Viagens de Grupo

Visitar o Sudão: Melhores destinos e roteiro de viagem

Categorias Sudão Etiquetas
Visitar Sudao – Roteiros e Dicas de Viagem
Visitar Sudão – Roteiros e Dicas de Viagem

Viajar no Sudão – informação de viagem. Tem nesta página tudo sobre visitar os melhores locais e destinos do Sudão. Ideias de roteiros e itinerários com informação de alojamento, transporte, muitas galerias de fotografias, restaurantes, vídeos e mapas. Organize as suas férias no Sudão.

Turismo no Sudão, Roteiros de Viagem

VIAJAR SUDÃO
VIAJAR SUDÃO

Visitar o Sudão: Melhores destinos e roteiro de viagem 1O Sudão é um país fascinante para passar férias.

Fazia muito tempo que este país estava na minha lista de prioridades de viagem. Durante vários anos fui adiando e finalmente acabei por visitar em 2017. O Sudão superou todas as expectativas possíveis. Adorei a aventura e espero com ansiedade poder voltar mais uma vez. Sim, o Sudão é daqueles países que me deixaram o bichinho para visitar novamente num futuro próximo.

No top 5 dos países africanos mais seguros para viajantes, visitar o Sudão não nos deixa indiferentes. A minha viagem começou no Egito. Na cidade de Assuão, apanhei o barco e subi o Rio Nilo até chegar à cidade de Wadi Halfa, a minha porta de entrada no país. A viagem demorou cerca de 20 horas e foi um momento especial na minha vida. Subir o Nilo, tranquilamente, a apreciar e a contemplar as paisagens desérticas e o navegar durante várias horas. Muito bom mesmo.


12 coisas que gostei no Sudão


  • As pessoas super simpáticas e acolhedoras
  • A história ancestral do país
  • O facto de não haver turistas
  • Explorar os túmulos de El Kurru sozinho com uma lanterna na mão
  • Visitar o Jbel Barkal durante uma tempestade de areia
  • Subir o Rio Nilo desde o Egito até Wadi Halfa
  • O ritual sufi em Omdurman
  • O enorme mercado de rua em Omdurman
  • Ter andado à boleia/carona muitas vezes
  • As pessoas oferecerem-me comida e chá
  • As Pirâmides de Meroé
  • Old Dongola e como cheguei até lá

O que visitei / Resumo de viagem ao Sudão

Wadi Halfa, Sudão

Wadi HalfaWadi Halfa: Pequena cidade de fronteira, porta de entrada no Sudão desde tempos imemoriais. Contudo esta Wadi Halfa é uma localidade nova, fundada em 1971, quando a original cidade foi submergida devido à construção de uma grande barragem na região. Não existe muito para ver em Wadi Halfa, que surge como um ponto de paragem quase obrigatório para quem entra no Sudão vindo do Egipto. Devido às suas dimensões percorre-se bem a pé ou de burro, o meio de transporte de eleição dos habitantes. As casas de chá espalhadas pela cidade são um bom local para passar umas horas a observar pessoas. Aproveitei para subir à pequena colina de onde dá para ter uma vista panorâmica da cidade e do Rio Nilo.


Top 10 locais a visitar em Wadi Halfa:


  1. Lake Nubia
  2. Mesquita de Mohammed Ali Abbas
  3. Lake Nasser
  4. Estação Ferroviária
  5. Rio Nilo

Kerma, Sudão

KermaKerma: Este é um dos mais ricos lugares arqueológicos do Sudão e foi a capital do império Núbio. As pessoas distinguem-se pela sua hospitalidade, sendo frequente convidarem os estrangeiros para um chá aromatizado com especiarias em sua casa. A localidade é linda, com casas decoradas com padrões coloridos e flores. Encontramos aqui um excelente museu arqueológico, mantido pela missão arqueológica suíça que ali trabalha há mais de três décadas, liderada por Charles Bonett. Mas o melhor é o Deffufa Oeste, um dos maiores e mais antigos templos do mundo feitos de adobe. Em seu redor existe uma extensa área de ruínas que datam de há cinco mil anos, incluindo estátuas de divindades núbias e locais de enterro com destaque para um cemitério que contém cerca de trinta mil campas.


