Viajar na Rússia • Guia de Viagem

Federação Russa

  • Capital: Moscovo.
  • Língua oficial: Russo e 31 línguas cooficiais.
  • Presidente: Vladimir Putin.
  • População 2011: 142.914.136 habitantes.
  • Moeda: Rublo.
  • Área Total: 17.075.200 km².
  • Fuso horário Rússia: UTC +3 a +12. A Rússia tem 11 fusos horários.
  • Código telefónico internacional: +7.
  • Clima: Continental e polar.
  • Visto: É preciso visto para portugueses. Não é preciso visto para brasileiros.
  • Fronteiras: China, Mongólia e Coreia do Norte, Noruega, Lituânia e Polónia, Finlândia, Estónia, Letónia, Bielorrússia, Geórgia, Azerbaijão, Ucrânia, Cazaquistão.
Viajar na Rússia • Guia de Viagem 1

Locais a não perder numas férias na Rússia: Moscovo, São Petersburgo, Kazan, Irkutsk, Vulcões de Kamchatka, Kizhi, Lago Baikal, Novgorod, Montanhas Douradas do Altai, Vladimir, Suzdal, Yaroslav, Convento de Novodevichy.

A Rússia é um país fascinante para passar férias. Já viajei três vezes neste país e espero poder voltar brevemente.

Nas três vezes de viagem na Rússia fui sempre com carro próprio. Na primeira vez guiei cerca de 5000 km entrando pela Finlândia em Fevereiro 2005, na segunda vez entrei pela Geórgia em Maio 2012 e saí pelo Cazaquistão e a terceira e última vez atravessei a Rússia com uma auto-caravana, desde a fronteira da Ucrânia até ao Cazaquistão.


Quando viajar na Rússia


Para saber quando ir de férias à Rússia você precisa de se informar um pouco melhor acerca das suas estações e clima.

A melhor altura para visitar a Rússia é durante os meses de Verão, pois como estamos perante um país multi climático, é a estação que a nível geral é a mais agradável.

O clima da Rússia é caracterizado pelos quatro climas, pois como este país abrange quase metade da Europa e um terço da Ásia, podemos dizer que a Rússia tem um clima árctico, subárctico, temperado e subtropical.

A região mais a Norte, ou mais propriamente, a Sibéria, é a mais fria, onde as temperaturas chegam a atingir os 50º C negativos.

No entanto, no Sul, o clima é mais quente, existindo zonas onde as temperaturas mínimas atingem apenas os -8º C. Os Verões são curtos e quentes, a Primavera tem temperaturas amenas e os Invernos são rigorosamente frios.


História da Rússia


Locais UNESCO na Russia
Locais UNESCO na Russia

A história da Rússia tem registos dos primeiros povos indo-europeus e uralo-altaicos aqui existentes desde o século II a.C., embora só no século VIII, se conheça uma civilização (Rus) com bases organizacionais.

Durante o domínio Mongól, Moscovo foi o centro político nesta região, uma vez que se localizava num ponto estratégico onde, para além de existirem terras agrícolas muito importantes e outras produções de arte-factos, ligava-se aos principais rios ali navegáveis. No tempo da Rússia Czarista havia muita pobreza, uma vez que o Czar tinha poder absoluto e o povo era subjugado às suas leis anti-democráticas. Mas ainda assim, levou o país à Segunda Guerra Mundial, o que trouxe ainda mais prejuízo ao país e ao seu povo.

Depois de imensos motins, a Monarquia caiu em 1917, dando resultado a uma revolução por parte dos Bolcheviques, liderados por Lenine, que implementaram o socialismo. A URSS foi criada após a revolução, permitindo um crescimento económico exponencial para o pais.


Cultura da Rússia


A cultura da Rússia é o resultado de um conjunto de uma sociedade repleta de muitos grupos étnicos, uma vez que existem cerca de 160 grupos distintos presentes no país, que contribui para a sua diversidade cultural. Sem dúvida que a Rússia é um dos países mais importantes da Europa, quer a nível histórico, natural e cultural.

Podemos encontrar grupos eslavos ortodoxos, tal como tártaros e bashkires, nómadas budistas buriates e calmucos, povos xamânicos da Sibéria, povos habitantes do Cáucaso do Norte e povos fino-úgricos da Região Noroeste e do Volga.

O artesanato conhecido no mundo inteiro, dá destaque aos brinquedos matrioskas e dymkovo, à cerâmica gzhel e às miniaturas de palekh.

Ao nível do vestuário, os homens usam o caftan, a korovorotka e a ushanka e as mulheres usam o sarafan e o kokoshnik. A Música é muito folclórica, onde utilizam instrumentos típicos como o gusli, a balalaika ou a garmoshka. A sauna russa é muito apreciada pelo seu povo e pelos visitantes, um banho de vapor quente cujo o nome é banya.

Eu tenho uma atracção muito grande por países eslavos e especialmente pela Rússia. Gosto da comida, das pessoas, da arquitectura, da música e também da língua. Sempre que posso tento melhorar o meu conhecimento do idioma e aprender russo.


Turismo na Rússia



Em que continente fica a Rússia


Se você se pergunta em que continente fica a Rússia, então agora já sabe:

  • A Rússia é um país trans-continental na Europa e na Ásia.

A geografia da Rússia conta com a área territorial de 17 075 200 Km2, sendo que este país fica situado na Europa Oriental, tal como na Ásia.

Este país é banhado a Norte pelo Oceano Árctico, a Leste pelo Oceano Pacífico e na parte meridional pelos mares Negro e Cáspio. Faz fronteira a Oeste com a Noruega, com a Finlândia, com a Letónia, com a Lituânia, com a Bielorrússia e com a Ucrânia, tal como faz com a Geórgia, o Azerbaijão, o Cazaquistão, a China, a Mongólia e a Coreia do Norte.

Regiões geográficas da Rússia

A Rússia é o maior país do mundo e está dividido por seis regiões geográficas.

  1. a região de Kola-Carélia, localizada no Noroeste da Rússia,
  2. a região da Planície Russa, uma extensão da Planície Oriental Europeia,
  3. a região nos Montes Urais, uma série de planaltos e montanhas de baixa altitude,
  4. a Planície Siberiana Ocidental, a maior região russa com um dos maiores pântanos do mundo,
  5. o Planalto da Sibéria Central, o qual regista altitudes entre os 300 e os 700 metros,
  6. e a região montanhosa e vulcânica do Sul e a Leste, com altitudes acima dos 3000 metros, onde o ponto alto é o Vulcão Klyuchevskaya.

Celebrações e Feriados na Rússia


  • 1 de Janeiro – Dia de Ano Novo
  • 7 de Janeiro – Natal Ortodoxo
  • 23 de Fevereiro – Dia do Defensor da Pátria
  • 8 de Março – Dia da Mulher
  • 1 de Maio- Dia do Trabalhador
  • 9 de Maio – Festa da Grande Vitória na Guerra Patriótica
  • 12 de Junho – Dia da Rússia
  • 4 de Novembro – Festa da Unidade Nacional
Categorias Rússia