa. Esta fronteira é muito problemática em contrabando de tabaco e bebidas alcoólicas por isso a carga policial e a inspecção de alfândega é maior que a normalidade.

Muita gente prefere ir de autocarro, passar a fronteira a pé, e, novamente apanhar ou um táxi ou mini-bus até ao destino final seja este Lviv ou Przemysl. Este comboio é o que faz o percurso Kiev até Przemysl.

Preço bilhete comboio: 152 Ukrainian grivnas = 14.3 Euros