Viagens de Grupo

O que fazer em Kursk Rússia

Categorias Rússia Etiquetas
O que fazer em Kursk
O que fazer em Kursk

Kursk é conhecida especialmente pela famosa batalha de tanques que teve lugar nas suas imediações, durante a Segunda Guerra Mundial. Bastante danificada por esse conflito, perdeu grande parte do seu património arquitectónico, restando ao viajante a visita a uma série de igrejas e de museus.

Durante o tempo que estive nesta cidade, tive oportunidade de visitar os pontos turísticos de Kursk, e explorar o local a fundo. Visitar a Rússia e não passar por Kursk, é deixar para trás um destino importante que vale a pena conhecer.

Visitar Kursk Rússia

Visitar Kursk Rússia

A cidade de Kursk é também a capital da região com o mesmo nome, localizada no oeste da Rússia, não muito longe da fronteira com a Ucrânia. Tem uma população de cerca de 400.000 habitantes e é conhecida pela batalha que teve lugar nas suas imediações em 1943. Nas planícies que a envolvem os tanques alemães e soviéticos lutaram, com a vitória destes últimos, naquilo que foi a última grande ofensiva alemã na Frente Leste. Mas quando estes eventos tiveram lugar já Kursk existia há muitos séculos, existindo vestígios do século IV a.C. apesar de aparecer a primeira referência escrita apenas em 1032. A sua existência foi um sem fim de invasões, devastações, reconstrução. Nem o fogo poupou Kursk, tendo-a arrasado em 1781.

Melhores atrações de Kursk

Melhores atrações de Kursk
  1. Mosteiro Znamensky
  2. Catedral de Nossa Senhora do Sinal Eparquial
  3. Igreja da Ressurreição de Cristo
  4. Memorial da Vitória
  5. Galeria de Arte Aleksandr Deyneka
  6. Casa dos Oficiais
  7. Museu Regional de Kursk
  8. Estátua de Lenine
  9. Teatro e Monumento a Pushkin
  10. Igreja da Ressurreição de Elias
  11. Praça Krasnaya
  12. Museu da Batalha de Kursk
  13. Memorial da Guerra do Afeganistão
  14. Museu de Arqueologia
  15. Mosteiro da Trindade
  16. Complexo Memorial dos Mortos da Guerra Patriótica
  17. Igreja da Ascensão
  18. Igreja da Trindade
  19. Monumento de Alexandre Nevsky

Dicas de Viagem

  1. Acorde cedo e seja o primeiro a entrar nos melhores destinos de Kursk, nos monumentos, museus ou outros locais de interesse.
  2. A maior parte dos russos são muito simpáticos e é normal ser convidade para lanchar ou beber café
  3. Não esqueça de explorar bem o Complexo Memorial dos Mortos da Guerra Patriótica
  4. O Memorial da Vitória fica um pouco fora de mão, mas vale a pena visitar
  5. A melhor altura para visitar a Rússia é durante os meses de Verão, pois como estamos perante um país multi climático, é a estação que a nível geral é a mais agradável.

Turismo em Kursk

Lugares para visitar em Kursk

1. Mosteiro Znamensky

O Mosteiro Znamensky foi fundado em 1612, pouco depois de um cerco polaco a Kursk, sendo constituído por diversos edifícios, incluindo várias igrejas. Em meados do século XVII os templos foram reconstruídos, deixando de ser em madeira e passando a ser em pedra. No século XIX, devido ao mau estado de conservação, foram de novo reconstruídas. O mosteiro esteve encerrado entre 1920 e 1993.

2. Catedral de Nossa Senhora do Sinal Eparquial

Este será o edifício mais famoso de Kursk e a sua maior atracção, encontrando-se integrada no Mosteiro Znamensky e dominando a Praça Vermelha de Kursk. O templo original terá sido construído por volta de 1680 a mando do Czar Alexandre. No século XIX o seu estado de conservação era lastimável e foi completamente demolida para dar lugar à Catedral que hoje ali podemos ver. Os trabalhos de reconstrução tiveram lugar entre 1815 e 1826, adoptando-se um estilo Clássico para o novo templo, no qual se destaca a enorme cúpula central, que se encontra rodeada por outras quatro, de menores dimensões, existindo também uma torre sineira. Em 1898 um anarquista colocou uma bomba sob o ícone de Nossa Senhora de Kursk, e a deflagração causou severos danos na igreja. O ícone surpreendentemente sobreviveu, tendo sido levado pelo Exército Czarista em retirada, em 1919, e atingindo os EUA, onde ainda hoje se encontra.

3. Igreja da Ressurreição de Cristo

Esta é a igreja secundária do Mosteiro Znamensky, construída em 1875 com dinheiro angariado junto dos fiéis da paróquia. Foi erigida no local onde antes tinha existido uma velha igreja, de madeira, que tinha sido removida em 1788 devido ao mau estado de conservação. Em 1923, na sequência da Revolução, a igreja foi encerrada e foi utilizada com fábrica e armazém. Muito mais tarde, após o colapso da União Soviética, em 1997, o edifício voltou às mãos da Igreja e o templo foi recuperado e reabriu como santuário.

4. Memorial da Vitória

MEMORIAL VITORIA KURSK

Faz lembrar o Arco do Triunfo parisiense, mas está em Kursk e comemora outra vitória. A da famosa Batalha de Kursk, contra os alemães, que teve lugar em 1943. Localiza-se entre a avenida da Vitória e a rua Karl Marx, na parte norte da cidade, e está rodeado de equipamento militar da época da Segunda Guerra Mundial. Para além do aspecto arquitectónico e monumental o viajante poderá usufruir de uma espécie de museu militar ao ar livre. O Memorial abriu em 1998, no âmbito das comemorações do 55º aniversário da batalha, e para além do arco, inclui um monumento ao soldado desconhecido e uma chama eterna que arde em honra dos 119 marinheiros que em Agosto de 2000 perderam a vida quando o submarino nuclear Kursk se afundou.

