Viagens de Grupo

O que fazer em Éfeso Turquia

Categorias Turquia Etiquetas
O que fazer em Éfeso
O que fazer em Éfeso

No Verão de 2003 tive a oportunidade de visitar a Turquia pela primeira vez. Durante a minha viagem de comboio com um bilhete interrail pela Europa, e, a partir de Istambul, aluguei um carro e desci a costa Oeste da Turquia para explorar vários dos seus lugares mais famosos. Éfeso foi um dos tais lugares que visitei, e dos que ficaram marcados nas minhas memórias de viajante. Mas, o tempo passa e as memórias esvaem-se. Éfeso foi então como muitos outros locais, vitima do meu esquecimento devido ao excesso de viagens dos últimos anos.

BIBLIOTECA DE CELSO EM EFESO

“Porém, uma coisa ficou sempre consciente: voltar a Éfeso um dia mais tarde.”

E foi isso que aconteceu. Graças a Blogger Casting, e a convite do Governo da Cidade de Izmir (Esmirna), através da Agência de Desenvolvimento de Izmir (Izmir Development Agency) tive a recente oportunidade de voltar a Éfeso. Devo dizer que depois de três dias a visitar a Província de Esmirna, fiquei maravilhado pela quantidade de locais que há para visitar, e, além de Bergama, Pergamon, Sirince e Esmirna (Izmir), tive uma visita guiada pela cidade greco-romana de Éfeso.

Efeso cidade antiga
Antiga cidade de Éfeso, não consigo tirar as mãos de ti…

Vamos aprender um pouco mais acerca deste local, enquanto que dou também algumas pequenas achegas acerca da minha experiência pessoal.

Curiosidades rápidas de Éfeso

  • Éfeso foi construída no século X aC
  • É Património Mundial da Humanidade desde 2015
  • Éfeso vem citada no livro bíblico do Apocalipse
  • Situa-se na Província de Esmirna no sudoeste da Turquia
  • A cidade cresceu muito depois de cair sob o controle de Roma em 129 aC
  • Foi a segunda maior cidade do Império Romano, só perdendo para Roma
  • Chegou a ter uma população de 300 000 habitantes
  • O Imperador Augusto, fundador do Império Romano, fez de Éfeso a capital da Ásia Menor em 27 aC
  • O Templo de Ártemis em Éfeso é uma das Sete maravilhas da Antiguidade Clássica
  • Os edifícios mais famosos de Éfeso são o Teatro de Éfeso, Templo de Ártemis, o Túmulo de João, o Evangelista na Basílica de São João, e a Biblioteca de Celso
  • A cidade foi destruída pelos godos em 263 dC
CIDADE GRECO-ROMANA DE ÉFESO
CIDADE GRECO-ROMANA DE ÉFESO

A história da Turquia remonta ao Período Paleolítico, nas grutas habitadas de Kemer em Antalya. Na Idade do Bronze já existiam algumas cidades, sendo que Alacahoyuk e Hattusas funcionavam como importantes centros religiosos. O povo Hitita, proveniente do Cáucaso, dominou toda esta região a partir do ano 2 000 a.C., estabelecendo uma cultura muito própria. Outros povos entraram em cena, nomeadamente os Gregos, os Medas, os Frígios, os Persas, os Helenos, os Romanos, os Bizantinos, e por último, os Otomanos, os quais ficaram no poder desde o ano 1300 até 1923. Podemos afirmar que este país é um surpreendente palco da história da civilização.

Instagramming desde Éfeso


 

Library of Celsus in Ephesus incredible ancient city #Izmir @visit.izmir #travel

A post shared by NOMAD REVELATIONS?TRAVEL BLOG (@joaoleitaoviagens) on

 

As Ruínas de Éfeso na Turquia são um lugar cheio de história, e uma das mais importantes da Antiguidade.

Vários povos disputaram esta cidade, e ilustres figuras históricas passaram por aqui, tais como Alexandre O Grande, Cleópatra, os apóstolos São Paulo e São João e a própria Virgem Maria que se crê ter aqui vivido até à sua morte. De facto crê-se que a casa da Virgem Maria esteja construída no cimo do Monte Bülbül Dagi, a 9 quilómetros de Éfeso. Este local foi convertido em santuário e recebe milhões de visitantes anualmente. Durante a minha viagem a Izmir, também visitei este lugar de culto.

Excursões em Éfeso

A cidade greco-romana de Éfeso

A cidade de Éfeso, propriamente dita, foi um importante centro filosófico e cultural da Antiguidade, daí a Biblioteca de Celso ser dos principais edifícios da cidade e que ainda conserva parte da sua lindíssima fachada.

BIBLIOTECA DE CELSO
BIBLIOTECA DE CELSO

Do Templo de Artemis (a Deusa principal de Éfeso pois crê-se ter aqui nascido) que foi um dos monumentos mais grandiosos de Éfeso, pouco resta. A cidade foi reconstruída quatro vezes devido a terramotos e investidas de invasores.

CIDADE DE EFESO
CIDADE DE ÉFESO

Éfeso tinha um importante porto marítimo, o que parece difícil de acreditar pois actualmente a cidade fica a 5 km do mar. Éfeso é uma das sete igrejas do mundo antigo mencionadas no livro do Apocalipse.

O que gostei mais?

EÉFESO TURQUIA
ÉFESO TURQUIA

Gostei do ambiente histórico que se faz sentir neste lugar. É um autêntico regresso ao passado, em que deambulamos pelas ruas e recantos deste complexo arqueológico como que se de lá pertencêssemos.

BIBLIOTECA DE CELSO EM EFESO
BIBLIOTECA DE CELSO EM ÉFESO

Claro que vários edifícios em Éfeso têm o seu próprio carisma, mas sem dúvida que a Biblioteca de Celso é o mais imponente e mais bem conservado edifício do recinto. Tive a sorte de ter um guia oficial que nos ia explicando a história do local, ressaltando informação importante para entender melhor esta cidade agora em ruínas.

VISITA GUIADA EM EFESO
VISITA GUIADA EM ÉFESO – SR. VOLKAN BIKMAZ

As pessoas na Turquia são genuinamente amigáveis, então sempre que possível, aproveite a oportunidade para comunicar e conversar com elas, mesmo se não souber o idioma. Antes de ir à Turquia, pode ainda aprender turco para saber pelo menos as saudações principais e as bases de uma pequena conversação.

Informação prática

CIDADE ANTIGA DE EFESO
CIDADE ANTIGA DE ÉFESO
  • Selçuk é a cidade mais próxima de Éfeso
  • A cada 15 minutos saem táxis (dolmus) da estação central de Selçuk até Éfeso
  • Dá para caminhar 4 km desde Selçuk até Éfeso
  • O bilhete de entrada custa TRY40
  • Há vários hotéis em Selçuk: 7 Euros dormitório, 50 Euros duplo, 120 Euros duplo.

Gosta de visitar locais históricos? Deixe o seu comentário embaixo…

Grave no Pinterest

Faça um pin desta página e siga o blog no Pinterest.

EFESO
Instagram JoaoLeitaoViagens