Visto para o Uzbequistão, Instruções passo-a-passo

Quer saber como fazer o visto para o Uzbequistão?

VISTO UZBEQUISTAO
VISTO UZBEQUISTAO

Visto Uzbequistão

Tenho várias páginas neste site de viagens, relativos ao Uzbequistão. Este país lindo da Ásia Central e ainda por descobrir pela maioria dos viajantes tem um processo para fazer o visto um pouco difícil e que demora quase um mês a conseguir. Eu pessoalmente quando viajei no Uzbequistão, fiz facilmente o visto na embaixada do Uzbequistão na cidade de Almaty no sul do Cazaquistão, por isso se vocês tiver para viajar também no Cazaquistão, aproveite para fazer lá o visto já que é mais fácil, barato e demora só alguns dias para conseguir.

Ines MonteiroDe qualquer maneira e como muita gente gostaria ir de só ao Uzbequistão não passando pelo Cazaquistão, pedi a uma amiga minha para escrever a sua experiência para conseguir o visto para o Uzbequistão. A Inês Monteiro conseguiu fazer o visto para o Uzbequistão num mês, enviando tudo para França. A Inês Monteiro é uma grande viajante portuguesa que explora vários países como a Etiópia, Irão, Uzbequistão, Quirguistão, Turquia (onde morou durante um ano) etc, por ela própria – viajante independente e sozinha pelo mundo. Pode ver uma entrevista no site da TVI acerca da Inês Monteiro.

Como fazer o visto para o Uzbequistão

Todos os portugueses precisam de um visto para entrar no Uzbequistão. Fazer o visto de turismo para entrar no Uzbequistão não é muito complicado, mas há que tratar das coisas com tempo. É um processo um pouco demorado.

Para qualquer visto que precise, normalmente, consulto a página do Ministério dos Negócios Estrangeiros (http://www.portugal.gov.pt/pt/os-ministerios/ministerio-dos-negocios-estrangeiros.aspx) para saber se há embaixada do país que pretendo visitar representada em Portugal. Caso não haja e não seja possível obter o visto à chegada do país, trato de tudo em Paris. Até agora, não tive qualquer problema!

Uzbequistão…pois!

saber que documentos são precisos para pedir o visto de turismo. Neste caso, consultei a página do Ministério de Negócios Estrangeiros do Uzbequistão, http://mfa.uz/eng/consular_issues/, e a página da embaixada uzbeque em Paris, www.ouzbekistan.fr/section_consulaire/tourisme.html

Documentos Visto Uzbequistão – Primeiro passo

  • Passaporte válido pelo menos três meses após a data de saída do Uzbequistão.
  • Um formulário para a obtenção do visto completamente preenchido, com uma fotografia tipo passe colada.
  • LOI (Letter of Invitation) também conhecida como visa support letter. A LOI pode ser adquirida por uma agência de viagens, que a irá submeter ao Ministério de Negócios Estrangeiros do Uzbequistão. É obrigatório para pedir o visto!

Documentos Visto Uzbequistão – Segundo passo

Stan Tours UzbekistanEncontrar uma agência de viagens que providenciasse a LOI. Depois de muita pesquisa na Internet encontrei a agência Stantours (www.stantours.com). Entrei em contacto com eles, por email, e foram sempre muito prestáveis. Ajudam a providenciar a tal LOI (em 10-14 dias) para pedir o visto de turismo até 30 dias, e fizeram-no sem que tivesse que comprar nenhum dos seus outros serviços (tipo tours ou fazer reserva nos hotéis com que trabalham, etc); o que é muito bom para quem gosta de viajar de forma independente.

