Locais UNESCO na Albânia

Estes são alguns dos melhores destinos para visitar a Albânia. Os locais UNESCO Património Mundial na Albânia são locais protegidos pela sua importância cultural ou natural.

Locais inscritos na Lista do Património Mundial na Albânia:

  • Butroto
  • Centros Históricos de Berati e Gjirokastër

Locais UNESCO na Albânia


Butrint

Foi habitado na Antiguidade por uma tribo grega que se espalhou por esta costa e que deixou uma boa parte das ruínas (de cerca de 800 aC) que hoje podemos ver. Mais tarde os Romanos estabeleceram aqui uma colónia. Sucederam-lhes os Bizantinos e, na Idade Média, os Venezianos, últimos habitantes de Butrint que ali tinham um entreposto comercial.

Gjirokastër

Esta cidade histórica é um dos três locais na Albânia classificados como Património Mundial da Humanidade pela UNESCO e não é difícil perceber porquê. O Castelo é o ponto central da cidade, albergando o Museu do Armamento e dando acesso para o recentemente descoberto bunker que ali foi construído na época da Guerra Fria.

Berat

É conhecida como a “cidade das mil janelas” e de facto quando é observada de uma perspectiva aberta compreende-se porquê: as casas construídas na encosta de uma colina, que formam o núcleo histórico de Berat, têm grandes janelas que se tornam evidentes, mesmo à distância.