Viagens de Grupo

Visitar Guatemala – Roteiros e Dicas de Viagem

Categorias Guatemala Etiquetas
Visitar Guatemala – Roteiros e Dicas de Viagem
Visitar Guatemala – Roteiros e Dicas de Viagem

Guia de Viagem da Guatemala

Viajar na Guatemala – informação de viagem.

Tudo sobre visitar os melhores locais e destinos da Guatemala. Ideias de roteiros e itinerários com informação de alojamento, transporte, muitas galerias de fotografias, restaurantes, vídeos e mapas.

Organize as suas férias na Guatemala. Alguma pergunta ou opinião deixe um comentário no fim da página.

Nesta página você encontra:

  1. Turismo na Guatemala – Apresentação
  2. História, Geografia e Cultura
  3. Vídeo da Guatemala
  4. Resumo de viagem à Guatemala
  5. Guia de Viagem: artigos para consultar
  6. Roteiros na Guatemala – 5 e 8 dias
  7. Locais UNESCO na Guatemala
  8. Kit de Viagem

Obrigado.

Turismo na Guatemala, Roteiros de Viagem

Lago de Atitlán, Visitar a Guatemala
Lago de Atitlán, Visitar a Guatemala

Guatemala é um país fascinante para passar férias. Antes de ir à Guatemala todos os viajantes que encontrava me diziam maravilhas do país. Realmente pude constatar que sim, é um daqueles países que ficam marcados e que certamente voltarei.

Momentos marcantes na Guatemala será o nascer do Sol no topo da pirâmide de Tikal, momento muito lindo. O mercado de Chichicastenango foi um dos locais por onde já andei que me despertaram mais interesse.

Entrei na Guatemala vindo de El Salvador e atravessei o país até ao Belize, passando pelo maravilhoso Lago de Atitlán. San Pedro La Laguna, junto ao lago, foi um dos locais que disse que podia ficar a viver uns meses tranquilamente. Adorei.

Apresentação da História, Geografia e Cultura:

Incrível e exagerada decoração de autocarro / ônibus na Guatemala
Incrível e exagerada decoração de autocarro / ônibus na Guatemala

A história da Guatemala começa no seu nome, com o significado “montanha que verte água”, relacionando-se directamente com o vulcão Agua, o qual destruiu a Cidade Velha. Este lugar foi testemunha da ascensão das civilizações Pré-Maia e Maia, sendo considerado o seu berço, mais propriamente na região de Petén. Guatemala é descoberta em 1523 pelos espanhóis, aquando da sua chegada foram confrontados pelos povos nativos Maias-Quichés, Cachiqueles e Tzutoiles, acabando os Maias e os restantes povos a subjugarem-se ao poder espanhol (sob os comandos de Pedro Alvarado). Três séculos mais tarde vivem-se duas ditaduras (de Cabrera e Ubico) até 1944, tendência que foi quebrada por um conjunto de trabalhadores que conseguiram tirar os poderes aos latifundiários e aos militares. A intenção de exploração de petróleo nos anos 70 provoca uma crise enorme, tanto financeira como social, afectando especialmente os índios do Norte. É um país que sempre fugiu da democracia e que só nos anos 90 se foi estabelecendo esta ideia de liberdade democrática.

A geografia da Guatemala prevê que este país é o terceiro maior país da América Central e que faz fronteira a Oeste e a Norte com o México, a Leste com o Belize, com o Golfo das Honduras e as Honduras e ao Sul com El Salvador e o Oceano Pacífico. Conta com uma área de 108.889 km², cuja extensão é caracterizada por muitos lagos, serras e enormes vulcões. O vulcão Tajumulco e o vulcão Tacaná estão ainda activos e atingem altitudes acimas dos 4000 metros. Perto do Pacífico encontram-se as plantações de café e cana-de-açúcar e em El Petén – Vale Motagua, encontram-se uma das regiões mais férteis da Guatemala (milho e banana), tal como um museu aberto com fósseis de dinossauros. La Sierra Madre é uma cadeia montanhosa de origem vulcânica que atravessa a Guatemala, sendo o ponto mais alto, o vulcão Tajumulco. Os tremores de terra são muito frequentes e os rios mais importantes são o Motagua, o Usumacinta, o Chixoy e o Sarstún.

