Viagens de Grupo

O que fazer em Yelets Rússia

Categorias Rússia Etiquetas
O que fazer em Yelets
O que fazer em Yelets

Apesar de ser uma das mais antigas cidades da Rússia, não é grande, contando com cerca de cem mil habitantes, localizando-se a 450 km a sul de Moscovo. Tem um património arquitectónico valioso, até porque não sofreu danos significativos durante a Segunda Guerra Mundial.

Durante o tempo que estive nesta cidade, tive oportunidade de visitar os pontos turísticos de Yelets, e explorar o local a fundo. Visitar a Rússia e não passar por Yelets, é deixar para trás um destino importante que vale a pena conhecer.

Visitar Yelets Rússia

Visitar Yelets Rússia

Yelets foi oficialmente fundada em 1146, existindo uma nota referente à sua fortaleza nas crónicas de Nikonovskaya. Nos primeiros séculos de existência a cidade foi arrasada diversas vezes, sendo reconstruída totalmente em 1592, no que constituiu a semente da moderna Yelets. Em meados do século XIX Yelets tinha uma importância significativa mas a partir dessa altura o vigor económico da cidade decresceu. Hoje em dia, apesar de ter um charme que não fica nada a dever aos das cidades do famoso Círculo Dourado e de ficar a uma noite de comboio de Moscovo, não é um destino muito procurado pelos turistas. A cidade tem um centro histórico que vale como um todo, onde ainda está muito viva a tradicional arte dos bordados que tornaram Yelets famosa, encontrando-se ali diversos museus, fabricantes e lojas destes produtos.

Melhores atrações de Yelets

Melhores atrações de Yelets
  1. Igreja do Arcanjo Miguel
  2. Catedral da Ascenção
  3. Museu de Ivan Bunin
  4. Igreja de Vvendeskaya
  5. Museu de Bordados de Yelets
  6. Museu de Khrennikov
  7. Museu Regional
  8. Parque da Cidade
  9. Mosteiro de Znamensky
  10. Monumento a Ivan Bunin
  11. Museu de História da URSS e Simbologia da Era Soviética
  12. Torre do Relógio
  13. Antigo Quartel dos Bombeiros

Dicas de Viagem

  1. Acorde cedo e seja o primeiro a entrar nos melhores destinos de Yelets, nos monumentos, museus ou outros locais de interesse.
  2. O Mosteiro de Znamensky fica fora do centro, e em cima da colina, mas vale a pena visitar
  3. A maior parte dos russos são muito simpáticos e é normal ser convidade para lanchar ou beber café
  4. A melhor altura para visitar a Rússia é durante os meses de Verão, pois como estamos perante um país multi climático, é a estação que a nível geral é a mais agradável.

Turismo em Yelets

Lugares para visitar em Yelets

1. Igreja do Arcanjo Miguel

A Igreja do Arcanjo Miguel foi construída entre os séculos XVIII e XIX, em estulo Russo-Bizantino, com a torre sineira a adoptar traços de Classicismo. Trata-se de uma igreja num estado decadente, o que lhe oferece uma atmosfera especial. Partes da igreja estão envolvidas vegetação que abraçou as suas antigas pedras. Numa das alas, em relativo bom estado de conservação, erguem-se quatro cúpulas menores e uma outra, central, de maiores dimensões. Nessa parte da catedral, graças a obras levadas a cabo no início de 2016, foi possível nesse ano ali celebrar uma missa de Páscoa. É um local que promete excelentes fotografias, especialmente em dias de nevoeiro ou após a queda de neve.

2. Catedral da Ascensão

Esta catedral foi concebida por Konstantin Ton, o génio da arquitectura russa que criou alguns dos maiores símbolos arquitectónicos de Moscovo, e construida entre 1845 e 1889. A catedral atinge os 74 metros no seu ponto mais alto, sendo das mais imponentes do país e tendo um comprimento de 84 metros e uma largura de 34 metros. As suas cúpulas são azuis com excepção da central, maior e mais elevada, coberta de dourado. De qualquer ponto da cidade se pode avistar este edíficio localizado no topo da rua Kommunarov, mas a melhor perspectiva obtém-se da ponte sobre o rio Sosna.

3. Igreja de Vvendeskaya

Esta igreja, erigida em 1761, trata-se da igreja construída em pedra mais antiga da cidade e encontra-se em pleno centro histórico de Yelets, rodeada de velhas casas dos séculos XVII e XVIII, construídas em madeira. Tem uma estrutura um pouco diferente, com as torres sineiras em proporções bem maiores do que a nave da igreja. Depois de visitar o templo, se encontrar os portões abertos, o viajante poderá descer o monte, até à margem do rio. Desembocará num local muito apreciado pelos locais para momentos de lazer.

