Viagens de Grupo

Roteiro de 2 semanas em Omã

Categorias Omã

Omã é um país fascinante que acaba de ser descoberto pelo turismo mainstream nos últimos anos. Há mais de uma década atrás, tive a oportunidade de viajar de carro em Omã e visitar algumas das melhores atracções do país e pontos de interesse.

Como a maioria de vocês sabem, eu adoro viajar de carro, então e sem perder muito tempo, aluguei um carro em Muscat, e parti à descoberta do país sem qualquer itinerário ou planeamento feito previamente.

Entrei em Omã à boleia (carona) num caminhão, vindo dos Emirados Árabes Unidos até à cidade de Khasab, em Ras Musandam. Depois, apanhei um ferry-boat para Muscat a partir de onde comecei a minha viagem em Omã. Durante as perto de duas semanas em Omã, visitei muitos castelos, dunas de areia, sítios arqueológicos, mercados, montanhas, e mesmo um túmulo de um profeta!

O clima de Omã é escaldante e também bastante húmido nos meses de verão. A melhor época para visitar Omã é durante os meses de inverno (entre Novembro e Março), já que as temperaturas são muito mais agradáveis. As temperaturas são contrastantes entre o dia e a noite. A região das chuvas é no sul do Dhofar, embora ao longo da costa, o clima seja mais ameno.

Conduzir em Omã é uma experiência incrível porque podemos atravessar montanhas rochosas, desertos de areia e as regiões costeiras em apenas uma única viagem.

Roteiro de 2 semanas em Omã:

  • Muscat
  • Samail Fort
  • Ilha Masirah
  • Ras Madrakah
  • Rima Petrostation
  • Salalah
  • Costa de Sadah
  • Mirbat
  • Taqah
  • Ruínas de Sumhuram
  • Ruínas de Al-Baleed
  • Salalah
  • Túmulo do profeta Job (Ayub)
  • Ubar
  • Ramlat as Sahmah (dunas)
  • Fahud
  • Nizwa
  • Castelo Jabreen
  • Forte de Bahla
  • Jebel Akhdar
  • Aldeia Haat
  • Rustaq
  • Al Hazm
  • Muscate

Total de 3071 km


Roteiro em Omã


[su_box box_color=”#01AEFD” title=”Khasab, Omã” radius=”0″]Khasab, OmaKhasab: a capital da região de Musandam situa-se no estreito de Ormuz. Omã, o país onde se situa, faz fronteira com os Emirados Árabes Unidos. Devido às incríveis e imensas enseadas declivadas, é conhecida como a Noruega das Arábias. O portugueses passaram por aqui no século XVII, marcando a sua presença com a construção de um porto que, através do estreito de Ormuz, ligava os navegadores e mercadorias de outros destinos a Khasab. Uma vez que o acesso era praticamente impossível, foi construída uma estrada que permite ir dos Emirados Árabes Unidos até Khasab, proporcionando umas férias sem igual. Pelo caminho é possível conhecer a aldeia Tawi onde poderá vislumbrar pinturas rupestres nas rochas. Através de uma viagem de barco, conheça as comunidades enormes de golfinhos que vivem nas águas límpidas e quentes de Musandam.


Top 10 locais a visitar em Khasab:


  1. Forte de Khasab
  2. Mesquita Sultan Qaboos
  3. Praça Central
  4. Castelo de Khasab
  5. Khasab Palm Groves
  6. Porto de Khasab
  7. Passeios de Dhow
  8. Aldeia de Tawi (Pinturas rupestres)
  9. Fiordes de Khasab
  10. Baía Khawr Najd

[/su_box]

