Monumentos em Xaghra, Gozo Malta

Xaghra é uma das cidades maiores da Ilha de Gozo. Xaghra fica a a alguns kms a noroeste de Victoria, a maior cidade da ilha. Xaghra é uma cidade com uma praça central onde há uma igreja muito bonita. Nesta página enumero os locais de interesse para ver em Xaghra, fazendo uma lista rápida para facilmente perceber o que se pode visitar na cidade.

O que ver em Xaghra
Monumentos e Pontos de Interesse em Xaghra, Ilha de Gozo em Malta

Para chegar a Xaghra pode-se apanhar o autocarro #64 ou $65 desde o terminal de autocarro em Victoria, o preço do bilhete custa 0.47 Euros. Pode-se ainda apanhar um táxi e pagar entre 8 a 12 Euros, dependendo da sua capacidade de regatear. Parece estranho que eu falo em regatear aqui em Malta, mas eu falo na minha experiência própria e por 2 vezes quando me foram oferecidos serviços de táxi, o senhor ia sempre baixando à medida que eu ia dizendo que não queria táxi, ou seja, os preços dos táxis para os turistas estão logo à priori inflacionados.

O que ver em Xaghra
Monumentos e Pontos de Interesse em Xaghra, Ilha de Gozo em Malta

Eu visitei Xaghra com intenção de visitar os Templos de Ggantija, já que sabia que eram um local UNESCO Património Mundial. Acabei por ver num mapa do livro guia que comprei no barco, que havia ainda uma gruta onde teria estado uma das Ninfas da Odisseia de Homero. Foi o suficiente para me por a caminho.

Fotografias de Xaghra em Gozo, Malta

Praça da Victoria

A Praça da Victoria, ou, Pjazza Vitorja é toda de cor de pedra ocre e com edifícios de estilo Barrocos e tem uma igreja desenhada pelo padre Karlu Zimech no século XVIII. A praça tem vários restaurantes e ainda uma cabine telefónica daquelas vermelhas estilo inglês.

Praça da Victoria em Xaghra, Ilha de Gozo em Malta
MPraça da Victoria em Xaghra, Ilha de Gozo em Malta

Templo de Ggantija

Este é o mais importante dos vários templos de pedra do neolítico inseridos no programa UNESCO Património Mundial existentes em Malta. Os templos de gGantija podem-se visitar de 2ª a Domingo das 9 às 17 horas. A entrada custa 8 Euros. Este local foi escavado no final do século XIX e está hoje em dia bem preservado mas, não havendo assim muita coisa para ver além que o templo central e algumas pedras algomeradas. A meu ver, sem dúvida que o valor histórico é grande, mas, não vale os 8 Euros.

Fotografias do Templo de Ggantija em Xaghra

Bilhete do Templo de Ggantija em Xaghra Gozo Malta
Bilhete para o Templo de Ggantija em Xaghra Gozo Malta

Moínho de Ta Kola

Este moínho fica a norte dos Templos de Ggantija seguindo a rua Triq il-Mithna. Alterado agora como atracção turística, este moinho trabalhava até princípios do século XX como moinho para grãos da comunidade. O moinho Ta Kola foi construído em 1725 e podem-se visitar os dois andares onde se podem ver as instalações, quartos e cozinha dos operários no piso superior e o engenho que mexe os moinho em si no piso térreo.

Moínho de Ta Kola em Xaghra, Ilha de Gozo em Malta
Moínho de Ta Kola, Ilha de Gozo em Malta

Gruta de Calypso

Esta é a falsa gruta de Calypso, muito conhecida e sendo um ponto turístico importante na região. Apesar de não ser a verdadeira gruta onde dizem ter vivido a Ninfa Ogygia na Odisseia de Homero, este local é na mesma muito bonito e dá para ver uma vista panorâmica da praia de Ramla Bay. Para se chegar aqui tem que se andar 20 minutos direcção nordeste, saindo de Xanghra e entrando pelo campo a dentro, seguindo também o caminho que leva até à praia Ramla Bay.

Gruta de Calypso, Ilha de Gozo em Malta
Gruta de Calypso, Ilha de Gozo em Malta

Praia de Ramla Bay

Esta é uma das praias mais bem conhecidas da Ilha de Gozo, e sem dúvida uma referência das melhores praias em Malta. Esta pequena praia tem cerca de 500 metros de areia e água cristalina, rodeada com paisagem típica Mediterrânica.

Praia de Ramla Bay, Ilha de Gozo em Malta
Praia de Ramla Bay, Ilha de Gozo em Malta

Fotografias da Praia Rambla Bay e Gruta de Calypso

Procura um Hotel em Xaghra? Hotéis em Xaghra

Categorias Malta

João Leitão VIAGENS no Instagram

Instagram Joao Leitao