Top 10 locais a visitar em Kerma:


  1. Ruínas arqueológicas de Kerma (Dukki Gel)
  2. Museu Arqueológico de Kerma
  3. Western Deffufa
  4. Eastern Deffufa
  5. Sitio arqueológico de Tombos
  6. Rio Nilo
  7. Mesquita Kbernarta

Dongola , Sudão

Dongola Dongola : Foi em tempos a capital de um próspero reino Núbio, localizado no que hoje é o norte do Sudão. É uma das maiores cidades ao longo do Nilo, com luxuriantes campos de palmeiras e oferecendo condições ao viajante acima da média na região. Muitos consideram-na o coração da Núbia e alberga a Universidade de Dongola. A sua história é conturbada, com o reino de Makuria, aqui sediado, a ser ocupado pelo Egipto em 1820, como de resto sucedeu com todo o Sudão. Foi também aqui que o general inglês Herbert Kitchener derrotou as tribos islâmicas rebeldes, em 1896. Surpreendentemente existiu aqui uma Diocese católica no século XIV, activa entre 1330 e 1350. Em redor da cidade existem alguns templos mas a sua condição é péssima. Já uma visita ao animado mercado é recomenda. Eu pessoalmente não achei muito interessante e depois de ter passado várias horas na cidade, resolvi pagar um táxi para me levar a 120km mais a sul, para tentar visitar Old Dongola na manhã seguinte.


Top 10 locais a visitar em Dongola:


  1. Mercado de Dongola
  2. Rio Nilo
  3. Templo de Kawa
  4. Mesquita Ansar al-Sunnah

Baja, Sudão

BajaBaja: Pequena aldeia sudanesa nas margens do Rio Nilo. Foi aqui que passei a noite para no dia seguinte atravessar o rio e visitar a famosa Old Dongola.

Como não há nenhum tipo de alojamento, fui recebido por uma família que me ofereceu uma cama, jantar, e pequeno-almoço/café da manhã. A aldeia e o local de embarque dista cerca de 1.5 km.

Pela manhã cedo, tinha junto a mim uma pequena mesa com um chá e bolachas. Sem ninguém à vista na casa fui-me embora e andei até à zona de embarque onde tive de esperar cerca de 15 minutos para podere embarcar e ser levado ao outro lado do rio.


Top 10 locais a visitar em Baja:


  1. Aldeia de Baja

Old Dongola, Sudão

Old DongolaOld Dongola: Dista cerca de 120 km da cidade de Dongola. Aqui se encontrava a capital do Reino de Dongola, um dos vários reinos menores que preencheu o vazio deixado pelo colapso do Reino de Kush, no século IV a.C. Aqui se encontravam igrejas. Sim, igrejas, dúzias delas! O Reino de Dongola era cristão, devido à acção de missionários bizantinos. No século XIV a dinastia dos Mamelucos tomou o poder no vizinho Egipto e destruiu Dongola. Hoje em dia é um lugar perdido no meio do deserto que poucas pessoas visitam. As ruínas da cidade são visíveis, com algumas igrejas, simples no exterior mas com bonitos frescos (provavelmente os melhores foram retirados e encontram-se em exibição no museu em Cartum) a adornar as áreas interiores. Distingue-se uma sal do trono construída entre os séculos IX e X. Não muito longe existe um cemitério islâmico de grandes dimensões onde se podem observar algumas estruturas piramidais que são túmulos de santos Sufis. Este foi um dos pontos altos da minha viagem.


Top 10 locais a visitar em Old Dongola:


  1. Rio Nilo
  2. Church of the Granite Columns
  3. Cruciform Church
  4. Conjunto arqueológico de Old Dongola

Al Dabbah, Sudão

Al DabbahAl Dabbah: Pequena cidade a sul de Dongola. Apanhei boleia (carona) desde Old Dongola até esta povoação e fui na caixa de uma pick-up durante 30 minutos.

Sempre que tenho oportunidade e em locais onde não há transporte, aproveito para viajar assim, sem preconceito e em liberdade.

Tive a sorte de ter passado a manhã a explorar o mercado de Al Dabbah. Pessoas muito simpáticas iam metendo conversa comigo e convidavam-me para chá e comida. Foi daqui que apanhei transporte para seguir viagem até Karima.


Top 10 locais a visitar em Al Dabbah:


  1. Rio Nilo
  2. Mercado de Al Dabbah
  3. Mesquita Abu Bakr Siddiq

» Veja a página: Viajar à Boleia.