No meu caso, a Stantours pediu-me que enviasse por email ou fax

  • uma cópia do passaporte.
  • uma carta em inglês que confirmasse a minha situação profissional/estudantil.
  • Fui eu quem escreveu esta carta; nela constava a minha identificação e situação profissional. Depois de impressa, pedi à minha técnica coordenadora que a assinasse e datasse, e carimbei. E pronto…já está; em 5-10 minutos tinha a carta pedida…muito simples!
  • comprovativo do pagamento de uma taxa de 35 dólares (valor pedido em 2009; consultem a página Stantour.com para actualizações). Para este pagamento a Stantours deu-me duas opções, ou por transferência bancária (se usasse esta opção, poderia pagar em euros e todas as despesas da transferência tinham de ser suportadas por mim) ou, alternativamente, pagar esta taxa com cartão de crédito através do Moneybookers (nesta opção, teria que adicionar 5% ao valor a pagar, e tinha obrigatoriamente, que fazer o pagamento em USD – foi esta a opção que usei).

Juntamente com a seguinte informação:

  • Full Name (incl. name at birth or previous names if applicable):
  • Date of Birth :
  • City and Country of Birth :
  • Citizenship (also previous citizenship if changed) :
  • Passport Number :
  • Date of the passport issue and expiration :
  • Issuing authority :
  • Gender :
  • Marital Status:
  • if married: spouse’s full name:
  • Occupation, Place of Employment and type of business :
  • Address and phone number of place of work :
  • Accompanying children travelling on applicant’s passport :
  • Previous visits (date, purpose and inviting party if applicable):
  • Port of Entry :
  • Date(s) of Entry and Departure :
  • Cities and Sites you wish to visit :
  • City/country where you will obtain visa :
  • Home Address and Phone number:

Depois de enviar toda a informação pedida, tive de aguardar entre 10-14 dias, para receber, por email, a minha LOI.

Seguro de Viagem

Eu para viajar aconselho que deve comprar um seguro de viagem. Eu compro sempre o seguro de viagens da World Nomads porque tem imensas coisas úteis que nos protege em viagem como a protecção de cancelamento de viagem até 1450 Euros; gastos de processos legais até 7200 Euros; atraso do avião pagando 350 Euros; atraso da bagagem até 350 Euros; perda, roubo ou extravio de bagagem até 1500 Euros; perda de passaporte ou dinheiro até 150 Euros; e as outra coisas mais graves normais de um seguro mas que não é preciso mencionar mas este seguro cobre a 100% todo o tipo de despesas médicas e de evacuação ou emergência. este seguro este seguro protege em viagem sobre vários acontecimentos e ocorrências e a um preço muito competitivo. Neste caso de uma viagem de 3 semanas, o seguro custa 75 Euros englobando todos os países do mundo menos o seu país de nacionalidade. Compre o seguro e faça uma impressão em papel que ande sempre consigo e tenha uma cópia também dentro do seu email. Compre o seguro da World Nomads pela internet aqui: Seguro de Viagem.

Documentos Visto Uzbequistão – Terceiro passo

Enviar todos os documentos para a embaixada Uzbek em Paris. Imprime-se o formulário a preencher em: www.evisa.mfa.uz (ter em atenção como se preenche o formulário; deve-se cumprir as normas que são pedidas), imprime-se a LOI, e faz-se novo pagamento. Pedi um visto de turismo com apenas uma entrada no país, e neste caso paguei 60 euros e esperei entre 1-7 dias para que o visto fosse emitido; estes dados são de 2009, para actualizações consultem a página da embaixada: http://www.ouzbekistan.fr/section_consulaire/tourisme.html

Eu tenho um amigo a viver em Paris. Envio-lhe por correio tudo o que é necessário para pedir o(s) visto(s), ele vai à embaixada(s) e depois manda-me por correio o passaporte. Para quem não tem esta sorte, e tenha de enviar por correio directamente para a embaixada os documentos obrigatórios para pedir o visto, tenham em atenção que, normalmente, os portes de envio têm de ser suportados pelo requisitante do visto.

Em resumo: não é difícil ter o visto Uzbeque, mas demora-se quase um mês para o ter! Mas o mais importante, depois de ter o passaporte com o visto, é partir para o Uzbequistão e desfrutar deste país lindíssimo da Ásia Central! Boa viagem…

Procura um Hotel em Samarkand? Hotéis em Samarkand

João Leitão VIAGENS no Instagram

Instagram Joao Leitao