[su_box box_color=”#01AEFD” title=”Muscat, Omã” radius=”0″]Muscat, OmaMuscat: é a capital e a maior cidade do Omã. Como a cidade se divide em três pequenas cidades, torna-se um pouco confuso visitar Muscat devido à distância imensa entre elas. Existem vestígios de presença humana através de sepulturas de pescadores que remontam ao ano 6000 a.C.. Muscat sempre foi uma cidade que suscitou bastante interesse nos europeus, em especial nos portugueses. Afonso Albuquerque e as suas forças portuguesas conquistaram este território no século XVI, perdendo o seu poder um século mais tarde. No entanto, a influência portuguesa está bastante presente ainda hoje em dia. É uma cidade que se auto-sustenta a partir do petróleo, das tâmaras e da madre pérola. A Mesquita Sultan Al-Qaboos situa-se na rua principal de Muscat, situada ao lado da rodoviária de onde saem autocarros para todo o país e também para o Dubai. Visite o famoso bazar de Muttrah, bastante movimentado e cheio de coisas maravilhosas para comprar. Na antiga Muscat encontramos uma pequena cidade que parou no tempo, quase como era originalmente. Aqui poderá encontrar o Palácio do Sultão Al Qaboos, construído nos anos 70, onde é possível ver o Oceano Índico e as variadas fortalezas que protegeram este território. Visite também o Museu do Património Omani-Francês onde poderá conhecer a história e relação entre estes dois países.


Top 10 locais a visitar em Muscat:


  1. Bazar de Muttrah
  2. Grande Mesquita de Muscat
  3. Palácio do Sultão Al Qaboos
  4. Museu do Património Omani-Francês
  5. Casa da Ópera de Muscat
  6. Cornichede Muscat
  7. Mercado de peixe de Muttrah
  8. Museu Nacional
  9. Palácio Al Alam
  10. Museu Bait Al Zubair

[/su_box]

[su_box box_color=”#01AEFD” title=”Samail, Omã” radius=”0″]Samail, OmaSamail: Informação brevemente…


Top 10 locais a visitar em Samail:


  1. Fortaleza de Samail
  2. Mesquita Masjid Mazin bin Ghadouba
  3. Parque Samail
  4. Grande Mesquita de Samail
  5. Mesquita AL Khubal
  6. Zoo de Samail

[/su_box]

[su_box box_color=”#01AEFD” title=”Salalah, Omã” radius=”0″]Salalah, OmaSalalah: é a maior cidade na província de Dhofar e a sua capital. Foi aqui que nasceu o Sultão Qaboos bin Said. Graças ao comércio do incenso e de algumas frutas, como o côco, foi uma cidade muito bem sucedida, comercialmente falando, no século XIII. Mas esta bonança não foi eterna e no século XIX foi substituída pelo sultanato de Muscat, tornando-se esta cidade a capital. Khareef é um grande motivo de atracção de turistas, que dura entre Junho e Setembro. É uma boa maneira de se refrescar do calor imenso do deserto e para além disso é a forma que cidades como Salalah têm para o seu abastecimento de água. Se tiver oportunidade, aproveite a temporada de Khareed para visitar as Caves Al Marnif e a Praia Mughsail, em Shatti Al Mughsail (a 40 quilómetros de Salalah), que com o cenário de nevoeiro com uma leve chuva, torna-se num momento mágico. A praia, de areia grossa e um mar forte, é lindíssima.


Top 10 locais a visitar em Salalah:


  1. Palácio do Sultão Qaboos
  2. Souk Al-Hisn
  3. Souk de Haffa
  4. Praia de Al Haffa
  5. Museu Salalah
  6. Sítio Arqueológico de Al Baleed
  7. Salalah Gardens Mall
  8. Al Hafa Corniche
  9. Gruta Marneef
  10. Praia Al Fizayah

[/su_box]