Karima, Sudão

KarimaKarima: Localiza-se junto à margem do rio Nilo e serve de base para explorar a antiga cidade de Napata e a pequena montanha Jebel Barkal, um conjunto que mereceu a classificação de Património Mundial pela UNESCO. Napata teve uma história atribulada, o que não é de espantar considerando a proximidade do poderoso Egipto. Mas no final foram os romanos, em 23 a.C., que dizimaram a cidade. O que hoje vemos são os vestígios dessa antiga metrópole. Bem próxima existe Jebel Barkal, uma montanha com topo plano, de cerca de 90 m de altura, que se pode escalar para apreciar a vista envolvente. E que vista! Mesmo ali aos nossos pés estarão pelo menos treze templos e três palácios. Isto sem contar com as fabulosas pirâmides. Não é preciso pagar para visitar a área, mas poderá ser pedido um bilhete para entrar no mais importante dos templos, o de Mut.


Top 10 locais a visitar em Karima:


  1. Monte Jebel Barkal
  2. Rio Nilo
  3. Templo de Amun
  4. Sepulturas de El Kurru
  5. Pirâmides de Jebel Barakal
  6. Museu de Karima

El Kurru, Sudão

El KurruEl Kurru: As pirâmides de El Kurru foram construídas entre os séculos VII e IV a.C. mas encontram-se hoje bastante deterioradas. Era um dos locais de enterro da família real núbia e encontraram-se também túmulos de… cavalos! Entretanto parece que os locais usaram muita da pedra destas construções milenares para construir as suas próprias habitações. O ponto de mais interesse no complexo é o túmulo do rei Tanwetamani, que inclui algumas pinturas em boas condições. A chave deve ser pedida aos habitantes da aldeia próxima. Aliás, esta aldeia acaba por ser bastante interessante e tudo isto pode ser alcançado a partir de Karima com uma espécie de mini-bus ou através de um táxi que aluguei para me levar aos vários locais à volta de Karima. Este é um dos locais que integra a classificação colectiva de Património Mundial da UNESCO. Adorei ter visitado El Kurru, e este local ficou marcado para sempre na minha memória pois foi-me dado uma lanterna, e mandado descer umas escadas para explorar o túmulo real sozinho. Senti-me um autêntico Indiana Jones.


Top 10 locais a visitar em El Kurru:


  1. Pirâmides de El Kurru

Nuri, Sudão

NuriNuri: Também aqui se encontram pirâmides milenares. Algumas pirâmides estão destruídas mas no global, a paisagem é incrível. O local integrava-se no complexo urbano de Napata, a primeira capital do reino Kush. Este era um local de enterro da família real, encontrando-se no complexo oitenta túmulos. Vamos encontrar ali sessenta pirâmides, de dimensões e estado e de conservação variável, incluindo a mais alta do Sudão, a Taharka. Existe uma pequena aldeia nas imediações onde as pessoas certamente convidarão o forasteiro para um chá. Para aqui se chegar a partir de Karima deverá ser necessário encontrar um autocarro para o Merowe e daí um transporte local para Nuri. Pode ainda fazer como eu fiz, que aluguei um táxi para me levar aos vários locais à volta de Karima. Poderá ser-lhe pedido um bilhete por USD 10 mas se pagar em moeda local a coisa ficará bem mais barata.


Top 10 locais a visitar em Nuri:


  1. Pirâmides de Nuri
  2. Rio Nilo

Meroé, Sudão

MeroeMeroé: Outro cemitério real, constituído por cerca de cem pirâmides que se estendem pelo deserto. Este é o local mais visitado pelos poucos turistas que vêm até ao Sudão e um dos três locais Património Mundial da UNESCO no Sudão.

Mesmo assim o mais provável será ter o espaço todo por sua conta. Meroe pode ser visitada a partir de Cartum ou então a partir de Atbara como eu fiz. As Pirâmides de Meroé é um dos locais mais lindos que alguma vez visitei.