A cultura da Guatemala é bastante multicultural, pois existem influências de vários povos como a civilização Maia, os mestiços, os povos da cultura Xinca e Garifuna e os europeus, que no seu conjunto completam uma mistura bastante interessante. A Cultura Ladino, cujo nome tem como significado mestiçagem, surge da mistura de mulheres espanholas e indígenas, que habitam o lado oriental e central do país. Apesar de se falar outras línguas ou dialectos a língua principal é o espanhol. A sua gastronomia é bastante rica, onde o milho tem o seu lugar de destaque, com o qual se fazem coisas deliciosas como Tortilhas, Tacos, Enchiladas, Chuchitos, etc. Sendo um dos mais fascinantes países da América Central, a Guatemala oferece a quem a visita, uma terra cheia de cor e momentos únicos. É de não perder uma visita ao Mercado de Chichicastenango, os vulcões de Quetzaltenango, tudo o que envolva a impressionante civilização Maia, tal como subir as Montanhas de Nebaj.

Vídeo de procissão religiosa em San Pedro la Laguna

[responsive_video link=”https://www.youtube.com/watch?v=G977Vqyc8Kw”]

O que visitei / Resumo de viagem à Guatemala

Por ordem de visita.
[su_box box_color=”#01AEFD” title=”Antigua, Guatemala” radius=”0″]AntiguaAntigua: É uma cidade muito antiga, que foi a capital do país até final do século XVIII. Depois do grande terramoto que devastou a cidade em 1773, a capital mudou-se para a Cidade da Guatemala . Os principais monumentos de estilo barroco de influência hispânica mantêm-se preservados como ruinas. Ao lado das ruinas há edifícios lindos, bem conservados, com belíssimos trabalhos em estuque nas fachadas e também no interior. Da cidade avista-se o vulcão Pacaya. Pode-se subir até ao cimo do vulcão, não é possível ver lava dentro da cratera, mas vale a pena a dura caminhada para desfrutar da beleza natural e da vista sobre a cidade.A religião (católica) faz parte da identidade da cidade e dos seus habitantes. Há vários monumentos religiosos, como a catedral de San José, Igreja de la Merced ou o Arco de Santa Catalina que pertencia a um mosteiro. A não perder uma visita a um mercado de rua para apreciar a essência do modo de vida da população.


Top 10 locais a visitar em Antigua:


  1. Mercado
  2. Miradouro Cerro de la Cruz
  3. Igreja e Convento de Santo Domingo
  4. Catedral de Santiago
  5. Arco de Santa Catalina
  6. Palácio dos Capitães Generais
  7. Igreja La Merced
  8. Parque Central
  9. Museu Casa del Tejido
  10. Vulcão Acatenango

[/su_box]
[su_box box_color=”#01AEFD” title=”Lago de Atitlán, Guatemala” radius=”0″]Lago de AtitlánLago de Atitlán: É um dos maiores lagos do mundo. Está cercado por 3 vulcões, subindo a um deles temos a visão de uma paisagem de cortar a respiração. As aldeias em redor do lago são de origem Maia e conservam ainda hoje os seus usos e costumes. A par da beleza natural da região, o estado natural e primitivo do povo são uma grande atracção turística.


Top 10 locais a visitar em Lago de Atitlán:


  1. Lago de Atitlán
  2. San Pedro La Laguna
  3. Reserva Natural Atitlán
  4. Reserva Natural Cerro Tzankujil
  5. Vulcão San Pedro
  6. Museo Lacustre Atitlán
  7. Miradouro do Lago Atitlán
  8. Vila de Panajachel
  9. Vila de Santiago Atitlán
  10. Vila de Santa Clara La Laguna

[/su_box]
[su_box box_color=”#01AEFD” title=”San Pedro La Laguna, Guatemala” radius=”0″]San Pedro La LagunaSan Pedro La Laguna: Fica na margem do Lago Atitlán e é um destino muito procurado por viajantes. A não perder subir a montanha conhecida por Nariz de Indio (por se parecer com a face de um Maia) e ver o nascer do sol lá do cimo, com o lago cá em baixo a refletir as fantásticas cores do céu.


