Vídeo Canto litúrgico Ortodoxo, Mosteiro Haghpat, Arménia

Uma das coisas que me fascina mais sobre os países do leste europeu é a religiosidade e misticismo presentes dentro dos mosteiros e igrejas ortodoxas. Há sempre incenso e velas a arder e mais ou menos sempre presente alguém a cantar, quer seja por gosto próprio tal como o senhor no vídeo em baixo que veio com a família e deu um pouco de si e da sua voz (de certeza que ele esteve estudos disso).

O Canto litúrgico Ortodoxo é simplesmente lindo de se escutar por isso sempre que tenha oportunidade de entrar numa igreja, catedral ou mosteiro ortodoxo e um padre estiver num momento de canto litúrgico, sente-se a aproveite o momento.

A Igreja Ortodoxa (Igreja Católica Apostólica Ortodoxa ou também chamada de Igreja Ortodoxa Oriental) é uma Igreja cristã que se separou da Igreja Católica Romana no ano de 1054. A sua doutrina é muito semelhante à da Igreja Católica, sendo uma das principais diferenças o de desconsiderar a liderança papal, embora presta-lhe respeito.

Vídeo Canto litúrgico Ortodoxo, Mosteiro Haghpat, Arménia
Vídeo Canto litúrgico Ortodoxo, Mosteiro Haghpat, Arménia

Um pouco de História da Igreja Ortodoxa

O Primeiro Concílio de Niceia em 325, estabelece a Pentarquia, em que a Igreja foi organizada sob cinco patriarcas, os bispos de Jerusalém, Antioquia, Alexandria, Constantinopla e Roma, sendo o Bispo de Roma considerado o “primus” (primeiro) entre os patriarcas, embora muitos interpretem esse título como o “primus inter pares” (primeiro entre iguais). Porém, quando a residência do Imperador e do Senado foi transferida para Constantinopla (em 330 d.C), o papado por consequência perdeu influência e especialmente o Bispo de Constantinopla, teve sua autoridade aumentada consideravelmente sobre as igrejas orientais, embora Roma continuasse tendo uma autoridade especial devido à sua ligação com São Pedro.

Uma série de dificuldades complexas (disputas doutrinárias, Concílios disputados, a evolução de ritos separados e se a posição do Papa de Roma era ou não de real autoridade ou apenas de respeito) levaram à divisão em 1054 que dividiu a Igreja entre a Igreja Católica no Ocidente e a Igreja Ortodoxa no Leste (Grécia, Rússia, Anatólia, Síria, Egipto, etc.). A esta divisão chama-se o Cisma do Oriente. Ler mais aqui: Igreja Ortodoxa Espero que gostem do vídeo. Comentem. Obrigado.

Canto litúrgico Ortodoxo

Procura um Hotel em Yerevan? Hotéis em Yerevan

João Leitão VIAGENS no Instagram

Instagram Joao Leitao