Top 10 locais a visitar em Meroé:


  1. Rio Nilo
  2. Apedemak Temple
  3. Pirâmides de Meroé
  4. Roman Kiosk
  5. Complexo de Templos de Amon
  6. Rio Nilo
  7. Ruinas da cidade real

Khartoum, Sudão

KhartoumKhartoum: É a capital do Sudão e única cidade digna desse nome no país. É uma metrópole bastante segura, praticamente sem crime, com alguns atractivos. Passear na rua do Nilo é uma actividade “obrigatória”. Esta rua é ladeada por bonitos edifícios dos tempos coloniais, algo decadentes mas cheios de charme. Mas na mesma rua encontram-se igualmente os edifícios mais modernos da cidade, assim como o Museu Nacional, cuja visita vale a pena. O Souq Arabi é um espectáculo de cor e animação e foi num hotel deste bairro onde fiquei alojado. É enorme, estendo-se desde as imediações da mesquita Mesjid al-Kabir até à estação de mini-bus. Se conseguir uma forma de lá chegar, dar uma vista de olhos na confluência entre o Nilo Azul e o Nilo Branco pode ser interessante, mas leva a sério a tabuleta que diz que as fotos são proibidas. Já alguns turistas foram ali detidos por desafiarem essa indicação.


Top 10 locais a visitar em Khartoum:


  1. Museu Nacional do Sudão
  2. Casa Museu do Califa
  3. Rua Shari’a Al-Nil
  4. Museu Etnográfico
  5. Souq Arabi
  6. Confluência do Nilo Azul e do Nilo Branco
  7. Grande Mesquita
  8. Mercado de Omdurman
  9. Túmulo de Hamed al-Nil
  10. Museu de História Natural do Sudão

» Veja a página: Visitar Khartoum.

Omdurman, Sudão

OmdurmanOmdurman: É por assim dizer um subúrbio de Cartum, na margem ocidental do Nilo. Pode-se aqui visitar o fabuloso mercado, considerado um dos maiores de África, e um local ideal para comprar algum artesanato genuíno. Existe um museu de história local, instalado na Casa do Califa, localizado nas imediações do mercado e do túmulo de Mahdi (atenção que o museu só se encontra aberto da parte da manhã). Às Sextas-feiras, ao final da tarde poderá assistir gratuitamente à dança sufi. O local é um pouco mais afastado, a cerca de 2 km, mas pode pedir a um taxista para o levar lá: Ghobba al-Hamed al-Nil. Adorei a experiência de ter assistido a este ritual.


Top 10 locais a visitar em Omdurman:


  1. Mercado de Omdurman
  2. Rio Nilo
  3. Museu da Casa do Califa
  4. Mesquita Nilian
  5. Mercado de Almourada
  6. Souq El Naaga
  7. Rivera Park
  8. Sheikh Hamad El Nil Tomb
  9. Khalifa Square
  10. Dandara Cultural Center

Roteiros no Sudão

Algumas ideias de roteiros para você preparar as suas férias no Sudão de maneira independente. Itinerários de turismo no Sudão.

4 Dias: de Khartoum até Karima

Dia 1: Khartoum – Meroé – Atbara – Karima
Dia 2: Karima – El Kurru – Nuri – Karima
Dia 3: Karima – Khartoum
Dia 4: Khartoum – Omdurman

7 Dias: de Khartoum até Karima

Dia 1: Khartoum
Dia 2: Khartoum – Meroé – Atbara
Dia 3: Atbara – Karima
Dia 4: Karima – El Kurru – Nuri – Karima
Dia 5: Karima – Khartoum
Dia 6: Khartoum – Omdurman
Dia 7: Khartoum

13 Dias: Aswan no Egito até Khartoum no Sudão

Dia 1: Chegada a Wadi Halfa vindo do Egipto por barco
Dia 2: Wadi Halfa – Kerma – Tombus
Dia 3: Tombus
Dia 4: Tombus – Kerma – Dongola
Dia 5: Dongola – aldeia Baja – Old Dongola – aldeia Ghaddar
Dia 6: Ghaddar – Al Dabbah – Karima
Dia 7: Karima
Dia 8: Karima – El Kurru – Nuri
Dia 9: Karima – Atbara
Dia 10: Atbara – Meroé
Dia 11: Meroé – Khartoum
Dia 12: Khartoum – Omdurman
Dia 13: Khartoum

[su_box box_color=”#01AEFD” title=”Guia de Viagem ao Sudão” radius=”0″]

[catlist link_target=_blank name=Sudão]

[/su_box]

Instagram JoaoLeitaoViagens