Viagens de Grupo

O que fazer em Ksamil Albânia

Categorias Albânia Etiquetas

Ksamil é uma das mais belas praias da “Riviera albanesa”. As condições são perfeitas, com areia clara, águas tépidas e transparentes e um mundo em azul onde no horizonte o mar e o céu se confundem. Não muito longe de Ksamil, a apenas 5 km a sul, vamos encontrar Butrint. Este ponto apresenta vestígios de presença humana desde a Idade da Pedra e é o mais vasto local arqueológico na Albânia.

Durante o tempo que estive nesta cidade, tive oportunidade de visitar os pontos turísticos de Ksamil, e explorar o local a fundo. Visitar a Albânia e não passar por Ksamil, é deixar para trás um destino importante que vale a pena conhecer.

Visitar Ksamil Albânia

Visitar Ksamil Albânia

Para além das praias principais, os viajantes podem visitar as Ilhas Esmeralda, que oferecem areais recatados e excelentes condições para a prática do mergulho.

Para quebrar o tempo de repousa nas praias pode-se visitar o Olho Azul (a 34 km de distância de Ksamil), uma espectacular nascente de água cristalina que forma um pequeno lago com mais de 50 metros de profundidade.

Chega-se facilmente a Ksamil vindo de Saranda, com um táxi a custar cerca de 10 Euros e o autocarro, 100 Lek (0,70 Euros).

ROTEIRO KSAMIL

Ksamil é uma pequena aldeia com uns cinco mil habitantes localizada no sul da Albânia, junto à fronteira com a Grécia e bem próxima da ilha de Corfu. É um dos pontos mais significativos da chamada Riviera Albanesa, uma região com um imenso potencial balnear, cuja fama tem crescido nos últimos anos. A aldeia pode ser usada como base para explorar a região, tendo alguma capacidade hoteleira. Bem perto existem praias de sonho, banhadas pelas águas cristalinas e tépidas do Mediterrâneo e com toda as condições para umas excelentes férias.

Ksamil encontra-se a cerca de duas horas por estrada da cidade histórica de Gjirokaster, um local classificado como Património Histórico da Humanidade pela UNESCO. Bem mais próximo podem ser visitadas as ruínas da cidade antiga de Butrint, fundada por gregos e ocupada sucessivamente por Romanos, Bizantinos e Venezianos.

Melhores atrações de Ksamil

Melhores atrações de Ksamil
  1. Praias
  2. Olho Azul
  3. Ilhas Gémeas
  4. Castelo Veneziano
  5. Ruínas de Butrint
  6. Ilhas Esmeralda
  7. Castelo do Pacha

Dicas de Viagem

  1. Acorde cedo e seja o primeiro a ir para a praia, na época alta é dificil encontrar lugar
  2. As melhores praias não deixam pagar por lugar a não ser que se almoce no restaurante. Fale com os empregados do restaurante e aos rapazes que alugam as espreguiçadeiras e mencione que vai almoçar no restaurante.
  3. Saia ao fim da tarde passeie ao longo das praias.
  4. Eu fiquei sete noites em Ksamil, aluguei um apartamento muito bem localizado e com excelente preço, e fiquei uma semana a descansar, ir À praia,
    e a trabalhar no computador.
  5. Não se esqueça de visitar Butrint, local UNESCO a 5 km de Ksamil.
  6. A cada 30 minutos há um autocarro / ônibus que faz o percurso Saranda-Ksamil-Butrint.
  7. A melhor altura para visitar Ksamil é entre os meses de Maio e Setembro. Eu visitei durante o mês de Julho, estava calor.

Turismo em Ksamil

Lugares para visitar em Ksamil

1. Praias de Ksamil

A costa que se estende desde Ksamil, no sul da Albânia, bem próximo da fronteira com a Grécia e da ilha de Corfu, oferece praias que são uma agradável surpresa para o visitante. As praias são geralmente de areia branca, abençoadas com as águas azuis cristalinas do Mediterrâneo, que com as suas temperaturas agradáveis e grande visibilidade são ideais para nadar e mergulhar. Apesar das praias principais já estarem a ser exploradas e oferecerem todas as comodidades que se esperam num local turístico, é ainda possível encontrar areais remotos onde raramente se vêem pessoas. Especialmente se visitar fora da época do pico do Verão, sugerindo-se Maio ou Junho para aqui passar uns bons dias de praia.

2. Olho Azul

O Olho Azul é um impressionante fenómeno natural que pode ser observado perto de Muzine, a cerca de 34 km de Ksamil. É uma nascente subaquática, com a água a ser injectada em profundidade, num local onde se formou um poço de água que chega aos 50 metros de fundo. A água adquire ali um tom de azul escuro que revela a sua elevada profundidade. A temperatura da água é de apenas 10 graus, e quando é injectada lá em baixo pela nascente vem com tanta força que se atirarmos uma pedra para o poço, ela voltará à superfície. Trata-se da nascente do rio Bistrice, que desagua no Mar Jónico depois de correr durante 25 km. A zona envolvente está classificada como um Monumento Natural, caracterizando-se pela bonita floresta que rodeia o Olho Azul. Segundo parece, nos tempos da ditadura Comunista (1945-1991) as pessoas comuns não podiam visitar o local, que estava reservado a membros do Partido com privilégios especiais.

3. Ruínas de Butrint

Na península de Butrint encontram-se as ruínas de uma antiga cidade, fundada pelos gregos enquanto local sagrado e mais tarde ocupada pelos romanos que ali desenvolveram uma colónia. Seguiram-se os Bizantinos e por fim os Venezianos. Todas estas vagas de ocupação deixaram marcas, mas as mais importantes foram as primeiras: os gregos construíram aqui um dos mais importantes anfiteatros da Antiguidade e os romanos adicionaram um Fórum ao local. Os venezianos construíram um castelo em Butrint, mas nada chegou até nós. Mesmo a chamada Torre Veneziana é uma construção feita quase de raiz pela equipa de arqueólogos italianos que aqui trabalho nos anos 20 e 30 do século XX. Na altura serviu-lhes de residência e hoje hospeda o Museu Arqueológico, onde se encontram expostos artefactos de várias épocas, encontrados nas ruínas de Butrint.

4. Ilhas de Ksamil

Junto à aldeia de Ksamil existem quatro ilhas que preservam toda a sua beleza natural, fazendo parte do Parque Natural de Butrint. São elas as Ilhas Gémeas e as Ilhas Esmeraldas, locais para apreciar a paisagem e passear pelo bosque que as cobre. É o cenário ideal para a observação de aves e para o mergulho. Podem ser visitadas através de excursões organizadas mas o visitante ficará a ganhar se conseguir arranjar um barco privado. Os bons nadadores poderão mesmo chegar até às ilhas nadando desde a aldeia. A mais distante não está a mais de quatrocentos metros.

Excursões em Ksamil, Butrint e Saranda

Roteiros em Ksamil

Roteiros para visitar Ksamil de maneira independente. Itinerários nos melhores destinos e ideias de o que fazer em Ksamil na Albânia.

1 Dia em Ksamil

  • Manhã: Brevemente…
  • Tarde: Brevemente…

2 Dias em Ksamil

  • Dia 1 Manhã: Brevemente…
  • Dia 1 Tarde: Brevemente…
  • Dia 2 Manhã: Brevemente…
  • Dia 2 Tarde: Brevemente…
Grave no Pinterest

Faça um pin desta página e siga o blog no Pinterest.

VISITAR KSAMIL
Instagram JoaoLeitaoViagens