Sudão: Apresentação do país, História, Geografia e Cultura

VIAGEM SUDAO
VIAGEM SUDÃO

A história do Sudão

Sudão: Apresentação do país, História, Geografia e Cultura 1A história do Sudão assenta na milenar civilização núbia, que durante séculos lutou pela sobrevivência face ao poderoso vizinho, o Egipto. Esta civilização remonta ao século XX a.C. e deu origem a múltiplos reinos de dimensões e coesão variável até desaparecer em definitivo em 1504, com o último dos reinos núbios a ser dividido entre o Egipto e o sultanato de Sennar.

O século XIX é marcado pelas revoltas contra os britânicos que entretanto, na sequência da derrota de Napoleão, passaram a controlar esta parte do mundo. Esta tentativa foi gorada e a partir de 1898 o Sudão volta ao domínio inglês. Apenas depois da II Guerra Mundial, já em 1956, o Sudão obtém a sua independência.

A geografia do Sudão

A geografia do Sudão simplificou-se com a divisão que resultou de quase 50 anos de guerra civil e da independência do Sudão do Sul. Agora o deserto domina a paisagem do país, ocupando a maior parte do centro e a totalidade do norte do Sudão. Apenas nas áreas mais a sul ocorre alguma precipitação e o clima oscila entre o subtropical e o tropical. O Nilo é o elemento geográfico dominante no Sudão: o rio funciona como meio de transporte essencial e fornece água a um país onde praticamente não chove nas áreas mais habitadas e energia eléctrica.

A cultura do Sudão

A cultura do Sudão é influenciada pelo Islão, que trouxe uma língua e uma religião comum às populações do que é agora o Sudão. Mas esta uniformidade é um pouco ilusória: o Sudão é habitado por 570 tribos e a sua população fala 145 línguas diferentes. A cultura árabe é importante mas não exclusiva. Existem importantes traços da presença egípcia e do mundo núbio pré-Islâmico, ou seja, anterior ao século XIX. Mesmo a presença europeia deixou marcas, como a utilização generalizada da gaita-de-foles trazida pelos britânicas, e que hoje é muito popular na música tradicional sudanesa.

Locais UNESCO no Sudão

Estes são alguns dos melhores destinos para visitar no Sudão. Os locais UNESCO Património Mundial no Sudão são locais protegidos pela sua importância cultural ou natural.

Locais inscritos na Lista do Património Mundial no Sudão:

  • Gebel Barkal e os lugares da região de Napatan
  • Lugares Arqueológicos da Ilha de Meroé
  • Parque Nacional Marítimo de Sanganeb e Baía de Dungonab
  • Parque Nacional Marítimo da Ilha de Mukkawar
Categorias Sudão

João Leitão VIAGENS no Instagram

Instagram Joao Leitao