Top 10 locais a visitar em San Pedro La Laguna:


  1. Lago de Atitlán
  2. Mercado de San Pedro La Laguna
  3. Reserva Natural Atitlán
  4. Trilho Nariz de Indio o Cara Maya
  5. Vulcão San Pedro
  6. Igreja de San Pedro La laguna
  7. Museu Tzunun’ Ya’
  8. Batz Textiles
  9. Galeria Ventanas del Lago
  10. Locais para Kayak

[/su_box]
[su_box box_color=”#01AEFD” title=”Chichicastenango, Guatemala” radius=”0″]ChichicastenangoChichicastenango: Fica a quase 2000m de altitude e é uma aldeia Maia. Tradições e rituais milenares são aqui ainda praticados. Para além da cultura Maia um dos principais atractivos da aldeia é o mercado de rua, Mercado Chichi, que se realiza às Quintas e Domingos e onde se pode encontrar de tudo, inclusive o artesanato e os famosos têxteis maias.


Top 10 locais a visitar em Chichicastenango:


  1. Mercado Chichi
  2. Museu de Mascaras
  3. Igreja de Santo Tomás
  4. Cemitério de Chichicastenango
  5. Edifício do hotel Santo Tomas
  6. Capilla del Calvario
  7. Pascual Abaj
  8. Museu Arqueológico Regional
  9. Centro Comercial Santo Tomás
  10. Arco Gucumatz

[/su_box]
[su_box box_color=”#01AEFD” title=”San Juan Cotzal, Guatemala” radius=”0″]San Juan CotzalSan Juan Cotzal: É uma pequena aldeia onde se pode experienciar como vivem estes povos indígenas. É possível alugar um quarto numa casa típica, que foram preparadas para este efeito, já com algumas comodidades para oferecer ao turista. Em termos de beleza natural, a não perder a visita à Cascata de Chichel ou à de Santa Avelina.


Top 10 locais a visitar em San Juan Cotzal


  1. Cascata de Chichel
  2. Cascata de Santa Avelina
  3. Parque Central
  4. Igreja de San Juan de Cotzal
  5. Mercado de Cotzal

[/su_box]
[su_box box_color=”#01AEFD” title=”Cobán, Guatemala” radius=”0″]CobánCobán: Em volta da cidade de Cobán encontramos várias aldeias indígenas espalhadas pelas montanhas. Pode-se esperar bonitas paisagens naturais e zonas remotas selvagens. A cerca de 2 horas de viagem situa-se o parque Semuc Champey, um verdadeiro paraíso, com paisagens lindas, piscinas naturais de água cristalina, grutas e muitos trilhos por explorar.


Top 10 locais a visitar em Cobán:


  1. Parque Nacional Las Vitorias
  2. Igreja del Calvario
  3. Vivero «Verapaces»
  4. Cuevas de Candelaria
  5. Parque Nacional Laguna Lachuá
  6. Catedral
  7. Mercado Terminal
  8. Ermida de Santo Domingo de Guzmán
  9. Parque San Marcos
  10. Iglesia del Nazareno

[/su_box]
[su_box box_color=”#01AEFD” title=”Flores, Guatemala” radius=”0″]FloresFlores: É a única cidade com um aeroporto internacional na Guatemala, para além da capital. Flores é uma pequena ilha situada no Lago Petén Itza. Perto podemos visitar as Ruinas de Uaxactun, pouco visitadas devido à menor dimensão que as de Tikal e também devido ao difícil acesso.


