Como Reservar Hotel pela Internet – Instruções passo-a-passo

COMO RESERVAR HOTEL PELA INTERNET
COMO RESERVAR HOTEL PELA INTERNET

Reservar um hotel pela Internet pode parecer difícil para quem não está habituado.

Na verdade é muito fácil, tão simples que o mais difícil é escolher o hotel onde vai ficar e não propriamente o acto da reserva em si. Hoje em dia, os sites de reservas estão pensados e preparados para serem intuitivos, simples e de fácil entendimento.

Existem muito sites que congregam várias propostas de alojamento, mas sem dúvida que o melhor é o Booking.com.

Por norma, reservar um hotel pela Internet fica mais barato do que por uma agência ou directamente com o hotel. Há muitos casos em que os hotéis podem ter promoções temporárias só para clientes da Internet, em que o alojamento fica mais barato se reservado online.

Como pesquisar alojamento?

Voltando à reserva de hotéis online, é muito simples. Habitualmente, os sites põem por ordem de custo as sugestões e você pode seleccionar do mais barato para o mais caro.

Toda a gente quer preços baixos, mas verifique sempre as opiniões dos outros clientes que passaram pelo espaço de alojamento, para se certificar de que vale apena. Com as opiniões dos outros viajantes há-de encontrar o que quer saber sobre o espaço – se é ruidoso, bem ou mal limpo, como é serviço, etc.

A não ser que esteja com uma mega promoção, os mais baratos são sempre locais mais afastados do centro e, por vezes, o preço que vai poupar no hotel vai acabar por gastar em transportes para chegar ao centro da cidade – perde dinheiro e tempo que é precioso em férias!

As promoções costumam vir no topo das páginas, bem à vista de todos, e é preciso perder algum tempo na pesquisa. Saber o sítio onde quer ficar, se tem internet, pequeno-almoço incluído, estacionamento, entre outras coisas – está tudo lá explicado e discriminado. Vá pesquisando aos poucos.

Muitas vezes surgem promoções que exigem o pagamento imediato (por cartão de crédito ou Paypal) mas, em muitos casos, pode desistir da reserva sem perder dinheiro nenhum. Verifique sempre se diz “cancelamento gratuito”. Assim, poderá reservar e mesmo assim continuar à procura de outro local ainda melhor.

Se não encontrar melhor, fica já com o primeiro garantido. Assim, terá sempre a segurança de já ter onde ficar, podendo continuar à procura do local perfeito para as sua viagem.

Além dos preços mais geralmente mais baixos, e da comodidade de poder estar em casa a escolher o hotel, as reservas online permitem também escolher entre uma variedade muito grande de alojamento. Há de tudo, desde hostels a hotéis de cinco estrelas e pode ainda encontrar alguns sites que incluem voo e alojamento em que fique mais barato reservar as duas coisas juntas do que em separado. Também pode, e deve, verificar online se o hotel que está incluído nesse pacote é bom ou mau.

É seguro reservar online?

Muita gente tem medo de fazer a reserva online por variadas razões. Uma delas é como saber se o hotel escolhido recebeu a sua reserva através do site. É muito simples: depois de fazer a reserva, envie um mail directamente para o hotel e vai receber a confirmação que estarão à sua espera na data pretendida. Também a maioria dos hotéis só cobra o valor no dia de chegada.

Se desconfia dos preços baixos das reservas online, não se preocupe. Não vai ser tratado abaixo do que merece só porque pagou menos. São geralmente quartos reservados para promoções, para atrair novos clientes, de hotéis menos conhecidos e que querem conquistar clientes. Tenha em conta que nas épocas baixas os preços são ainda mais convidativos.

João Leitão VIAGENS no Instagram

Instagram Joao Leitao