[su_box box_color=”#01AEFD” title=”Ilha Masirah, Omã” radius=”0″]Ilha Masirah, OmaIlha Masirah: é uma das onze províncias do Omã e tem cerca de 95 quilómetros de comprimento e 14 quilómetros de largura. Outrora a construção naval era uma das grandes fontes de receita, mas foi substituída pela pesca e pela indústria têxtil. Um dos cenários interessantes que podemos encontrar nesta ilha são os veleiros naufragados devido a um terreno acidentado (sendo o fundo do mar repleto de rocha dura) e às correntes inconstantes, impossibilitando os barcos de navegarem normalmente. É um local ideal para a prática de Windsurf ou Kitesurf devido aos ventos fortes que aqui se fazem sentir, tal como de um mar ideal para a visita de muitos surfistas. Para além destas condições marítimas que a Ilha Masirah oferece, encontramos também aqui um cenário montanhoso na parte Este da mesma, dividindo-se por várias colinas: Jabal Madrub (256 metros de altura, com 13 quilómetros de extensão), Ras Abu Rasas (baixa e rochosa), Jabal Suwayr (com 153 metros e formato cónico), Ras Kaydah (com 20 metros e formato cónico). Entre Ras Kaydah e Ras Zafaranat (muitas colinas), encontramos praias rochosas e uma pequena aldeia nos bosques – Hakkan. Aqui, temos a sensação de estarmos no meio do nada. Esta ilha, na costa do Mar Índico, é um sítio solitário, mas de uma beleza e uma paz única. Visite as praias desérticas e veja ao vivo, tartarugas a desovarem.


Top 10 locais a visitar na Ilha Masirah:


  1. Praias
  2. Locais de desova de tartarugas
  3. Locais de Windsurf
  4. Locais de Kitesurf

[/su_box]

[su_box box_color=”#01AEFD” title=”Túmulo de Jó, Omã” radius=”0″]Túmulo de Jó, OmaTúmulo de Jó: situa-se na montanha, perto de Salalah, em Omã meridional. Jó é a personagem central do livro do profeta Jó na Bíblia – do Antigo Testamento. Esta personagem passa por muitas dificuldades na vida e por tal, tenta compreender o porquê e devido à sua devoção a Deus, é por si recompensado. Podemos encontrar perto do túmulo do profeta Jó, ou em árabe Ayoub, a marca da sua pegada, razão que atrai muitos peregrinos ao seu encontro.


Top 10 locais a visitar no Túmulo de Jó:


  1. Túmulo de Jó

[/su_box]

[su_box box_color=”#01AEFD” title=”Forte de Al Hazm, Omã” radius=”0″]Al Hazm, OmaAl Hazm: o cenário aqui é incrível. O verde das muitas palmeiras misturado com a paisagem desértica é de uma beleza indescritível. O Forte de Al Hazm vem acrescentar harmonia paisagística, fazendo a composição perfeita com as montanhas recortadas ao fundo, quando o olhamos de longe. É um edifício de dois andares com um pátio interior e conta com duas torres redondas nas pontas Sul e Leste. Hoje serve alguns organismos estatais, nomeadamente o Ministério da Cultura e do Património Nacional, no entanto podemos visitar o seu interior. Um verdadeiro arquétipo da arquitectura aqui projectada, este enorme monumento foi restaurado no ano 1996. A história que se sente aqui é imensa.


Top 10 locais a visitar no Forte de Al Hazm:


  1. Forte de Al Hazm
  2. Mesquita de Al Hazm

[/su_box]

[su_box box_color=”#01AEFD” title=”Cidade Perdida de Ubar, Omã” radius=”0″]Cidade Perdida de Ubar, OmaCidade Perdida de Ubar: o nome mais comum para esta cidade é Ubar, no entanto é conhecida também como Atlantis of the Sands. Destruída por um desastre natural, esta cidade é cenário de muitas histórias da Literatura (“Atlantis of the Sands” de Ranulph Fiennes) e do Cinema (“Lawrence das Arábias” de David Lean). Esta lendária cidade foi outrora, há cerca de 5000 anos a.C., imensamente rica devido ao comércio do incenso, proveniente das Montanhas Qara. O incenso, tão valioso como o ouro, era utilizado tanto para fins terapêuticos como em celebrações religiosas. Um grupo de arqueólogos descobriram, via satélite, Ubar – a cidade fortaleza, soterrada em areias movediças. Diz-se que os governadores foram tão luxuriosos que Deus castigou-os destruindo a cidade, engolindo-a com areia. Descobriu-se que o Rei Shaddad ibn construiu um bunker em pedra calcária para o caso de alguma catástrofe, no entanto, não existe conhecimento de restos mortais no mesmo. Mas antes de este acontecimento surgir, Ubar era como uma representação do paraíso. As pessoas viviam em tendas, por isso não existem muitos vestígios de assentamento. Existe, no entanto, uma fortaleza enorme com várias torres, por isso Ubar é descrita no Alcorão como a cidade de muitas torres.