4. Parque da Cidade

No parque da cidade vamos encontrar uma série de diversões, incluindo uma roda panorâmica, e um ambiente interessante, ideal para observar as pessoas locais e fotografar. É o lugar de eleição para a organização de eventos, podendo sempre haver um concerto musical ou qualquer outro espectáculo. No Parque da Cidade encontra-se o monumento ao escritor Ivan Bunin, primeiro russo a ganhar um Prémio Nobel da Literatura, em 1933. Junto à entrada do parque encontra-se o antigo quartel de bombeiros e certamente o pessoal de serviço não recusará ao visitante o privilégio de subir à torre, de onde se goza uma bela vista panorâmica sobre a cidade.

5. Mosteiro de Znamensky

MOSTEIRO ZNAMENSKY YELETS

No topo de uma colina próxima, encontra-se o Mosteiro de Znamensky. É um local cuja visita se recomenda, muito agradável, oferecendo excelentes vistas sobre a cidade de Yelets. No interior do mosteiro, se conseguir entrar, encontrará bonitos frescos. Na área envolvente encontra-se um bem cuidado jardim, com muitos canteiros de flores, vêem-se pavões e pode-se descobrir uma pequena capela de madeira. Tente encontrara nascente de águas frescas que se encontra no local.

Museus em Yelets

1. Museu de Ivan Bunin

Ivan Alekseyevich Bunin. O primeiro russo a ser galardoado com o Prémio Nobel da Literatura, em 1933. Nasceu em 1870 em Voronezh mas passou parte da sua juventude em Yelets e as gentes da cidade não o esqueceram. Aqui vai encontrar um pequeno museu dedicado ao escritor, à sua vida e obra. Infelizmente a exposição encontra-se legendada apenas em russo. Encontra-se encerrado aos Domingos e Segundas-feiras.

2. Museu de Bordados de Yelets

O Museu de Bordados de Yelets está instalado numa bonita casa tradicional, de madeira pintada de azul forte. Encontra-se na principal rua pedestre da cidade, a Oktyabrskaya, e como o nome indica é dedicado à arte de bordar, um ofício que se iniciou em Yelets no século XVIII e que se mantém muito vivo até aos dias de hoje. Até ao século XIX até os rapazes bordavam, mas actualmente é uma tarefa nas mãos dos elementos femininos. No início do século XX, a arte de bordar era mesmo ensinada na universidade de Yelets, e hoje em dia a fábrica de bordados promove um curso de dois meses parta quem deseje aprender o ofício. Os bordados de Yelets são produzidos quer nessa fábrica, quer em casa das bordadeiras. No primeiro andar existe uma galeria de arte com obras de artistas locais.

3. Museu de Khrennikov

Tikhon Nikolayevich Khrennikov nasceu em 1913, em Yelets, e faleceu em 2007. Distinguiu-se na área da composição musical e as suas obras foram interpretadas um pouco por todo o mundo. O seu museu abriu em 2000, antes portanto da sua morte, e o próprio compositor esteve envolvido na organização do espaço, instalado na casa onde ele cresceu, numa esquina da rua Mayakovskogo. Trata-se portanto de uma Casa-Museu, onde o visitante encontrará objectos pessoais de Khrennikov e muitos elementos ligados ao seu trabalho. A exposição ocupa um espaço limitado, de apenas 75m2. O museu encerra às Segundas e Terças-feiras.

4. Museu Regional

O Museu Regional de Yelets pode ser encontrado na rua Lenine, instalado numa casa de madeira pintada de azul, provavelmente erigida no século XIX. A colecção do museu é agradavelmente diversificada, prometendo uma visita enriquecedora. Ali se podem encontrar peças tão diferentes como animais embalsamados, achados arqueológicos e moedas dos tempos da União Soviética. Infelizmente a exposição não se encontra legendada em inglês. O museu encerra aos Domingos e Segundas-feiras.

Fotos de Yelets

Celebrações e Feriados

  • 1 de Janeiro – Dia de Ano Novo
  • 7 de Janeiro – Natal Ortodoxo
  • 23 de Fevereiro – Dia do Defensor da Pátria
  • 8 de Março – Dia da Mulher
  • 1 de Maio- Dia do Trabalhador
  • 9 de Maio – Festa da Grande Vitória na Guerra Patriótica
  • 12 de Junho – Dia da Rússia
  • 4 de Novembro – Festa da Unidade Nacional

Roteiros em Yelets

Roteiros para visitar Yelets de maneira independente. Itinerários nos melhores destinos e ideias de o que fazer em Yelets na Rússia.

1 Dia em Yelets

  • Manhã: Brevemente…
  • Tarde: Brevemente…

2 Dias em Yelets

  • Dia 1 Manhã: Brevemente…
  • Dia 1 Tarde: Brevemente…
  • Dia 2 Manhã: Brevemente…
  • Dia 2 Tarde: Brevemente…
Grave no Pinterest

Faça um pin desta página e siga o blog no Pinterest.

VISITAR YELETS
Instagram JoaoLeitaoViagens