Top 10 locais a visitar em Flores:


  1. Parque Central
  2. Ruinas de Uaxactun
  3. Lago Petén Itza
  4. Parque Natural Ixpanpajul
  5. Parque Concórdia
  6. Petencito Zoo
  7. La Cueva de la Serpiente
  8. Iglesia Nuestra Senora de Los Remedios
  9. Museu Santa Barbara
  10. Parque Nacional de Tikal

[/su_box]
[su_box box_color=”#01AEFD” title=”Parque Nacional de Tikal, Guatemala” radius=”0″]Parque Nacional de TikalParque Nacional de Tikal: Este local está para a Guatemala como Machu Pichu para o Peru. Neste parque podemos ver as ruinas de uma das maiores e mais antigas cidades Maias. As ruinas ficam no meio da floresta escondidas entre a vegetação, um cenário único e encantador.


Top 10 locais a visitar no Parque Nacional de Tikal:


  1. Templo del Gran Jaguar
  2. Gran Plaza
  3. Acrópolis Central
  4. Centro de Visitantes de Tikal
  5. Museo Sylvannus G. Morley
  6. Plaza de los Siete Templos
  7. Calzada Maler
  8. Palacio de los Murciélagos
  9. Pirámide Mundo Perdido
  10. Museo de las Estelas

[/su_box]
[su_box box_color=”#01AEFD” title=”Melchor de Mencos, Guatemala” radius=”0″]Melchor de MencosMelchor de Mencos: Esta cidade é a única fronteira terrestre entre o Belize e a Guatemala. É por isso local de passagem de muitos viajantes. No município há dois complexos arqueológicos: Yaxha e Tzikin Tzakan, ambas ruínas da era Maia.


Top 10 locais a visitar em Melchor de Mencos:


  1. Complexo arqueológico de Yaxha
  2. Complexo arqueológico de Tzikin Tzakan
  3. Complexo arqueológico de El Naranjo Saal
  4. Grutas Chiquibul
  5. Iglesia Católica, Barrio el Centro
  6. Complexo arqueológico de Tikalito
  7. Parque Central de Mechor de Mencos
  8. Grutas de Aguacate
  9. Museu Wac Chanil Ahau
  10. Complexo arqueológico de Nakúm

[/su_box]

[su_box box_color=”#DF7401″ title=”Guia de Viagem: artigos e relatos para você consultar” radius=”0″]

[catlist link_target=_blank name=Guatemala]

[/su_box]

Roteiros na Guatemala

Algumas ideias de roteiros para você preparar as suas férias na Guatemala de maneira independente. Itinerários de turismo na Guatemala de 5 ou 8 dias.

[su_box box_color=”#009999″ title=”5 Dias: Chichicastenango – Lago Atitlán” radius=”0″]
Dia 1 Cidade de Guatemala – parte velha da cidade
Dia 2 Mercado de Chichicastenango
Dia 3 San Pedro La Laguna
Dia 4 San Pedro La Laguna
Dia 5 San Pedro La Laguna – Guatemala City
[/su_box]

[su_box box_color=”#009999″ title=”8 Dias: Cidades Históricas – Lago Atitlán – Tikal” radius=”0″]
Dia 1 Cidade de Guatemala – parte velha da cidade – Antigua
Dia 2 Antigua
Dia 3 Antigua – Chichicastenango – Lago Atitlán
Dia 4 Lago Atitlán
Dia 5 Lago Atitlán – Cidade de Guatemala
Dia 6 Cidade de Guatemala – Flores – Yaxhá – Tikal
Dia 7 Tikal – Flores – Cidade de Guatemala
Dia 8 Cidade de Guatemala
[/su_box]

[su_box box_color=”#ff0000″ title=”Locais UNESCO na Guatemala” radius=”0″]Estes são alguns dos melhores destinos para visitar na Guatemala. Os locais UNESCO Património Mundial na Guatemala são locais protegidos pela sua importância cultural ou natural.

Locais inscritos na Lista do Património Mundial na Guatemala:

  • Parque Nacional de Tikal
  • Antigua Guatemala
  • Parque Arqueológico e Ruínas de Quirigua

[/su_box]

Instagram JoaoLeitaoViagens