Top 10 locais a visitar na Cidade Perdida de Ubar:


  1. Cidade Perdida de Ubar

[/su_box]

[su_box box_color=”#01AEFD” title=”Sítio Arqueológico de Al Baleed, Omã” radius=”0″]Sítio Arqueológico de Al Baleed, Omã, OmaSítio Arqueológico de Al Baleed, Omã: Informação brevemente…


Top 10 locais a visitar no Sítio Arqueológico de Al Baleed:


  1. Sítio Arqueológico de Al Baleed
  2. Mesquita de Al Baleed
  3. Museu Frankincense Land

[/su_box]

[su_box box_color=”#01AEFD” title=”Forte de Bahla, Omã” radius=”0″]Bahla, OmaBahla: foi erguido nos séculos XIII e XIV a mando de Banu Nebhan. Este forte, em conjunto com os Fortes de Izki, Nizwa e Rustaq serviam como uma verdadeira fortaleza aos ataques aqui investidos. É de uma construção incrível e imponente no cimo de muitas planícies, contém 132 torres de vigia e 15 portões. Classificado como Património da Humanidade pela UNESCO, tem sofrido algumas obras de restauração ao longo dos tempos. Vale a pena a viagem até este forte e se por azar, estiver fechado para visita, só o seu exterior é impressionante pois estamos perante um monumento cheio de mística e história.


Top 10 locais a visitar no Forte de Bahla:


  1. Forte de Bahla
  2. Souk de Bahla
  3. Castelo de Jabrin
  4. Mesquitas dos Santos
  5. Oficinas de cerâmica

[/su_box]

[su_box box_color=”#01AEFD” title=”Telegraph Island, Omã” radius=”0″]Telegraph Island, OmaTelegraph Island: situa-se na Península de Musandam de Omã. Também conhecida como Jazirat al Maqlab, é uma pequena ilha rochosa com fiordes magnânimos à qual é dada a alcunha de Noruega das Arábias. No século XIX a Grã-Bertanha e a Índia tinham a maior necessidade em comunicar entre as duas nações ao que foi acordado interligar um sistema de rede fixa, levando à instalação de um cabo submarino no Golfo Pérsico (de Gwadar a Karachi). Este mesmo cabo desembarcou na Telegraph Island, onde existe uma estação na ilha. Nesta altura, as mensagens enviadas por correio levavam no mínimo um mês a chegar ao destino (entre Grã-Bertanha e Índia), ao que através dos cabos submarinos a mensagem chegava ao destino entre duas horas a cinco dias, o que facilitava a comunicação e defesa dos territórios. A Península de Musandam é um local bastante atractivo, onde os turistas podem usufruir de uma boa oferta turística em Khasab e passeios de barco na Telegraph Island, a fim de desfrutarem desta paisagem incrível e de conhecerem as ruínas da estação, tal como mergulhar nas suas águas e nadar com os golfinhos.


Top 10 locais a visitar em Telegraph Island:


  1. Telegraph Island
  2. Peninsula Musandam
  3. Passeios de Barco
  4. Ruínas da estação

[/su_box]

