Visitar Zamosc, Polónia: Roteiro e Guia Prático de Viagem

Zamosc City Guide – Guia de Cidade – Visitar Zamosc

VISITAR ZAMOSC
Visitar Zamosc, Polónia: Roteiro e Guia Prático de Viagem

Zamosc na parte Oriental da Polónia. A cidade em si é muito bonita, sendo o bem preservado centro histórico. Aproveitei para conhecer Zamosc durante uma viagem que fiz de carro pela Europa, em Maio 2005. A Cidade Antiga de Zamosc está na lista UNESCO com Património Mundial na Polónia. Visitar a Polónia e não passar por Zamosc, é deixar para trás um destino importante que vale a pena conhecer.

Visitar Zamosc – O importante a saber

ZAMOSC, POLÓNIA
ZAMOSC, POLÓNIA

Com 65 mil habitantes Zamosc está longe de ser uma grande cidade, mas o que não tem em tamanho tem em encanto. Foi fundada em 1580 por Jan Zamoyski, seguindo os princípios de planeamento urbanístico do Renascimento Italiano, e para os executar foi trazido um arquitecto de Pádua, Bernardo Morando. O local foi escolhido pela importância estratégica, controlando a rota comercial entre a Europa Ocidental e a Europa do Norte, sendo portanto uma localidade dedicada ao comércio mas com uma forte vocação defensiva. Atingiu o seu apogeu no século XVII mas foi depois atacada sucessivamente por Suecos, Cossacos e Saxões. Em 1866 as muralhas foram demolidas, o que estimulou o crescimento da cidade. A maioria dos pontos de interesse para o visitante, com destaque para o edifício da Câmara Municipal, encontra-se no centro histórico, que em 1992 foi incluído na Lista de Património Mundial da Humanidade da UNESCO.

Dicas rápidas para Zamosc

  • Acorde cedo e seja o primeiro a entrar nos monumentos, museus ou outros locais de interesse
  • Apesar de ser muito cliché e turístico, beba um café ou um chá na praça antiga do centro histórico
GUIA DE VIAGEM ZAMOSC
GUIA DE VIAGEM ZAMOSC

Para saber quando ir a Zamosc você precisa de se informar um pouco melhor acerca das suas estações e clima. A melhor altura para visitar Zamosc é entre os meses de Maio e Setembro, quando as temperaturas são mais quentes e os dias são mais longos.

Vídeo com imagens aéreas de Zamosc

Vídeo muito bom para podermos ver as diferentes partes turísticas desta cidade.

Principais Pontos Turísticos e Monumentos em Zamosc

  1. Ratusz – Câmara Municipal
  2. Praça Rynek Wielki
  3. Catedral de Zamosc
  4. Sinagoga de Zamosc
  5. Zamosc Rotunda
  6. Museu de Zamosc
  7. Parque da Cidade

O que visitar em Zamosc – Polónia

ZAMOSC
ZAMOSC

1. Ratusz – Câmara Municipal

O edifício da Câmara Municipal de Zamo?? foi construído entre os finais do século XVI e início do século XVII, segundo um plano do arquitecto italiano Bernardo Morando. Entre 1639 e 1951 foi renovado por Jan Jaroszewicz e Jan Wolff, que ampliaram a área do imóvel adicionando-lhe três pisos. Refizeram também as fachadas segundo os princípios estéticos do Maneirismo. As escadas que hoje podemos ver foram adicionadas em 1768 e dois anos depois a torre atingiu a sua altura actual (52m). No século XIX o edifício funcionou como prisão e foi preciso chegar ao século XX para que fosse devolvido às suas funções actuais.

2. Centro Histórico

O Centro Histórico de Zamosc é um exemplo perfeito de uma “baixa” planeada ao detalhe segundo os princípios urbanísticos em voga na Itália Renascentista aplicados em harmonia com a tradição arquitectónica da Europa Central, como é o caso das arcadas. Foram aliás estes pressupostos que estiveram na origem da sua inserção na lista de Património Mundial da Humanidade da UNESCO. A sua construção foi apadrinhada por Jan Zamoyski e executada sob a orientação do arquitecto italiano Bernardo Morando. Segundo o plano, as casas nobres foram erigidas a Oeste, e o resto da cidade a Leste, com três praças centrais: a do Grande Mercado, a do Sal e a da Água.