5. Galeria de Arte Aleksandr Deyneka

Esta é a principal galeria de arte de Kursk, tendo o nome do artista Aleksandr Deyneka, nascido em Kursk em 1899. Aleksandr Deyneka atingiu especial notoriedade com os mosaicos que criou para o Metro de Moscovo. Após ter mudado de instalações a galeria passou a oferecer ao público uma boa exposição, com trabalhos de artistas russos e europeus, tendo uma colecção de arte da União Soviética que inclui diversas peças do próprio Aleksandr Deyneka. Encerra às Segundas-feiras.

6. Casa dos Oficiais

A Casa dos Oficiais é um espectacular palácio, considerado um dos edifícios mais importantes de Kursk. Está pintado de vermelho, com elaboradas cantarias e recortes em branco. Foi originalmente construído em 1877, mas sofreu consideráveis danos durante a Segunda Guerra Mundial. Após o conflito foi totalmente renovado. Desde 1994 que alberga o Planetário de Kursk, fundado em 1956. Encerra aos Domingos.

7. Museu Regional de Kursk

O Museu Regional de Kursk foi criado em 1903, estando actualmente alojado em instalações que foram os aposentos episcopais. A sua colecção é composta por cerca de 180 mil artefactos, com uma exposição diversificada, que cobre áreas como a História de Kursk e da região envolvente, com especial destaque para a famosa Batalha de Kursk. Tem também uma interessante secção dedicada à Natureza desta área da Rússia. Este museu encontra-se encerrado às Sextas-feiras.

8. Estátua de Lenine

Pode-se em Kursk ver uma estátua de Lenine, que representa o líder comunista na sua postura habitual, com o braço direito levantado, mão hirta, mostrando o caminho a seguir. A estátua encontra-se na Praça Vermelha, frente ao principal edifício de administração da cidade. Existiu no mesmo local uma outra estátua de Lenine, colocada em 1933, mas essa foi destruída durante a Segunda Guerra Mundial. A que hoje ali vemos foi inaugurada em 1956, criada pelo escultor Matvey Manizer. No seu pedestal observa-se o símbolo comunista.

9. Teatro e Estátua de Aleskandr Pushkin

Em Kursk, como em qualquer cidade russa, existe um monumento dedicado ao consagrado poeta Aleskandr Pushkin. Encontra-se em frente ao teatro que tem também o nome do escritor. A estátua foi inaugurada em 2000, no âmbito das comemorações dos duzentos anos do nascimento de Pushkin. Quanto ao teatro, construído em 1983, não é dos edifícios mais espectaculares de Kursk, mas mesmo assim merece uma visita, devendo atentar-se na estátua que se vê no topo da sua fachada: trata-se de uma representação de Nikon, a deusa grega da Vitória.

10. Complexo Memorial dos Mortos da Guerra Patriótica

MEMORIAL SUBMARINO KURSK

Este é um complexo enorme aberto em 1984, serve de memória aos Mortos da Guerra Patriótica. Localizado no Cemitério Nikitskoe, este memorial tem várias secções mas basicamente tudo dedicado aos soldados que morreram durante a II Grande Guerra Mundial. Perca-se nos vários memoriais, monumentos, obeliscos e a sempre acesa “Chama Eterna”. Podemos também ver o famoso monumento do desastre do Submarino Atómico Kursk que afundou em Agosto de 2000 e que tinha o mesmo nome do que a cidade. Este foi um dos meus lugares preferidos da cidade.

11. Igreja de Santo Elias

Na realidade o nome formal deste tempo é Igreja de Santo Elias o Profeta e da Ressurreição de Cristo. Foi construída em 1768, no local onde anteriormente se encontrava uma igreja de madeira. Tem uma planta octogonal, com uma vasta cúpula ao centro. Em 1926 as autoridades soviéticas decretaram o encerramento desta igreja, cujo edifício passou a ser utilizado como arquivo. Após o colapso da União Soviética, em 1995, a igreja foi devolvida às autoridades eclesiásticas que a recuperaram, encontrando-se de novo disponível como lugar de culto.

Fotos de Kursk

Celebrações e Feriados

  • 1 de Janeiro – Dia de Ano Novo
  • 7 de Janeiro – Natal Ortodoxo
  • 23 de Fevereiro – Dia do Defensor da Pátria
  • 8 de Março – Dia da Mulher
  • 1 de Maio- Dia do Trabalhador
  • 9 de Maio – Festa da Grande Vitória na Guerra Patriótica
  • 12 de Junho – Dia da Rússia
  • 4 de Novembro – Festa da Unidade Nacional

Roteiros em Kursk

Roteiros para visitar Kursk de maneira independente. Itinerários nos melhores destinos e ideias de o que fazer em Kursk na Rússia.

1 Dia em Kursk

  • Manhã: Brevemente…
  • Tarde: Brevemente…

2 Dias em Kursk

  • Dia 1 Manhã: Brevemente…
  • Dia 1 Tarde: Brevemente…
  • Dia 2 Manhã: Brevemente…
  • Dia 2 Tarde: Brevemente…
Grave no Pinterest

Faça um pin desta página e siga o blog no Pinterest.

VISITAR KURSK
Instagram JoaoLeitaoViagens