[su_box box_color=”#01AEFD” title=”Taqah, Omã” radius=”0″]Taqah, OmaTaqah: é uma cidade localizada no litoral, na região de Dhofar, em Omã. Situa-se a cerca de 40 quilómetros de Salalah. A população tem como principais recursos económicos a pesca e a agricultura, o que significa que aqui come-se bem. Aqui podemos encontrar o castelo mais conhecido ao Sul de Omã – o Castelo Taqah. Este belíssimo edifício foi construído no século XIX, bastante recente comparativamente aos castelos do norte de Omã. Era a residência do Xeque Ali bin Al Taman Ma’shani, o bisavô de Sultan Qaboos. Nos anos 60 foram acrescentadas ao projecto mais quatro torres e hoje em dia funciona como um museu. Vale a pena visitar, é deslumbrante pela sua grandiosidade. Ao lado do Castelo de Taqah, encontramos o cemitério onde descansa os restos mortais da mãe de Sultan Qaboos. Visite também o Parque Arqueológico de Sumhuram (o mais antigo assentamento pré-islamico) com vista para a Reserva Natural Khor Rori, que abriga muitas aves, inclusivamente flamingos.


Top 10 locais a visitar em Taqah:


  1. Castelo Taqah
  2. Estuário Khor Rori
  3. Forte de Qasbar
  4. Parque Arqueológico de Sumhuram
  5. Wadi Darb

[/su_box]

[su_box box_color=”#01AEFD” title=”Nizwa, Omã” radius=”0″]Nizwa, OmaNizwa: outrora capital do Omã, é neste momento a maior cidade da região Ad Dakhiliyah. É das mais antigas cidades e um importante ponto comercial, religioso e artístico. Era também um centro bastante conceituado no que toca à formação académica. É uma cidade bastante dinâmica ao nível histórico, com uma óptima auto-sustentabilidade agrícola, tal como promove muitas actividades recreativas que estão constantemente a acontecer. Desde os anos 70, Nizwa modernizou-se. Existem melhores infra-estruturas e serviços, existem melhores estradas, melhores serviços de saúde e de educação. Tudo isto contribuiu para o Turismo, atraindo muitos turistas a esta cidade bastante interessante. Visite o belo Forte de Nizwa, construído no século XVII pelo Iman Sultan Bin Saif Al Ya’rubi, o monumento mais visitado a nível nacional. Repare na torre do antigo forte com 400 anos. Não deixe de conhecer também o maravilhoso Souk ou o mercado, bastante enérgico e repleto de produtos, considerado o melhor do país.


Top 10 locais a visitar em Nizwa:


  1. Forte de Nizwa
  2. Souq de Nizwa
  3. Falaj Daris
  4. Monte Jebel Akhdar
  5. Ruinas Birkat Al Mouz
  6. Grand Mall de Nizwa
  7. Ruinas Tanuf

[/su_box]

[su_box box_color=”#01AEFD” title=”Fortaleza de Jabreen, Omã” radius=”0″]Nizwa, OmaFortaleza de Jabreen: é considerada a mais encantadora fortaleza de Omã, foi erigida no século XVII em Bahla, na região de Al Dakhiliyah. Após o seu pai ter afastado os portugueses deste território, Imam Bel Arab bin Sultan Al Yarubi mandou construir esta fortaleza. Nessa altura viveu-se uma época de paz e prosperidade, nunca antes vivida. Esta fortaleza foi construída com o intuito de impôr a riqueza e ostentação destes tempos e fora de momentos de guerra. Este governante era dedicado às artes e às ciências e por tal, encontramos um edifício lindíssimo e com bastante brio. De forma rectangular, tem cinco andares, duas torres, 55 quartos, uma biblioteca, salas de exposições e de aula. A decoração deste espaço é incrível, bastante pormenorizado e imensamente bem decorado. Os frescos e pinturas nos tectos são de nos tirar o fôlego. Visite a Sala “O Sol e a Lua”, onde nos sentimos fascinados pela dimensão da sala com 14 grandes janelas e um lindíssimo olho pintado no tecto. Considerado uma construção à primeira vista militar, foi uma homenagem à paz, pois foi construída meramente pelo amor às artes por parte de Imam Bel Arab bin Sultan Al Yarubi.


Top 10 locais a visitar em Fortaleza de Jabreen:


  1. Fortaleza de Jabreen
  2. Sala do Sol e da Lua
  3. Immam Protection Room

[/su_box]


Vamos continuar a ler:

Instagram JoaoLeitaoViagens