3. Catedral de Zamosc

Esta igreja foi construída entre 1587 e 1590, segundo um projecto de Bernardo Morando, e a sua decoração ficou pronta em 1630 sendo apenas alterada em 1826 quando os russos removeram diversos elementos ornamentais, incluindo o brasão da família Zamoyski cujos membros foram sepultados na cripta do templo. O seu interior tem três naves e oito capelas, sendo ricamente decorado. O altar principal, em estilo Barroco, foi construído em 1785 e ali se pode ver uma pintura representado o Apóstolo São Tomás. O tabernáculo prateado, em estilo Rococó, é dos mais notáveis da Polónia, tendo sido executado por joalheiros de Wroclaw. A torre sineira, em Barroco, tem 47 m de altura e foi concebida por Jerzy de Kawe, podendo ser visitada durante o Verão. Os seus sinos são chamados Wawrzyniec, Tomasz e Jan, sendo que este último, com 4.3 tonelada, é dos mais pesados do país.

4. Rotunda de Zamosc

Trata-se de uma estrutura defensiva construída entre 1825 e 1831 num local que na época era uma ilha rodeada de terrenos pantanosos a 500 m das muralhas da cidade, com a função de proteger a aproximação a partir do sul. Tem um diâmetro exterior de 54 m e as paredes atingem os 10 m de altura. A estrada que ligava a fortificação à cidade era ele própria defendida por fossos e outras técnicas de engenharia militar. Em 1866 foi parcialmente desactivada, mantendo-se contudo nas mãos do Exército, que a usou como armazém de munições até 1939. Durante a Segunda Guerra Mundial foram aqui levadas a cabo execuções em massa, tendo por aqui passado cerca de 40 mil prisioneiros, dos quais 8 mil foram abatidos. Algumas das celas usadas estão abertas ao público e em cinco delas está instalada uma exposição dedicada ao tema.

5. Sinagoga

A sinagoga de Zamo?? foi construída pelos Judeus Sefarditas entre 1610 e 1618, no número 9 da rua Zamenhof, tendo funcionado ininterruptamente como local de culto até à invasão alemã em 1939. Os nazis vandalizaram o templo e instalaram ali uma oficina de carpintaria. Depois da guerra o município usou o imóvel como biblioteca e em 2005 foi entregue à Comunidade Judaica. O espaço mais importante da sinagoga é a sala de orações. Os seus arcos, assim como os dos balcões superiores estão ricamente decorados em estuque, com motivos florais e até uma representação da “Árvore da Vida”. As paredes interiores encontravam-se cobertas de pinturas e inscrições em hebraico mas isto foi perdido durante a Segunda Guerra Mundial.

6. Museu de Zamosc

O museu abriu ao público em 1926, com o nome de Museu da Região de Zamosc, passando a Museu Distrital em 1975, antes de chegar à actual denominação. O museu está alojado desde 1989 numa série de edifícios, conhecidos como “Casas Arménias”, datadas do século XVII e localizadas na praça principal da cidade. A temática central das exposições é a história da cidade, com uma colecção heterogénea que inclui achados arqueológicos, pinturas e fotografias, trajes tradicionais. Da exposição permanente destacam-se as salas “A Região de Zamosc da Pré-História à Alta Idade Média Ages”, “Arte Tradicional da Região de Zamosc” e “Zamosc, a família Zamojski e as suas propriedades 1580 – 1939″. Está aberto de Terça-feira a Domingo

7. Praça Rynek Wielki

É também conhecida como Praça do Grande Mercado e é o centro da cidade antiga. Forma um quadrado perfeito com cem metros de lado, sendo dominada pelo edifício cor-de-rosa da câmara municipal. Localiza-se no ponto de junção dos dois eixos principais do centro histórico, a rua Grodzka e as ruas Ratuszowa e Moranda. A praça está rodeada de bonitas casas com arcadas, onde se encontram pórticos e cantarias ricamente ornamentadas. Em frente à Câmara Municipal existe um pequeno pedaço de pavimento do século XVII. Em 1994 o artista Pawe? Dudzi?ski liderou uma equipa que executou na praça e nas ruas adjacentes a maior pintura de sempre a nível mundial, a que chamaram “Amritha”. A praça será um dos elementos mais significativos da cidade e um factor determinante na inclusão do centro histórico na lista de Património Mundial da Humanidade da UNESCO.

Tours na área de Zamosc

Roteiros em Zamosc

ROTEIRO ZAMOSC
ROTEIRO ZAMOSC

Algumas ideias de roteiros para você preparar as suas férias em Zamosc de maneira independente. Itinerários de turismo em Zamosc na Polónia.

1 Dia em Zamosc: passo-a-passo

  • Manhã: Brevemente…
  • Tarde: Brevemente…

2 Dias em Zamosc: passo-a-passo

  • Dia 1 Manhã: Brevemente…
  • Dia 1 Tarde: Brevemente…
  • Dia 2 Manhã: Brevemente…
  • Dia 2 Tarde: Brevemente…

Procura um Hotel em Zamosc?
Hotéis em Zamosc

Guia de Viagem à Polónia

João Leitão VIAGENS no Instagram

Instagram Joao Leitao